Bebê que nasceu com 4 meses de gestação completa 1 ano de vida: ‘Desafiou os médicos’, diz mãe

Ao nascer, em julho do ano passado, o pequeno Curtis Zy-Keith Means, desafiou um complexo prognóstico dos médicos, que lhe deram apenas 1% de chances de sobrevivência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inicialmente, a gravidez de Michelle “Chelly” Butler, do Alabama (EUA), parecia estar progredindo bem e no caminho certo rumo ao parto. No entanto, em 4 de julho de 2020, ela teve que ser levada às pressas para o hospital para uma cirurgia de emergência.

bebê mais prematuro do mundo

Michelle foi transferida de um hospital local para a Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), que é considerada uma das principais referências de neonatologia e pediatria do país.

Graças à rápida resposta da experiente equipe médica da Unidade Regional de Terapia Intensiva Neonatal (RNICU), por desejo de sua mãe, Curtis deu à luz com 21 semanas de gestação e 1 dia (148 dias) por volta das 13h do dia 5 de julho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O parto era esperado para o dia 11 de novembro, mas foi “adiantado” em quatro meses. Levando em conta que uma gravidez comum dura normalmente 40 semanas, ou 280 dias,  Cutis nasceu 132 dias – quase 19 semanas – antes do planejado. Muito, muito prematuro.

Ao vir ao mundo, o bebê pesava apenas 420 gramas, o equivalente a uma bola de futebol.

“A equipe médica me disse que normalmente não mantêm bebês nessa idade”, disse Michelle ao Guinness World Records em uma entrevista exclusiva. “Foi muito estressante.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para a surpresa de todos, Curtis respondeu extraordinariamente bem ao tratamento e, com o passar dos dias e das semanas, ficou cada vez mais forte. Ainda assim, houveram muitos desafios ao longo do caminho e ele precisou de cuidados 24 horas por dia por muitos meses.

Curtis tinha uma irmã gêmea, C’Asya, que infelizmente faleceu um dia depois do nascimento. A bebê estava ainda menos desenvolvida e não respondeu ao tratamento da maneira que seu irmão.

Para a grande maioria dos bebês prematuros nascidos tão cedo, as chances de um futuro a longo prazo são mínimas. Isso é o que torna a recuperação de Curtis ainda mais excepcional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Dr. Brian Sims, o neonatologista de plantão que supervisionou o parto do bebê e esteve bastante envolvido com o tratamento subsequente de Curtis, disse: “Os números dizem que bebês nessa idade não sobreviverão. A pergunta da mamãe para mim foi: ‘Podemos dar uma chance aos meus bebês?’”

Após 275 dias (cerca de nove meses) sob os cuidados de uma equipe exclusiva no hospital, o bebê de Michelle recebeu alta e foi para casa no dia 6 de abril de 2021.

Sua alta hospitalar só foi possível após a mãe fazer um curso personalizado sobre medicação e equipamentos especiais, como oxigênio em cilindro e tubo de alimentação.

Curtis, ou “Poodie” como sua família também o chama, comemorou seu primeiro aniversário em 5 de julho de 2021. Nesse ponto, ele se qualificou como o bebê mais prematuro a sobreviver e perseverar no Livro dos Recordes.

Ele tem 3 irmãos, dos quais o mais velho adora ajudar nos cuidados do dia-a-dia, como a hora do banho, se vestir e se alimentar. “Estou muito orgulhoso dele porque de onde ele veio e onde está agora, posso dizer a diferença”, disse Chelly.

“Ter esse recorde é uma bênção que ele conquistou e estou grato que [o Guinness World Records] o reconheceu”, completou a mãe.

Desde o início, o Dr. Sims ficou surpreso com a resiliência de Curtis. “Trabalho nessa área da Medicina há quase 20 anos… mas nunca vi um bebê tão jovem ser tão forte quanto ele… Há algo de especial em Curtis”, completou.

Assista ao vídeo:

Fonte: GWR
Fotos: Guinness World Records

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 8º EP da websérie E se fosse no Brasil?

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Modelo de 7 anos com piebaldismo conquista passarelas de Paris enquanto luta contra o preconceito

A busca pela verdadeira inclusão e diversidade tem sido cada vez mais valorizada no mundo da moda, especialmente nos últimos anos. Por vezes a mudança...

Menino de 6 anos com doença grave no pulmão vence o coronavírus

Em mais um caso impressionante de cura, um menino de 6 anos com fibrose cística diagnosticado com o Covid-19 conseguiu vencer o vírus no...

Primeiro livro do Razões traz conselhos inspiradores para uma vida melhor com frete grátis na pré-venda; até 15/08

Já sabe da novidade? Agora sócios, Razões Para Acreditar e Editora MOL lançam o projeto de estreia da parceria nesta quinta-feira: o primeiro livro...

Com bilhete, gerente de restaurante salva criança que sofria maus tratos e ganha US $ 35 mil de internautas

Sabe aquela história da pessoa certa, no lugar certo, no momento certo? Foi o que aconteceu com a Flaviane Carvalho, uma brasileira que trabalha...

Fisioterapeuta chora ao ver menino dando primeiros passos sozinho; assista

O vídeo que mostra uma fisioterapeuta emocionada, chorando ao ver seu pequeno paciente dando os primeiros passos, emocionou também os internautas. Eduardo, o Dudu, faz...

Instagram