Binti Jua ficou conhecida em 1996, quando um menino de 3 anos, num descuido dos pais, caiu no fosso dos gorilas no zoológico Brookfield, em Chicago.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No momento da queda, a criança bateu a cabeça e desmaiou. Naquele instante, começava o pânico entre os visitantes do zoológico. As pessoas começaram a gritar quando viram um gorila se aproximando, acreditando que ele pudesse machucar o bebê desfalecido. Ao contrário do que todos imaginavam, Binti Jua, que significa “Filha do Sol Nascente” em Swahili, chegou perto da criança e como uma mãe protetora, segurou-o no colo, afastou os demais gorilas presentes no fosso e se dirigiu até a porta pela qual os tratadores tinham acesso.
Ali, parou e começou embalar a criança até que ouviu o barulho dos cuidadores abrindo a porta. Nesse momento, a gorila de 8 anos deixou carinhosamente o menino deitado no chão e se afastou para que pudessem prestar socorro.
Após o acontecido, iniciou-se um debate a respeito da ação da gorila Binti Jua; se se tratava apenas de um comportamento para o qual ela já fora treinada ou se era uma clara demonstração de empatia animal. As opiniões eram divergentes, entretanto, o primatologista Frans de Waal alegou que a atitude foi uma demonstração de empatia, algo já observado outras vezes no mundo animal, não apenas em meio a grupos de gorilas.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em uma semana com algumas notícias sobre tortura animal, ver imagens como essa são realmente impressionantes.
Caso você saiba de alguém que maltrata animais, você pode chamar a Polícia Militar. E em casos mais complexos, como denúncias de tráfico de animais silvestres, basta ligar na ouvidoria do Ibama e eles encaminham para os órgãos responsáveis: Central de Atendimento 0800-618080.
Fonte: Imagens Históricas | Dica do Denis Oliveira Rodrigues
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.