BH inaugura hospital veterinário gratuito para animais de famílias de baixa renda

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou o seu primeiro hospital veterinário gratuito. Muitos tutores, por maior que seja o amor pelo seu pet, não têm condições financeiras de levar o bichinho ao veterinário quando é necessário. Sem contar que muita gente escolhe não adotar um pet pelo mesmo motivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O hospital resolve os dois problemas de uma só vez, oferecendo acesso gratuito a atendimentos de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação para cães e gatos de famílias que não podem arcar com as despesas.

“Essa entrega é muito importante para a cidade de Belo Horizonte ao promover uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos são destinados cerca de R$ 4 milhões. Com o hospital podemos reduzir esse custo”, afirma o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel.

Atendimentos

Para realizar um atendimento, o tutor deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Hospital veterinário gratuito em Belo Horizonte. Na foto, cão é atendido por veterinário
Foto: Pixabay

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por dia, serão realizados 30 atendimentos: 27 para animais de famílias de baixa renda e 3 para animais de protetores ou entidades de proteção animal. Atendimentos de casos novos, retorno e urgência acontecerão de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h. Já casos de cirurgias serão atendidos de segunda à sábado, de 14h às 20h, mediante agendamento prévio.

Inaugurado em meio à pandemia do novo coronavírus, o hospital segue protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde, incluindo a exigência do uso de máscara pelos tutores dos animais.

Vale destacar, segundo Maciel, que o hospital não é um centro de controle populacional, pois já existem cinco centros de zoonoses em BH. “O hospital tem como principal foco o tratamento de doenças dos animais. Isso não o impede de realizar a castração e esterilização, mas não é objetivo central”, alerta.

Parceria

O hospital veterinário é resultado de uma parceria da Prefeitura com a Anclivepa-SP, entidade que faz a gestão de dez hospitais públicos veterinários no país.

A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 1 milhão na operação do hospital, cobrindo custos como a adequação do espaço, compra de equipamentos e contratação de pessoal. A Prefeitura também será responsável pelo monitoramento e pela fiscalização da gestão do local.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Com essa parceria, Belo Horizonte passa a ter um hospital de referência para o tratamento dos animais. Com uma gestão profissional e engajamento da sociedade em prol dos direitos dos animais, o projeto tem tudo para avançar”, avaliou o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

“O atendimento veterinário é o mais urgente, dentre todas as políticas públicas para animais, pois representa o alívio da dor”, completou o coordenador-geral Veterinário da ANCLIVEPA-SP, Luiz Wilson de Oliveira Júnior.

O Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte fica na Rua Bom Sucesso, 731, bairro Carlos Prates. Telefone: (11) 93352-0196

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte | Foto de capa: Pixabay

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja a inspiradora história de uma pianista que leva música clássica à periferia!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Foto de bombeiros portugueses exaustos viraliza e emociona o mundo

A foto foi tirada por um dos bombeiros que combatem a onda de incêndios que atinge Portugal há dois dias.

Leitãozinho aprende a andar com “cadeira-de-rodas”

Já mostramos aqui no Razões, uma cadelinha que voltou a andar graças a uma engenhoca feita por uma pessoa boa de coração, (não viu?...

Cadela acompanha tutor idoso que foi atropelado em rodovia até hospital: ‘Não desgrudou dele’

Todos os dias, os bombeiros do 9º Grupamento de Foz do Iguaçu, no Paraná, socorrem vítimas de tragédias e atendem ocorrências, por vezes, quase...

Caminhão da Fotografia transforma olhares em escolas públicas de Mogi das Cruzes (SP)

Os estudantes experimentam como é estar dentro de uma câmara escura e produzem fotos e mensagens sobre o tema ‘Meio Ambiente’.

Marca volta a fabricar camiseta para atender pedido de menino autista no Paraná

A peça não estava mais disponível no estoque, mas a marca de roupas infantis Alakazoo, do Grupo Lunelli, não pensou duas vezes em produzir...

Instagram

BH inaugura hospital veterinário gratuito para animais de famílias de baixa renda 3