Beija-flores vêem cores que seres humanos não conseguem enxergar

A natureza é mesmo impressionante e guarda mistérios que nós, seres humanos, nem sempre temos a capacidade de compreender. Uma das descobertas recentes mais incríveis da ciência é que os beija-flores vêem cores que nós simplesmente não conseguimos enxergar!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conduzido por Mary Caswell Stoddard, do departamento de ecologia e evolução da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o estudo confirma que estes pequenos pássaros apaixonantes vêem cores que os humanos não conseguem detectar.
“A capacidade de ver cores fora do arco-íris é uma das coisas mais emocionantes que já vi”, diz a cientista emocionada.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ciência
Assim como os primatas, os humanos são tricromáticos – ou seja, nossos olhos têm três tipos de receptores sensíveis à cor: azul, verde e vermelho. Em contrapartida, os pássaros têm quatro cones de cores, o que significa que são tetracromáticos.
Os cientistas já sabem há muito tempo que os pássaros provavelmente têm melhor visão de cores do que os humanos, mas ainda não tinham conseguido detectar exatamente como são estas cores.
As quatro cores básicas das aves permitem discriminar uma gama mais ampla de cores, incluindo o espectro ultravioleta, que inclui cores como UV-verde e UV-vermelho. Mas, afinal, como eles conseguiram descobrir isto? Entenda abaixo:
A descoberta
Os pesquisadores usaram um dispositivo LED para exibir duas cores diferentes em superfícies circulares ao lado de alimentadores de beija-flor. Um deles continha uma recompensa, como água com açúcar, enquanto o outro continha apenas água pura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cada alimentador emitia uma cor diferente e os pesquisadores mudavam regularmente as posições dos tubos para que os beija-flores não associassem uma cor a uma recompensa. No entanto, mesmo assim, em uma questão de horas eles conseguiram associar às cores à recompensas, encantando ainda mais a equipe de pesquisadores.
Leia também: Fotos de artista revelam arco-íris nunca visto em beija-flor-preto
Além disto, beija-flores conseguiram distinguir as cores não espectrais, como roxo, ultravioleta + verde, ultravioleta + vermelho e ultravioleta + amarelo, coisa que nós não conseguimos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Eles poderiam até distinguir a diferença entre duas misturas diferentes de ultravioleta + vermelho, ou diferenciá-las de seus componentes, como ultravioleta puro ou vermelho puro.
“Pessoalmente, foi emocionante ver os beija-flores aprenderem a discriminar duas cores diferentes que pareciam idênticas a nós”, disse Stoddard.
As cores na prática
Só para você ter uma ideia da importância das cores no cotidiano destes pássaros, quando os beija-flores tomam decisões em relação aos alimentos, fugindo de predadores ou escolhem um parceiro, eles são influenciados pelas diversas cores que podem ver, invisíveis aos olhos humanos.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.