Bienal do Livro doa 15 mil exemplares aos complexos do Alemão e da Penha, no RJ

0
1332
Bienal doa livros para comunidade

Para incentivar ainda mais a leitura em comunidades carentes, a Bienal do Livro Rio, fez uma doação de cerca de 15,5 mil livros para moradores dos complexos do Alemão e da Penha, ambos na Zona Norte da capital.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bienal do Livro doa livros para comunidades no RJ
Foto: divulgação

Após ir à Bienal do Livro, menina de 13 anos cria biblioteca comunitária no RJ e precisa de ajuda para reformar o espaço. Faça a sua contribuição!

Pedido de morador

A ideia da doação veio depois que um morador do Alemão, Rene Silva, fez um pedido para o projeto dele, “A Voz das Comunidades”.

Rene teve a ideia de realizar uma ”invasão literária” para marcar os 10 anos de ocupação da polícia e a falta de mudanças nas comunidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bienal doa livros para comunidade
Foto: Vozes das Comunidades

A iniciativa do morador acabou mobilizando a organização da Bienal e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que envolveram 22 editoras e autores nesta causa.

Os livros foram entregues no último sábado ao próprio Rene, que vai distribuí-los entre bibliotecas comunitárias da região.

Meta alcançada

A ideia de Rene era conseguir arrecadar 10 mil livros para a comunidade. E foi preciso apenas 3 dias para que a meta fosse batida.

Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal, acha que a adesão do SNEL e das editoras à atitude solidária foi entusiasta e imediata, inclusive com um cuidado na escolha do conteúdo direcionado a diferentes faixas etárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bienal doa livros para comunidade

A Bienal do Livro Rio acredita no direito à leitura e literatura como um meio para a construção da cidadania e de um país melhor. Em tempos difíceis como estes de pandemia, esta ação chega em boa hora trazendo esperança de um futuro melhor para estas comunidades. Que estes livros contribuam para a construção de novas e belas histórias de aprendizagem”, afirma Tatiana.

Parabéns Rene e Tatiana, pelo movimento de levar leitura para as comunidades carentes!

Doações na pandemia

De acordo com relatório emitido agora em outubro, pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), o Brasil se tornou um país muito mais solidário nos últimos meses.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As principais conclusões do documento sobre doações individuais no Brasil apontaram que quase 80% das pessoas realizaram alguma atividade beneficente no último ano e a causa mais popular para doação foi o apoio às organizações religiosas (49%), seguida de apoio a crianças ou jovens (39%).

E é a partir dessa onda de solidariedade, que hoje promovemos o Razões Para Doar. Uma live de 12 horas que trará inúmeras histórias inspiradoras, sobre caridade. Clique no Facebook ou no YouTube para fazer parte desse movimento do bem!

Fonte: Diário do Rio

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.