BARRACO#55: a kombi que conecta o asfalto e a favela no RJ

O projeto consiste em oferecer aos jovens da comunidade do Complexo do Alemão um ambiente favorável à produção e reflexão. Criar e inovar por intermédio da arte e cultura, transformando um local carente em um caldeirão de manifestações culturais e artísticas. São profissionais de diversas áreas: música, artes visuais, teatro, dança… e mesmo em diversos modelos de projetos e ações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos principais objetivos do projeto é possibilitar uma comunicação mais profícua e próxima entre a comunidade do morro e o asfalto, desmistificando tanto para um lado quanto para o outro, absorvendo o que há de bom nos dois.

A equipe é composta por Ellen Sluis, Jéssica Souto, Alice Rodrigues, Eddu Grau, André Valle, Luiz Felipe Martins, Jonas Bezerra e mais recentemente juntaram-se ao grupo Panm Fernandes e Luanda Morena. A gestão do projeto é horizontal, isso quer dizer que não existe hierarquias e a troca de informações e conhecimentos é feita por todos e para todos, sempre fazendo uso da colaboração. Essa colaboração é feita, também, por intermédio de convites a profissionais que transmitem as suas experiências para o grupo e para o público vinculado à ação em desenvolvimento.

De forma mais objetiva, o Barraco#55 estabeleceu uma parceria com uma empresa holandesa, Dopper. Sua função é, por intermédio de atividades, promover e divulgar os conceitos da empresa que preza por um consumo sustentável e fabrica garrafas plásticas que devem ser utilizadas em todos os lugares e de todas as formas. A atividade mais recente em parceria com o Barraco#55 foi uma ação divertida, com música e distribuição de bebidas nas garrafinhas nas praias cariocas. Os panfletos, comestíveis, informavam e conscientizavam o consumo mais responsável e sustentável, estimulando uma produção menor de lixo e um cuidado nas limpezas das praias. Ao todo foram 5 eventos na praia com a participação da Terreirada Cearense no último dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com esse tipo de parceria, o Barraco#55 procura ser autossustentável em suas ações, pois nem sempre consegue remunerar os profissionais envolvidos nas atividades, e isso só acontece quando o projeto é selecionado por algum edital público e lhe é concedido um patrocínio.

Dentro de suas atividades, podem-se destacar a residência artística que durante 3 anos já atendeu mais de 50 artistas e profissionais de mais de 15 países; o “Som do Barraco” que é composto por moradores de outras favelas além do Complexo do Alemão e a Kombi#55, que é equipada com aparelho de som, tela e projetor para serem usados nas atividades (oficinas, bate papos, rodas de música, leitura e exposições) pelos bairros do Rio de Janeiro por onde ela passa.

O grupo percebeu que a Kombi#55 é, entre todos as ações, aquela que mais converge os interesses e as motivações do projeto, além de ser o próprio “veículo” para atingir uma das suas principais metas: a comunicação entre o asfalto e a favela. Por isso, no momento, estão concentrando tempo e esforços para essa atividade. O projeto venceu a categoria Patrimônio Imaterial do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da ProjectHub com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da 3M.

Recentemente, outubro do ano passado, a Kombi parou na Praça do Terço no Complexo do Alemão e o grupo chamou a comunidade para um bate papo. Foram convidados Sidarta Ribeiro, neurocientista e Luciana Boiteaux, professora de direito para debater sobre o tema Drogas: lei, saúde e ciência. Esse encontro foi proveitoso e eles esperam repetir em outros bairros do Rio de Janeiro.

Em novembro, foi a vez de falar sobre ações sustentáveis e preservação ambiental com Careca Arts Sanduba sobre Teto Verde Favela, Danielle Souza sobre Favela Orgânica, Edson Gomes sobre Verdejar Socioambiental, fechando com apresentação da dupla Marcelo Magano e Patrick Sonata.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, é aguardar a próxima parada da Kombi e embarcar em suas ações.

Terreirada Cearense, crédito Jocelino Vitorino

apresentação da Kombi#55 , crédito Barraco55

Kombi#55, crédito Barraco55

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Panfleto comestível, crédito Jocelino Vitorino

Dopper, crédito Jocelino Vitorino

Apresentação Kombi#55, crédito Barraco55.

Kombi na Lapa, crédito Barraco55

Kombi na praia, crédito Barraco55 Terreirada Cearense, crédito Barraco55

A equipe da Kombi#55, crédito Barraco55

Kombi no Complexo do Alemão, crédito Barraco55

Cacá Valente é designer, mestre em história da arte, produtor e gestor cultural.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Motoristas desligaram os taxímetros para ajudar pessoas a saírem de perto do ataque em Manchester

Em toda tragédia conseguimos identificar grandes heróis, mesmo diante de tamanha maldade, pudemos encontrar pessoas que conseguem fazer a diferença na vida de pessoas....

Projeto ‘Rotina & Rabisco’ inspira uma rotina mais leve

Com traços leves e despretensiosos, o projeto Rotina & Rabisco, da artista, e economista de formação, Bruna Vettori, surgiu para aliviar um pouquinho o...

Não vai ter aumento: preço da passagem de ônibus em cidade do Rio continua R$ 1

Na contramão do que tem acontecido em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o preço da passagem de ônibus na...

Empresário que já foi morador de rua agora ajuda crianças e idosos

Pessoas que têm histórias parecidas com as nossas são as que melhor nos entendem. Sua experiência se transforma no apoio que precisamos nas horas...

Mulher transforma toco de árvore sem vida em pequena biblioteca gratuita para os vizinhos

A bibliotecária Sharalee Armitage Howard teve uma ideia única enquanto estava de férias do trabalho: transformou o interior de uma árvore morta de 110...

Instagram