O projeto consiste em oferecer aos jovens da comunidade do Complexo do Alemão um ambiente favorável à produção e reflexão. Criar e inovar por intermédio da arte e cultura, transformando um local carente em um caldeirão de manifestações culturais e artísticas. São profissionais de diversas áreas: música, artes visuais, teatro, dança… e mesmo em diversos modelos de projetos e ações.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um dos principais objetivos do projeto é possibilitar uma comunicação mais profícua e próxima entre a comunidade do morro e o asfalto, desmistificando tanto para um lado quanto para o outro, absorvendo o que há de bom nos dois.
A equipe é composta por Ellen Sluis, Jéssica Souto, Alice Rodrigues, Eddu Grau, André Valle, Luiz Felipe Martins, Jonas Bezerra e mais recentemente juntaram-se ao grupo Panm Fernandes e Luanda Morena. A gestão do projeto é horizontal, isso quer dizer que não existe hierarquias e a troca de informações e conhecimentos é feita por todos e para todos, sempre fazendo uso da colaboração. Essa colaboração é feita, também, por intermédio de convites a profissionais que transmitem as suas experiências para o grupo e para o público vinculado à ação em desenvolvimento.
De forma mais objetiva, o Barraco#55 estabeleceu uma parceria com uma empresa holandesa, Dopper. Sua função é, por intermédio de atividades, promover e divulgar os conceitos da empresa que preza por um consumo sustentável e fabrica garrafas plásticas que devem ser utilizadas em todos os lugares e de todas as formas. A atividade mais recente em parceria com o Barraco#55 foi uma ação divertida, com música e distribuição de bebidas nas garrafinhas nas praias cariocas. Os panfletos, comestíveis, informavam e conscientizavam o consumo mais responsável e sustentável, estimulando uma produção menor de lixo e um cuidado nas limpezas das praias. Ao todo foram 5 eventos na praia com a participação da Terreirada Cearense no último dia.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com esse tipo de parceria, o Barraco#55 procura ser autossustentável em suas ações, pois nem sempre consegue remunerar os profissionais envolvidos nas atividades, e isso só acontece quando o projeto é selecionado por algum edital público e lhe é concedido um patrocínio.
Dentro de suas atividades, podem-se destacar a residência artística que durante 3 anos já atendeu mais de 50 artistas e profissionais de mais de 15 países; o “Som do Barraco” que é composto por moradores de outras favelas além do Complexo do Alemão e a Kombi#55, que é equipada com aparelho de som, tela e projetor para serem usados nas atividades (oficinas, bate papos, rodas de música, leitura e exposições) pelos bairros do Rio de Janeiro por onde ela passa.
O grupo percebeu que a Kombi#55 é, entre todos as ações, aquela que mais converge os interesses e as motivações do projeto, além de ser o próprio “veículo” para atingir uma das suas principais metas: a comunicação entre o asfalto e a favela. Por isso, no momento, estão concentrando tempo e esforços para essa atividade. O projeto venceu a categoria Patrimônio Imaterial do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da ProjectHub com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da 3M.
Recentemente, outubro do ano passado, a Kombi parou na Praça do Terço no Complexo do Alemão e o grupo chamou a comunidade para um bate papo. Foram convidados Sidarta Ribeiro, neurocientista e Luciana Boiteaux, professora de direito para debater sobre o tema Drogas: lei, saúde e ciência. Esse encontro foi proveitoso e eles esperam repetir em outros bairros do Rio de Janeiro.
Em novembro, foi a vez de falar sobre ações sustentáveis e preservação ambiental com Careca Arts Sanduba sobre Teto Verde Favela, Danielle Souza sobre Favela Orgânica, Edson Gomes sobre Verdejar Socioambiental, fechando com apresentação da dupla Marcelo Magano e Patrick Sonata.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Agora, é aguardar a próxima parada da Kombi e embarcar em suas ações.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cacá Valente é designer, mestre em história da arte, produtor e gestor cultural.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.