Faz bem para o corpo inteiro! Conheça 9 motivos para beber mais água

Nada de ficar esperando a sede para tomar um gole! A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para a produtividade e até para o condicionamento físico. E não para por aí: confira os outros benefícios a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Melhora a circulação

Cerca de 70% do corpo humano é formado por água. Toda a água que ingerimos passa pelos vasos sanguíneos, deixa o sangue menos espesso e aumenta seu fluxo, ou seja, faz com que ele circule melhor. Quando uma pessoa bebe pouca água, seu sangue fica concentrado, tornando o fluido grosso e gerando riscos de coagulação e entupimento dos vasos.

Regula a temperatura

Através da transpiração, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, explica a endocrinologista Andressa Heimbecher. Quando ela aumenta, é produzido o suor, ou seja, o corpo elimina água. E, quando o suor evapora, a temperatura corporal diminui e o organismo volta ao equilíbrio. Por isso, é ainda mais importante beber água quando está se sentindo quente: assim você evita ficar desidratado.

Normaliza a pressão

A pressão sanguínea ou arterial é a força que o sangue exerce nas paredes das artérias e veias para fluir pelo organismo. Segundo Andressa, quando o corpo está desidratado, o volume sanguíneo pode diminuir, abaixando a pressão e impedindo que os órgãos recebam a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes. Beber ao menos de 2 a 2,5 litros de água por dia garante que isso não aconteça!

Preserva a saúde da pele

Segundo a dermatologista Giovana Alcântara, a água mantém a elasticidade da célula: sem ela, a pele fica com um aspecto mais “murcho”. Além disso, a desidratação atrapalha a remoção de toxinas, radicais livres e impurezas da pele, deixando-a com aspecto pouco saudável. A água, por outro lado, ajuda a pele a ficar firme e iluminada, e ainda favorece a excreção de substâncias danosas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ajuda a pensar com facilidade

O cérebro precisa de água para levar as informações de um neurônio a outro. De acordo com um estudo feito em 2013 nos EUA, basta uma perda de água equivalente a 5% do peso do corpo para que a função neural seja afetada nas áreas de memória, atenção e tempo de reação. Ou seja, uma pequena desidratação já é suficiente para prejudicar o desempenho do cérebro.

Evita o ganho de peso

Na falta de água, o rim tem seu desempenho piorado e passa a sobrecarregar o fígado, que por sua vez queima menos gordura. Além disso, sua ausência faz com que as células recebam menos energia, gerando a sensação de fome. Podemos relacionar isso aos resultados de um estudo apresentado em Boston em 2010, que mostrou que pessoas que bebem água antes das refeições perdem mais peso.

Contribui para a digestão

A água tem grande participação em processos fisiológicos como absorção, excreção e digestão. No último, ela compõe os sucos digestivos e a saliva, fundamentais para a quebra de alimentos em aminoácidos, que serão aproveitados pelo organismo. “Por conta disso, um consumo adequado de água garante uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos alimentos que ingerimos”, diz Andressa.

Para malhar com saúde

Na atividade física, perdemos líquido pelo suor. Daí a importância de se hidratar durante a prática: quando o organismo sente falta de água, tende a buscá-la em outras partes, como os músculos, levando à perda de condicionamento físico. Segundo a nutricionista Jackeline Huguet, o desempenho também é afetado: a frequência cardíaca aumenta e a capacidade respiratória diminui, causando exaustão.

Elimina o que faz mal

Além do transporte de nutrientes, que garante energia às células, a água também expulsa, por meio da urina, substâncias que estão em excesso ou que são prejudiciais. “Ela é um ótimo ‘transportador’: leva o que não é necessário para fora e traz o que é bom para dentro”, diz Andressa. A água também contribui para o combate a viroses, pois ajuda no funcionamento do sistema circulatório, fortalecendo o corpo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Texto: Giovanna Reis
Ilustração: Manu Cunhas
Conteúdo publicado originalmente na Sorria #83, em fevereiro de 2022.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Faz bem para o corpo inteiro! Conheça 9 motivos para beber mais água 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,985,520SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe documenta a relação de seus filhos e gatos em série cativante

A fotógrafa norte-americana Beth Mancuso tem três filhos e dois gatos e resolveu unir seu talento profissional com os principais amores de sua vida para criar uma...

Bebê de noiva que morreu no casamento recebe alta e pai celebra sua vida

A pequena Sophia celebrou 3 meses de vida com o papai Flávio Gonçalves: "Ela me dá força".

“Garoto borboleta” morre aos 17 anos nos dando várias lições sobre a vida

"Eu só tenho uma expectativa de vida de 25 anos e já cheguei na metade da minha vida"

Adolescente de 14 anos canta para a mãe com câncer terminal pela janela do hospital

Prepara o lencinho! Uma cena compartilhada na última semana vem emocionando o mundo inteiro. Na Inglaterra, Billy Devine, de 14 anos, fez uma serenata...

Restaurante em Israel dá 50% de desconto para árabes e judeus que comerem na mesma mesa

O café Humus Bar oferece um desconto de 50% e outras vantagens para mesas compartilhadas por israelenses e árabes. “Conosco, não há árabes. Mas também...

Instagram

Faz bem para o corpo inteiro! Conheça 9 motivos para beber mais água 3