Bebê se torna o 1º do mundo a receber coração de doador com sangue incompatível

Naiara foi o primeiro bebê do mundo a receber um transplante de coração em assistolia e de um doador com tipo de sangue incompatível. Segundo O Hospital Gregorio Marañón, a operação se tornou um marco por sua extrema complexidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes do nascimento, o coração de Naiara já estava falhando, pois a pequena nasceu prematura e não atingiu nem 2kg. Os problemas cardíacos persistiram, mas os médicos conseguiram estabilizá-la.

Sua salvação foi um novo e pequeno órgão de uma outra criança com idade semelhante. Com dois meses de idade e 3,2kg, Naiara foi o primeiro bebê do mundo a receber um transplante de coração deste tipo.

O Hospital Gregorio Marañón foi o 1º na Espanha a realizar um transplante pediátrico do órgão entre duas crianças com um grupo sanguíneo incompatível e o primeiro no mundo a realizar este tipo de transplante.

naiara foi o primeiro bebê a receber coração em Assistolia
Foto: Hospital Gregorio Marañón

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas o que é assitolia?

A diferença na doação de assistolia é que o cirurgião encontra um coração parado. Nesse momento, é preciso recuperar o batimento. Depois, os passos são os mesmos da extração tradicional”, explica o chefe da Cirurgia Cardíaca Infantil, Juan Miguel.

Os enfermeiros perfusionistas e os cirurgiões cardíacos das crianças viajaram a um hospital em outra comunidade para receber a doação do coração. A transferência do órgão foi realizado por via aérea.

“Nosso trabalho é ser o coração e o pulmão da criança durante a cirurgia. Porém, neste transplante, o trabalho foi dobrado. Tivemos que modificar toda a bomba de circulação para adaptá-la a uma criança tão pequena”, afirma José Ángel, perfusionista do hospital.

naiara foi o primeiro bebê a receber coração em assistolia
Foto: Hospital Gregorio Marañón

Um pequeno grande coração

Apesar da pouca idade, Naiara já é uma história de superação. Ao nascer, a bebê conseguiu evoluir e os médicos amadureceram o resto dos órgãos para considerar a possibilidade de Naiara entrar na lista de transplantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois de algumas semanas na UTI, Naiara foi transferida para a enfermaria, onde se recupera e está cada dia melhor, sempre aos cuidados dos profissionais da Área do Coração Infantil do hospital.

A Espanha é um dos poucos países do mundo que iniciou um programa de transplante de coração de doador em assistolia. Viva a saúde! 💜

Fonte: ABC Madrid

Quer conhecer mais uma história emocionante? Dá um play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,575,137SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mudando de atitude para ser feliz

Só assistam e vejam o poder do abraço:

Pai solteiro adota 50 garotos nos últimos 12 anos: ‘estarei aqui para apoiá-los’

Aos 61 anos de idade, Guy Bryant conhece muito bem o serviço de assistência social e o processo para adotar uma criança. Nos últimos 12...

Mãe pinta casa com as cores do arco-íris e homenageia filho LGBT no ES

"Certo dia minha mãe me disse: Bruno, precisamos pintar a casa de novo, qual cor pintaremos dessa vez?! E eu disse brincando: pinta um...

O bebê e o Pit Bull que conquistaram o coração dos internautas

O bebê, Eisleigh e o filhotinho de Pit Bull Clyde, já conquistaram o coração dos internautas. Não é a primeira vez que a amizade entre um...

Milka faz desconhecidos darem as mãos para ganharem chocolate

Para estimular demonstrações de afeto, a marca de chocolates Milka criou uma ação de marketing curiosa. A ação desafiou os consumidores a se unirem...

Instagram