Em reconhecimento ao seu trabalho em prol da preservação das araras-azuis, a bióloga brasileira Neiva Guedes, 58, acaba de entrar para o seleto “hall da fama” da ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas que se destina a promover a empoderamento da mulher e igualdade de gênero.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Já faz quase quarenta anos que Neiva estuda o comportamento da espécie, que é 100% brasileira. Seus estudos levaram ela a fundar o Instituto Arara Azul, fundação que desenvolve técnicas para a criação de ninhos artificiais em condições perfeitas para que essas aves se reproduzam.
Leia Mais
Neiva está concorrendo na categoria Cientista/Pesquisador(a), do Prêmio Razões Para Acreditar, premiação que destaca histórias de pessoas reais. Clique aqui e vote!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além de trazer uma conscientização muito necessária sobre a espécie, Neiva se diz orgulhosa em poder realizar as mudanças e ter o reconhecimento do trabalho.
Trabalho de conscientização
Para a bióloga, é fundamental abordar a preservação de espécies, principalmente para os mais jovens.
Seu trabalho de uma vida é voltado para a conscientização da população contra a caça ilegal da arara-azul, bem como sobre as mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global e o desmatamento em alta escala, dado que a ave se reproduz apenas quando encontram boas cavidades naturais nos troncos das árvores, algo cada vez mais raro, principalmente em áreas urbanizadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Hall da Fama da ONU
Além de integrar o hall de grandes mulheres cientistas da ONU, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, Neiva também virou personagem de história em quadrinhos da Turma da Mônica, que é parceira da organização.
No último dia 11 de fevereiro, data que celebra o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, Neiva foi homenageada com um “card” especial das Nações Unidas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A bióloga nasceu em Ponta Porã (MS), é mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia.
Além disso, atua como pesquisadora e professora do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp e presidente do Instituto Arara Azul, que existe há 30 anos.
Muito orgulho, Neiva. Parabéns pelo trabalho extraordinário!
Fonte: The Greenest Post
Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.