Bibliotecas de SP contam com óculos que transformam texto em áudio

Um grande passo pela acessibilidade foi dado recentemente na maior capital do Brasil. As bibliotecas de São Paulo agora contam com óculos que transformam texto em áudio de maneira instantânea. A medida adotada pela Prefeitura Municipal amplia a oferta de ambientes inclusivos na cidade, seja para pessoas com visão reduzida ou até mesmo analfabetas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O dispositivo em questão é o OrCam MyEye, distribuído no país pela “Mais Autonomia Tecnologia Assistiva”, que proporciona visão artificial portátil para dar mais autonomia a quem precisa. Uma pequena câmera inteligente acoplada nas hastes de qualquer óculos é capaz de fazer a leitura em voz alta de textos impressos ou digitais em qualquer superfície, auxiliando pessoas com algum tipo de deficiência visual, com déficit de atenção e dislexia.

Bibliotecas de SP tem óculos que transformam texto em áudio

Ao todo, 12 bibliotecas receberão 15 unidades do aparelho, sendo que até o momento já foi entregue na Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, no bairro da Água Rasa, na Zona Leste. Na fase de testes, o equipamento será entregue nas unidades Mário de Andrade (Centro), Centro Cultural São Paulo (Zona Sul), Affonso Taunay (Zona Leste), Alceu A. Lima (Zona Oeste), Álvares de Azevedo (Zona Norte), Brito Broca (Zona Norte), Hans Christian Andersen (Zona Leste), Monteiro Lobato (Centro), Mário Schenberg (Zona Oeste), Paulo Duarte (Zona Sul), Paulo Sérgio Millet (Zona Leste) e Viriato Corrêa (Zona Sul).

Leia também: Japonês passa dois anos plantando milhares de flores para esposa cega poder cheirar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O objetivo, porém, é que até 2020 todas as 54 bibliotecas da cidade tenham ao menos um par de óculos, facilitando o acesso à leitura de qualquer um dos 5 milhões de exemplares no acervo e não somente por braile ou áudiolivros.

Em São Paulo, há ainda a BiblioTech Espaço de Leitura, dentro da Unibes Cultural, que é de iniciativa privada. Aberta gratuitamente ao público de terça-feira a domingo, conta também com oito unidades do óculos de leitura em tempo real. O local oferece cerca de 1000 títulos, entre Literatura Universal, Brasileira, Portuguesa, best-sellers, infantojuvenil, autoajuda e outros gêneros.

Bibliotecas de SP tem óculos que transformam texto em áudio

Bibliotecas de SP tem óculos que transformam texto em áudio

Fotos: divulgação/Prefeitura de SP e OrCam MyEye

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,434,652SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Piloto de paramotor espalha sementes durante voos para reflorestar região paulista

Se tudo der certo, Marcelo poderá se orgulhar de reflorestar as marges do ribeirão Baguaçu e dos córregos da zona rural do município.

Padre entrega casa feita com dinheiro do dízimo para família carente

O presbítero Deivid Franklin, 29, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Baraúna, Rio Grande do Norte, publicou um post que rapidamente...

Golfinho sai da água e tasca um selinho em cachorro – veja o vídeo

Definição de fofura atualizada com sucesso! Um selinho entre um cachorro e um golfinho viralizou na internet nos últimos dias. Uma dupla de cães estava navegando...

Após foto em parada de ônibus viralizar, casal ganha presentes e até festa de casamento

Como não tinham dinheiro para pegar um táxi, os recém-casados voltaram para casa de ônibus.

Aos 80, japonês com problemas cardíacos chega ao topo do Everest

O alpinista japonês Yuichiro Miura, de 80 anos e com quatro cirurgias cardíacas no "currículo", alcançou em maio desse ano o topo do Monte Everest,...

Instagram