Beija-flores vêem cores que seres humanos não conseguem enxergar

A natureza é mesmo impressionante e guarda mistérios que nós, seres humanos, nem sempre temos a capacidade de compreender. Uma das descobertas recentes mais incríveis da ciência é que os beija-flores vêem cores que nós simplesmente não conseguimos enxergar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

beija flor rosa voando
Foto: Noah Whiteman

Conduzido por Mary Caswell Stoddard, do departamento de ecologia e evolução da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o estudo confirma que estes pequenos pássaros apaixonantes vêem cores que os humanos não conseguem detectar.

“A capacidade de ver cores fora do arco-íris é uma das coisas mais emocionantes que já vi”, diz a cientista emocionada.

beija flor se alimentando na flor
Foto: David Inouve

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ciência

Assim como os primatas, os humanos são tricromáticos – ou seja, nossos olhos têm três tipos de receptores sensíveis à cor: azul, verde e vermelho. Em contrapartida, os pássaros têm quatro cones de cores, o que significa que são tetracromáticos.

Os cientistas já sabem há muito tempo que os pássaros provavelmente têm melhor visão de cores do que os humanos, mas ainda não tinham conseguido detectar exatamente como são estas cores.

beija flor se alimentando durante experimento cientista
Foto: National Geographic

As quatro cores básicas das aves permitem discriminar uma gama mais ampla de cores, incluindo o espectro ultravioleta, que inclui cores como UV-verde e UV-vermelho. Mas, afinal, como eles conseguiram descobrir isto? Entenda abaixo:

A descoberta

Os pesquisadores usaram um dispositivo LED para exibir duas cores diferentes em superfícies circulares ao lado de alimentadores de beija-flor. Um deles continha uma recompensa, como água com açúcar, enquanto o outro continha apenas água pura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cada alimentador emitia uma cor diferente e os pesquisadores mudavam regularmente as posições dos tubos para que os beija-flores não associassem uma cor a uma recompensa. No entanto, mesmo assim, em uma questão de horas eles conseguiram associar às cores à recompensas, encantando ainda mais a equipe de pesquisadores.

Leia também: Fotos de artista revelam arco-íris nunca visto em beija-flor-preto

Além disto, beija-flores conseguiram distinguir as cores não espectrais, como roxo, ultravioleta + verde, ultravioleta + vermelho e ultravioleta + amarelo, coisa que nós não conseguimos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

beija flor se alimentando em flor
Foto: National Geographic

Eles poderiam até distinguir a diferença entre duas misturas diferentes de ultravioleta + vermelho, ou diferenciá-las de seus componentes, como ultravioleta puro ou vermelho puro.

“Pessoalmente, foi emocionante ver os beija-flores aprenderem a discriminar duas cores diferentes que pareciam idênticas a nós”, disse Stoddard.

As cores na prática

Só para você ter uma ideia da importância das cores no cotidiano destes pássaros, quando os beija-flores tomam decisões em relação aos alimentos, fugindo de predadores ou escolhem um parceiro, eles são influenciados pelas diversas cores que podem ver, invisíveis aos olhos humanos.

Elas são conhecidas como cores não espectrais ou matizes que vêm de partes amplamente separadas do espectro de cores. Além disto, os pesquisadores acham que este sistema de cores também está presente nos peixes e répteis e, dinossauros!

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,266,727SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Resgatados de traficantes, leoa, tigre e urso formam uma família diferente (mas feliz!)

Em um pequeno viveiro, o urso negro Baloo, a leoa Leo e o tigre de bengala Shere Kahn se abraçam, brincam com uma bola,...

Menina com leucemia deixa carta para voluntária: ‘Obrigada por vir me ver’

De partir o coração. Júlia, de apenas 8 anos, deixou uma carta para Gabriella Pereira, voluntária em um abrigo para crianças, agradecendo-a pela companhia e...

Programa Horta Social Urbana já capacitou mais de 300 pessoas em situação de rua em Agricultura

Foram quinze semanas de aulas práticas e teóricas para essa última turma. Todos são pessoas em situação de rua que foram abraçados pelo programa...

Esquilo resgatado após furacão só consegue dormir abraçado a seu ursinho de pelúcia

Olha só que fofura! Uma esquilo-fêmea viralizou nas redes sociais após sua dona mostrar que ela não consegue mais dormir sem a companhia do...

“Glam Ma”, a vovó famosa do Instagram, vem ao Rio para cumprir sua lista de coisas para fazer antes de morrer

A americana Baddie Winkle, de 89 anos, tem mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais e é uma famosa influenciadora digital, mais...

Instagram

Beija-flores vêem cores que seres humanos não conseguem enxergar 2