Biólogo da Indonésia cria sacola de amido de mandioca que se dissolve na água

Se um dia você for a algum supermercado de Bali, na Indonésia, e lhe derem esta sacolinha, provavelmente você vai achar que é uma sacola de plástico como a que usamos no Brasil. Até descobrir que é uma sacola biodegradável, feita de amido de mandioca e que se dissolve na água.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A sacola não é tóxica e pode ser reciclada como papel, de acordo com uma matéria do Catraca Livre. Para provar que a sacola é especial, seu inventor, o biólogo Kevin Kumala, vire e mexe aparece em vídeos dissolvendo um pedaço da sacola em um copo de água morna – PRONTO PARA BEBÊ-LA EM SEGUIDA.

É isso aí: as sacolas dissolvem-se apenas em água morna. Você pode carregar suas compras debaixo da chuva tranquilamente. Elas não vão te deixar na mão no meio da rua. Cada sacolinha suporta até 3 kg e custa 1 real (ou 450 rupias indonésias).

sacola amido mandioca

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já na natureza, o produto, que é customizável, dissolve-se em questão de meses, ao contrário das sacolinhas tradicionais, feitas de produtos derivados do petróleo e que demoram centenas de anos para se decompor – tempo suficiente para poluir o meio ambiente com suas substâncias tóxicas. E a gente nem falou dos riscos que ela representa para os animais, como os peixes que ‘comem’ as sacolas nos oceanos e morrem sufocados.

sacola amido mandioca
As sacolinhas de amido de mandioca são customizáveis

Além das sacolinhas, a empresa Avani produz outros itens de primeira utilidade ecofriendly: talheres, copos e embalagens para comida, feitos com fibra de cana-de-açúcar ou madeira certificada, e que são vendidos para hotéis e restaurantes.

A novidade mais recente é uma tigela para salada, produzida com amido de milho, que é biodegradável e compostável.

sacola amido mandioca

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ilha mais procurada na Indonésia por turistas do mundo inteiro está mesmo disposta a combater o consumo de sacolas de plástico tóxicas e todos os problemas decorrentes dele. Duas jovens da ilha criaram o projeto Bye Bye Plastic Bags.

sacola plástico
Tchau sacolas de plástico!

Com iniciativas como a da Avani e das duas garotas, o governo local se prepara para acabar com as sacolinhas plásticas este ano.

crédito das fotos: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,964SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Como hotéis estão reduzindo o impacto ambiental de suas instalações

Tudo isso faz parte do Planet 21, compromisso global que envolve toda a rede Accor em iniciativas sustentáveis, envolvendo equipe interna e comunidade.

Clínica promove bloquinho de rua para crianças especiais

Os pequenos pacientes de terapia neuromotora do Centro Goiano de Reabilitação Neurofuncional (CGRN) pularam Carnaval! Mesmo com as chuvas que caíram em Goiânia (GO), no...

Cuba desenvolve importante vacina contra o câncer de pulmão

Diretamente de Cuba uma notícia muito animadora do universo da medicina: uma vacina contra o câncer de pulmão. A Cimavax, segundo o MedicalDaily, não previne...

Empresa oferece a mães colaboradoras sala de amamentação

Iniciativa integra projetos voltados às mães da Kimberly-Clark, com direito a amamentarem seus filhos neste espaço até os 12 meses e ainda levar acompanhante em viagens a trabalho com tudo pago pela companhia.

Colégio no Paraná constrói muro na forma de livros

O Colégio Evangélico Martin Luther, em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, construiu o muro da instituição na forma de livros. Diretor do colégio, Ildemar Kanitz...

Instagram

Biólogo da Indonésia cria sacola de amido de mandioca que se dissolve na água 4