Em sua 1ª operação, barca sustentável retira 9.000 kg de plástico descartado no oceano

A Grande Mancha de Lixo do Pacífico agora pode ser limpa”, anunciou o empresário holandês Boyan Slat, inventor que se dedica a criar sistemas e dispositivos de coleta de lixo despejado nas águas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Testes recentes em sua embarcação Ocean Cleanup, chamada “System 002”, inventada para lidar com os 1,8 trilhão de detritos plásticos espalhados no mar foram um sucesso, levando Slat a prever que a maioria das manchas de lixo oceânicas poderiam ser removidas até 2040.

barca sustentável retira toneladas plástico oceano

Com o passar dos anos, as muitas interseções que formam as correntes oceânicas criaram enormes ilhas flutuantes de lixo plástico – cinco redemoinhos lentos que puxam o lixo de milhares de quilômetros de distância para um único lugar.

O maior deles fica entre a Califórnia e o Havaí, e Slat, 27 anos, tem projetado e testado seus sistemas para limpá-lo no curto prazo, partindo de sua base em San Francisco, nos EUA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

barca sustentável retira toneladas plástico oceano

O dispositivo flutuante de limpeza aquática, que tem sido melhorado continuamente desde 2013, agora foi apelidado de “Jenny” e é um sucesso absoluto: recentemente, ela recolheu com sucesso 9.000 kg de lixo em sua primeira excursão oficial.

Além disso, ele é neutro em carbono, capaz de capturar microplásticos tão pequenos quanto 1 milímetro de diâmetro, e não oferece ameaça ou risco à segurança dos animais selvagens, uma vez que é equipado com câmeras, radares e alertas sonoros.

A “Jenny” consiste em dois barcos arrastando uma longa rede em forma de “U” atrás deles.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

barca sustentável retira toneladas plástico oceano

A limpeza do oceano

Para tornar essa façanha possível, a Ocean Cleanup usa modelagem computacional para prever onde e em que velocidade os movimentos na água irão deslocar o plástico. Em seguida, enchem a rede de lixo, puxam ela a bordo e a encaminham até a costa, onde o material é reciclado.

A equipe também está transformando parte do lixo que coleta em óculos de sol – e os ganhos com a venda desses produtos serão destinados a organização sem fins lucrativos que também atuam na limpeza das águas.

A linha de óculos feitos com material reciclado é a primeira do tipo a ser criado a partir de detritos oceânicos recuperados – mas Boyan Slat afirma que não será a última.

Esperança para o futuro

Slat estima que 10 Jennies poderiam limpar metade da área de lixo em cinco anos, e se dez Jennies fossem implantadas nos cinco maiores giros oceânicos, 90% de todo o plástico flutuante poderia ser removido até 2040.

Existem outros desafios, como o fato de que milhões de novos pedaços de plástico fluem para os oceanos todos os anos e que os investidores podem acreditar que a limpeza dos rios é mais fácil, mais barata e não requer o uso de combustíveis fósseis para mover os barcos.

E é por isso que a organização sem fins lucrativos de Slat também lançou uma série de barcas “interceptadoras” para limpar rios poluentes, interceptando o plástico antes que ele chegue ao oceano.

De toda forma, este é um grande avanço na limpeza de plásticos oceânicos, e vale a pena comemorar!

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: CBS News
Fotos: Ocean Cleanup

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cearense será a primeira modelo trans da Victoria’s Secret

A modelo brasileira Valentina Sampaio, 22 anos, foi escalada para ser a primeira representante transexual da marca de lingeries Victoria's Secret. Para se ter uma...

A improvável (e linda) amizade entre um cão e um macaco

A orangotango Suryia e o vira-lata Roscoe mantêm uma amizade inusitada em um centro de preservação de animais em Myrtle Beach, no estado da...

Mãe que assava pães com forno emprestado conquistará sua casa própria com ajuda de vaquinha!

Fraquejar é algo que não existe na vida da dona Sônia. Analfabeta, ela não conseguia emprego, então começou a assar pão no forno de...

Polícia turca tenta expulsar pessoas na parada LGBT com jatos de água e criam arco-íris acidentalmente

Um método de dispersão da multidão se transformou em um símbolo inconsciente de desafio e resistência, na Praça Taksim, na Turquia, onde a parada...

[VÍDEO] Homem perde cão de estimação e o encontra 200 dias depois. A alegria deles é contagiante

Pat e Blue eram uma dupla inseparável. Só que há pouco mais de seis meses, Blue desapareceu em Washington (EUA). Pat já tinha desistido de...

Instagram