Uma bióloga tomou uma decisão surpreendente ao adotar uma filhote de veado-bororó. Noela nasceu no dia 24 de dezembro de 2020, no Refúgios de Animais – Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Infelizmente, a mãe de Noela faleceu apenas dois dias após dar à luz. Foi então que a bióloga do Refúgio de Animais, Anna Cecília, assumiu a responsabilidade de cuidar de Noela na sua própria casa pelos próximos dois meses.
Com imenso amor e dedicação, Anna Cecília proporcionou à Noela todo o carinho e proteção necessários em seus primeiros meses de vida. E o principal motivo para a bióloga levar Noela para casa foi sua necessidade de mamar a cada duas horas.

À medida que o tempo passava, Anna Cecília introduzia alimentos sólidos na dieta de Noela, como couve e chicória, preparando-a gradualmente para seu retorno ao Refúgio de Animais.
Leia Mais

Essa jornada não apenas desafiou Anna Cecília, mas também a encheu de gratidão por poder cuidar de uma espécie ameaçada de extinção – o veado-bororó só existe na Região Sul do Brasil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Foi uma experiência incrivelmente única e especial. Já tive a oportunidade de cuidar de outros filhotes antes, mas nunca de uma espécie ameaçada de extinção. Todos os dias, eu a observava, garantindo que estivesse saudável, mamando bem e sem cólicas. Levávamos Noela regularmente a uma clínica para acompanhamento, monitorando seu crescimento e desenvolvimento”, compartilhou.
- Leia também: Rinoceronte cuja espécie está ameaçada de extinção dá à luz um bebê após 8 abortos espontâneos
Nunca foi sua intenção
Anna Cecília jamais pretendeu transformar Noela em um pet. Ao contrário, seu objetivo era prepará-la para que pudesse conviver com sua própria espécie.
Toda essa experiência impactante foi tão marcante para Anna Cecília que ela decidiu eternizá-la, incluindo o desenho de um veado no logotipo de sua empresa.
Reintrodução da Noela
Chegou, então, o tão aguardado dia em que Noela seria reintroduzida ao Refúgio de Animais – Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort.
Uma mistura de ansiedade e emoção pairava no ar. Quando as portas se abriram, Noela foi libertada no recinto. Então, o destino trouxe uma surpresa extraordinária! 😍
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Noela se aproximou de outra veado-bororó que havia dado à luz. As duas se cheiraram, e os rabinhos abanaram, sinalizando que estavam felizes com o encontro que o destino reservou para elas. Noela até conseguiu mamar um pouco do leite da sua mãe adotiva, fortalecendo ainda mais seu vínculo com a natureza.

O objetivo de Anna Cecília, enfim, foi alcançado, e ela não poderia se sentir mais feliz!
“Sou bióloga há 13 anos e esse com certeza é um dos dias mais gratificantes da minha carreira”, destacou.
Cuidados e proteção para animais em situação de vulnerabilidade
O Refúgio dos Animais foi criado em 2010 como resultado da preocupação da Bourbon com a conservação da biodiversidade e a responsabilidade ambiental, o que levou a rede hoteleira, 100% brasileira, a se comprometer em fornecer um ambiente adequado e seguro para animais em situação de vulnerabilidade, alguns em risco de extinção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

O local abriga 92 animais de 22 espécies diferentes, entre elas, saguis, araras, papagaios, sabiás, tucanos, jacarés, serpentes, veados-bororós, jabuti, pavões, e diversos tipos de pássaros.
É importante destacar que os animais recebem cuidados veterinários, alimentação adequada e espaços que simulam seus habitats naturais. O Refúgio dos Animais promove ainda pesquisas científicas e colabora com instituições especializadas no manejo e conservação da vida selvagem.


O espaço, que possui parceria com órgãos ambientais e licença emitida pelo IAT (Instituto Água e Terra) e IBAMA, conta com uma veterinária, uma bióloga especialista em bem-estar ambiental (sim, a bióloga é a Anna Cecília) e um cuidador exclusivo do Refúgio, para que os animais tenham uma excelente qualidade de vida.
O foco não é buscar exposição ou entretenimento para o público, mas sim preservar a fauna, promover a conscientização ambiental e fomentar o respeito pelos animais.

As espécies abrigadas no Refúgio dos Animais podem variar ao longo do tempo, já que novos animais podem ser resgatados e outros podem ser reintegrados ao seu habitat natural após a reabilitação.
Belíssimo trabalho, Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. Amamos conhecer! 💚

Quer mais uma linda (e divertida) história de amor pelos animais? Dá o play!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.