Beija-flores vêem cores que seres humanos não conseguem enxergar

Clique e ouça:

A natureza é mesmo impressionante e guarda mistérios que nós, seres humanos, nem sempre temos a capacidade de compreender. Uma das descobertas recentes mais incríveis da ciência é que os beija-flores vêem cores que nós simplesmente não conseguimos enxergar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

beija flor rosa voando
Foto: Noah Whiteman

Conduzido por Mary Caswell Stoddard, do departamento de ecologia e evolução da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o estudo confirma que estes pequenos pássaros apaixonantes vêem cores que os humanos não conseguem detectar.

“A capacidade de ver cores fora do arco-íris é uma das coisas mais emocionantes que já vi”, diz a cientista emocionada.

beija flor se alimentando na flor
Foto: David Inouve

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ciência

Assim como os primatas, os humanos são tricromáticos – ou seja, nossos olhos têm três tipos de receptores sensíveis à cor: azul, verde e vermelho. Em contrapartida, os pássaros têm quatro cones de cores, o que significa que são tetracromáticos.

Os cientistas já sabem há muito tempo que os pássaros provavelmente têm melhor visão de cores do que os humanos, mas ainda não tinham conseguido detectar exatamente como são estas cores.

beija flor se alimentando durante experimento cientista
Foto: National Geographic

As quatro cores básicas das aves permitem discriminar uma gama mais ampla de cores, incluindo o espectro ultravioleta, que inclui cores como UV-verde e UV-vermelho. Mas, afinal, como eles conseguiram descobrir isto? Entenda abaixo:

A descoberta

Os pesquisadores usaram um dispositivo LED para exibir duas cores diferentes em superfícies circulares ao lado de alimentadores de beija-flor. Um deles continha uma recompensa, como água com açúcar, enquanto o outro continha apenas água pura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cada alimentador emitia uma cor diferente e os pesquisadores mudavam regularmente as posições dos tubos para que os beija-flores não associassem uma cor a uma recompensa. No entanto, mesmo assim, em uma questão de horas eles conseguiram associar às cores à recompensas, encantando ainda mais a equipe de pesquisadores.

Leia também: Fotos de artista revelam arco-íris nunca visto em beija-flor-preto

Além disto, beija-flores conseguiram distinguir as cores não espectrais, como roxo, ultravioleta + verde, ultravioleta + vermelho e ultravioleta + amarelo, coisa que nós não conseguimos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

beija flor se alimentando em flor
Foto: National Geographic

Eles poderiam até distinguir a diferença entre duas misturas diferentes de ultravioleta + vermelho, ou diferenciá-las de seus componentes, como ultravioleta puro ou vermelho puro.

“Pessoalmente, foi emocionante ver os beija-flores aprenderem a discriminar duas cores diferentes que pareciam idênticas a nós”, disse Stoddard.

As cores na prática

Só para você ter uma ideia da importância das cores no cotidiano destes pássaros, quando os beija-flores tomam decisões em relação aos alimentos, fugindo de predadores ou escolhem um parceiro, eles são influenciados pelas diversas cores que podem ver, invisíveis aos olhos humanos.

Elas são conhecidas como cores não espectrais ou matizes que vêm de partes amplamente separadas do espectro de cores. Além disto, os pesquisadores acham que este sistema de cores também está presente nos peixes e répteis e, dinossauros!

 

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,072,584FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,228SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Desconhecidos dão vida nova a idoso que recebeu arroz com ração de cachorro para comer

A história de seu José Adan começou triste, mas terminou muito feliz. Ele é um senhor idoso que vive em situação de rua e...

Internautas impedem falência de camisaria de idoso e vaquinha arrecada mais de R$50 mil em menos de 24h

Genteee, conseguimos! Batemos a meta da vaquinha pro Seu Pedroso não perder sua pequena camisaria, que ele tem há 75 anos. A história do vovô...

Yaci e Yara, filhas de quilombolas, são capa da Marie Claire

Dona Maria Santana deve estar orgulhosa, afinal, suas duas filhas gêmeas, Yaci e Yara, estão conquistando o mundo da moda com sua beleza estonteante...

Após vídeo viralizar, idoso recebe apoio de desconhecidos para salvar sua camisaria em SP

Apenas seis! Essa é a quantidade de camisas que o seu Odiney Pedroso, um senhorzinho prestes a completar 90 anos, vendeu desde o início...

Em apenas 24h, vaquinha para menino que cuida sozinho da mãe doente arrecada mais de R$277 mil

Genteeee, que alegria! Em menos de 24h, batemos a meta da vaquinha para comprar uma casa para o menino José, 15 anos, a mãe...

Instagram

Beija-flores vêem cores que seres humanos não conseguem enxergar 13