Um novo dispositivo traz esperança para bebês prematuros e recém-nascidos que apresentam um “buraquinho” no coração com risco de vida. Para a gauchinha Martina, a primeira no Brasil a receber o implante, a esperança já é uma realidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Martina e sua irmã gêmea, Joana, nasceram saudáveis, mas por serem prematuras, passaram nove dias na UTI Neonatal, para ganho de peso e só depois irem para casa.
O que os pais da pequena, Roberta e Gaudêncio Romero, não sabiam é que precisariam correr contra o tempo dali alguns dias.
Persistência do Canal Arterial
É que Martina nasceu com PCA (Persistência do Canal Arterial), uma abertura entre dois vasos sanguíneos que saem do coração. Para quem nunca ouviu falar, esse é um dos defeitos mais comuns em bebês prematuros no mundo.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Acontece que todos os bebês possuem essa via (ou ducto) e ela acaba se fechando naturalmente logo após o nascimento. Só que em alguns casos, como no de Martina, o PCA não fecha espontaneamente, o que dificulta a respiração normal do bebê devido ao aumento do fluxo sanguíneo para os pulmões.
A situação de Martina piorou restando uma nova esperança. Antes de completar um mês de vida, a bebê foi transferida para Porto Alegre, distante 491 km de Alegrete, onde a família vive, para ser consultada com especialistas em cardiologia pediátrica e passar pelo procedimento que salvaria sua vida.²
Implante do dispositivo
Quem implantou o dispositivo Amplatzer Piccolo Occluder da Abbott em Martina foram os médicos Dr. João Manica, intervencionista em cardiopatias congênitas do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e Dr. Raul Arrieta, um dos maiores especialistas em cardiologia pediátrica do Brasil.
“O peso da paciente e o tamanho da persistência do canal arterial se encaixavam perfeitamente nas indicações do procedimento com o dispositivo e o resultado foi um sucesso com a paciente apresentando sinais claros de melhora imediatamente após sua realização. Houve suspensão do oxigênio e realimentação via oral tão logo se recuperou da anestesia, algumas horas após o procedimento. Desde então, vem obtendo ganho de peso e uma vida normal”, afirma Dr. Manica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E deu tão certo que o Instituto de Cardiologia passou a usar o dispositivo para atender outros recém-nascidos e bebês que precisam de tratamento corretivo e que podem não responder ao tratamento médico ou que correm alto risco se forem submetidos à cirurgia corretiva.
Só pelo tamanho, menor do que uma ervilha, é fácil entender por que o dispositivo Piccolo é o primeiro e único tratamento transcateter minimamente invasivo aprovado no país e no mundo para bebês prematuros com peso a partir de 700 gramas para tratar o PCA.
Como está a Martina após o procedimento
O procedimento foi um sucesso, mas como será que a Martina está hoje? A gente visitou a família e você confere como foi a nossa conversa dando o play!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ver essa foto no Instagram
No Brasil, em média, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos, o equivalente a 931 bebês por dia. A incidência de cardiopatia congênita é de oito a dez por 1.000 nascidos vivos.¹
No caso das crianças que nascem com a cardiopatia congênita, cerca de 80% necessitam de cirurgia cardíaca, e metade delas precisam ser operadas no primeiro ano de vida.²
Com o dispositivo Amplatzer Piccolo Occluder, muitos dos bebês prematuros que estão em estado crítico nas UTIs Neonatais podem ser retirados do suporte de um respirador artificial logo após o procedimento.
Para saber mais acesse: www.abbottbrasil.com.br ou envie um e-mail para [email protected].
Referências:
- Mortalidade para Cardiopatias Congênitas e Fatores de Risco Associados em Recém-Nascidos. Um Estudo de Coorte. Accessed at October 2020. Available at https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2018001700674&lng=en&nrm=iso&tlng=pt#:~:text=A%20incid%C3%AAncia%20de%20CC%20%C3%A9,no%20primeiro%20ano%20de%20vida
- Schneider, D. J., & Moore, J. W. (2006). Patent ductus arteriosus. Circulation, 114(17), 1873-18.
Avisos de Segurança:
St. Jude Medical Brasil Ltda.
Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil – SAC: (11) 5080-5454.
PICCOLO OCCLUDER – Registro ANVISA nº 10332340458. Amplatzer é uma marca do grupo de empresas Abbott.
CUIDADO: Este produto deve ser usado por ou sob a orientação de um médico. Antes de usar, consulte as Instruções de Uso, dentro da embalagem do produto (quando disponível) para obter informações mais detalhadas sobre Indicações, Contraindicações, Avisos, Precauções e Eventos Adversos. Foto(s) em arquivo na Abbott.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.