Bebê prematura com sério problema no coração sorri após implantar dispositivo que salvou sua vida; assista

Um novo dispositivo traz esperança para bebês prematuros e recém-nascidos que apresentam um “buraquinho” no coração com risco de vida. Para a gauchinha Martina, a primeira no Brasil a receber o implante, a esperança já é uma realidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Martina e sua irmã gêmea, Joana, nasceram saudáveis, mas por serem prematuras, passaram nove dias na UTI Neonatal, para ganho de peso e só depois irem para casa.
O que os pais da pequena, Roberta e Gaudêncio Romero, não sabiam é que precisariam correr contra o tempo dali alguns dias.

pais segurando bebês recém-nascidos nos braços
O casal com as gêmeas Martina e Joana

Persistência do Canal Arterial

É que Martina nasceu com PCA (Persistência do Canal Arterial), uma abertura entre dois vasos sanguíneos que saem do coração. Para quem nunca ouviu falar, esse é um dos defeitos mais comuns em bebês prematuros no mundo.

bebê prematuro com aparelho respiratório
O raio x mostrou infiltração no pulmão e o eletrocardiograma apontou taquicardia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Acontece que todos os bebês possuem essa via (ou ducto) e ela acaba se fechando naturalmente logo após o nascimento. Só que em alguns casos, como no de Martina, o PCA não fecha espontaneamente, o que dificulta a respiração normal do bebê devido ao aumento do fluxo sanguíneo para os pulmões.

mãe segura bebê prematura em leito de hospital
Com menos de um mês de vida, Martina não conseguia mais sugar o peito para mamar

A situação de Martina piorou restando uma nova esperança. Antes de completar um mês de vida, a bebê foi transferida para Porto Alegre, distante 491 km de Alegrete, onde a família vive, para ser consultada com especialistas em cardiologia pediátrica e passar pelo procedimento que salvaria sua vida.²

Implante do dispositivo

Quem implantou o dispositivo Amplatzer Piccolo Occluder da Abbott em Martina foram os médicos Dr. João Manica, intervencionista em cardiopatias congênitas do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e Dr. Raul Arrieta, um dos maiores especialistas em cardiologia pediátrica do Brasil.

“O peso da paciente e o tamanho da persistência do canal arterial se encaixavam perfeitamente nas indicações do procedimento com o dispositivo e o resultado foi um sucesso com a paciente apresentando sinais claros de melhora imediatamente após sua realização. Houve suspensão do oxigênio e realimentação via oral tão logo se recuperou da anestesia, algumas horas após o procedimento. Desde então, vem obtendo ganho de peso e uma vida normal”, afirma Dr. Manica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mãe segurando dispositivo amplatzer piccolo occluder da abbott
Amplatzer Piccolo Occluder da Abbott é menor que uma ervilha

E deu tão certo que o Instituto de Cardiologia passou a usar o dispositivo para atender outros recém-nascidos e bebês que precisam de tratamento corretivo e que podem não responder ao tratamento médico ou que correm alto risco se forem submetidos à cirurgia corretiva.

Só pelo tamanho, menor do que uma ervilha, é fácil entender por que o dispositivo Piccolo é o primeiro e único tratamento transcateter minimamente invasivo aprovado no país e no mundo para bebês prematuros com peso a partir de 700 gramas para tratar o PCA.

Como está a Martina após o procedimento

O procedimento foi um sucesso, mas como será que a Martina está hoje? A gente visitou a família e você confere como foi a nossa conversa dando o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No Brasil, em média, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos, o equivalente a 931 bebês por dia. A incidência de cardiopatia congênita é de oito a dez por 1.000 nascidos vivos.¹

No caso das crianças que nascem com a cardiopatia congênita, cerca de 80% necessitam de cirurgia cardíaca, e metade delas precisam ser operadas no primeiro ano de vida.²

Com o dispositivo Amplatzer Piccolo Occluder, muitos dos bebês prematuros que estão em estado crítico nas UTIs Neonatais podem ser retirados do suporte de um respirador artificial logo após o procedimento.

Para saber mais acesse: www.abbottbrasil.com.br ou envie um e-mail para [email protected].

Referências:

  1. Mortalidade para Cardiopatias Congênitas e Fatores de Risco Associados em Recém-Nascidos. Um Estudo de Coorte. Accessed at October 2020. Available at https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2018001700674&lng=en&nrm=iso&tlng=pt#:~:text=A%20incid%C3%AAncia%20de%20CC%20%C3%A9,no%20primeiro%20ano%20de%20vida
  2. Schneider, D. J., & Moore, J. W. (2006). Patent ductus arteriosus. Circulation, 114(17), 1873-18.

Avisos de Segurança:

St. Jude Medical Brasil Ltda.

Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil – SAC: (11) 5080-5454.

PICCOLO OCCLUDER – Registro ANVISA nº 10332340458. Amplatzer é uma marca do grupo de empresas Abbott.

CUIDADO: Este produto deve ser usado por ou sob a orientação de um médico. Antes de usar, consulte as Instruções de Uso, dentro da embalagem do produto (quando disponível) para obter informações mais detalhadas sobre Indicações, Contraindicações, Avisos, Precauções e Eventos Adversos. Foto(s) em arquivo na Abbott.

Bebê prematura com sério problema no coração sorri após implantar dispositivo que salvou sua vida; assista 1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,747SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

‘Um pai de verdade’: Juíza do Ceará atende criança que escreveu ‘petição’ para ter sobrenome do padrasto

De um jeito muito fofo, um menino de 8 anos escreveu uma 'petição' para trocar de sobrenome à Dra. Kathleen Kilian, titular da 1ª...

Jovem com Down cai no choro ao saber que conseguiu seu primeiro emprego

O primeiro emprego a gente nunca esquece. Como é maravilhosa a sensação de independência e de receber o primeiro salário. Para a jovem de...

Ativista entra em arena de tourada para confortar touro que chorava agonizando

Uma coisa que não estamos acostumados aqui no brasil são com touradas, ainda bem! E cada vez mais o mundo não aceita mais essa...

Projeto brasileiro cria 180 cartazes para ajudar as pessoas a sairem da fossa

Rumores dizem que leva-se em média 6 meses para curar completamente uma dor de amor. Daí surgiu a motivação para o tumblr 180 cartazes para...

Noiva transforma casamento que não aconteceu em ação social em Juiz de Fora (MG)

A enfermeira Vanessa Cyrillo e o noivo Vinícius Valle se casariam no último dia 28/10.

Instagram

Bebê prematura com sério problema no coração sorri após implantar dispositivo que salvou sua vida; assista 2