Biólogo indonésio cria sacola plástica solúvel em água

Kevin Kumala, biólogo de Bali, na Indonésia, criou a solução para um dos maiores problemas relacionados à poluição mundial: o pesquisador inventou uma sacola biodegradável feita de amido de mandioca. Para mostrar que o produto é “inofensivo para animais marinhos”, o inventor chegou a dissolver a sacola e a bebeu durante uma apresentação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia de criar o produto ecológico surgiu quando o cientista estava em um bar com um amigo e viu motociclistas usando capas de chuva. Ele pensou que aquelas capas seriam usadas poucas vezes e logo seriam descartadas, sem nunca se decompor. Junto com o amigo, Kumala passou a estudar bioplásticos e se inspirou em materiais à base de amido de milho e de soja. A sacola criada por ele é feita de mandioca, óleo vegetal e resinas orgânicas.

Leia também: Como uma tatuagem foi capaz de mudar a minha vida

Para comprovar que seu produto não deixava vestígios de resíduos tóxicos, o biólogo bebeu a sacola. “Queria mostrar que este bioplástico seria tão inofensivo para animais marinhos que um humano poderia beber”, disse Kumala em entrevista à CNN. “Sabia da segurança do produto, pois a sacola passou por um teste de toxicidade oral”.

O biólogo transformou sua ideia em negócio em 2014, ao criar a companhia Avani Eco. Hoje, a empresa vende sacolas e capas de chuva feitas de mandioca, além de outros produtos para restaurante como talheres e copos feitos de amido de milho, bagaço de cana de açúcar e à base de outras plantas. Veja a demonstração no vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: PopTime/Twitter

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,089,429SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Chega de Descaso: ONG oferece assessoria jurídica para garantia do direito à saúde

Movimento Chega de Descaso: uma iniciativa louvável e necessária!

Mulher vende álcool em gel da ‘Cardi B’ após ser demitida por conta do coronavírus

Uma mulher demitida por conta do surto de coronavírus no estado do Rio de Janeiro deu uma aula de criatividade ao transformar um meme...

MIT e C6 Bank firmam parceria para ensinar jovens a criar aplicativos em até 30 minutos

O projeto, batizado de MIT-Brazil App Inventor por C6 Bank, terá início em janeiro de 2020, quando alunos do MIT virão a São Paulo para formar os multiplicadores.

Mulher com doença óssea desafia limites e encontra nova maneira de tocar violino

Porque limites foram feitos para serem ultrapassados e a história da talentosíssima Gaelynn Lea Tressler, de Minnesota (EUA) mostra isso! Ela nasceu com um distúrbio...

Jovem maquiadora vai às lágrimas em encontro surpresa com doadores de vaquinha

Ela é batalhadora, ela é talentosa! Linda eu nem preciso dizer. A Rebeca dos Santos, 22 anos, de Salvador (BA), arrasa nas makes artísticas,...

Instagram

Biólogo indonésio cria sacola plástica solúvel em água 4