Bitucas de cigarro viram adubo que ajuda a grama a crescer mais rápido

Com uma estimativa de 766.571 toneladas de bitucas de cigarro descartadas que entram no meio ambiente todos os anos, várias instituições tem tentado encontrar soluções para o que fazer com tanto resíduo gerado pelos cigarros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um deles é a Cigarette Waste Brigade da Terracycle, que aproveita o lixo gerado pelos fumantes em comunidades em todo os EUA e Canadá, e tem provado ser vantajoso tanto para o ambiente quanto financeiramente: instalações de tratamento especial separam e transformam em adubos os materiais orgânicos a partir das bitucas e derretem o plástico restante em pastilhas, que são usadas ​​para a construção de bancos de jardim, pallets industriais, e assim por diante.

Bitucas de cigarro viram adubo no Paraná

Sabemos que quanto mais o lixo for reaproveitado, virar matéria-prima para um outro produto: melhor! E a tecnologia tem mostrado que é possível dar uma nova utilidade a quase tudo: as bitucas de cigarro são um exemplo disso.

14 empresas de Curitiba, no Paraná, aderiram ao programa Bituca Zero da empresa de soluções ambientais Ecocity, e instalaram lixeiras em forma de cigarro nas áreas de fumante.

Segundo o site da empresa, o Bituca Zero “foi criado na tentativa de minimizar os efeitos dos resíduos do cigarro no meio ambiente. Diariamente, milhões de bitucas são descartadas em ruas, praças, e em nossos rios, poluindo e sujando nossas cidades. Parte desse descarte inadequado, se da pela falta de coletores específicos para o resíduo e da ausência de políticas públicas. O programa tem foco na educação ambiental e na gestão de resíduos, atende o ciclo completo da bituca, desde a implantação de coletores especialmente desenvolvidos,  a coleta semanal com logística planejada e o encaminhamento para o processo de reciclagem.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As bitucas entram na composição de um adubo que faz a grama crescer rapidamente, ele é usado em obras de contenção de encostas, por exemplo. Roberto Façanha, proprietário da empresa, diz que lixo não pode ser considerado problema. Assista à reportagem:

O filtro(acetato de celulose), junto com outros resíduos frutos da compostagem, se transformam em uma biomassa que aplicada sobre áreas degradadas(encostas de estradas e outros passivos ambientais), serve de base para projetos de hidrossemeadura, recompondo esses espaços. Os restos de fumo e o papel, após sua biodecomposição, são utilizados sobre a hidrossemeadura com agentes fertilizantes.

bitucas de cigarro viram adubo bitucas de cigarro bitucas de cigarro

No vídeo abaixo, mostra como descartar corretamente:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já mostramos aqui no RPA algumas outras brigadas de reciclagem de produtos, como o da esponja de lavar louça (relembre aqui) e das embalagens de cremes e loções (aqui).

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,636,434SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Youtuber paraguaio constrói casa para seus pais publicando vídeos de receitas típicas

Os pais trabalham duro para dar o melhor aos filhos. Em alguma fase da vida, os papéis se invertem e cabem aos filhos cuidar...

Uma loja brasileira que dá roupas de graça para moradores de rua

A Street Store apesar de ter tido uma edição em São Paulo no Largo da Batata é uma iniciativa que foi importada da África...

Associação de moradores distribui comedouros comunitários para animais em Jericoacoara (CE)

Além de alimentar, a associação castra os animais para o controle de natalidade. Segundo a coordenadora da Jeri Sobre Patas, Carla Souza, foram castrados 600 animais desde a criação da associação, em 2012.

Crianças compartilham sua (hilária) visão de mundo sobre as profissões de seus pais

Uma das qualidades mais admiráveis e genuínas das crianças é sua sinceridade. Elas não têm barreiras e conseguem dizer o que pensam 'na lata',...

Estudantes vão ao Centro do Rio para remover marcas de protesto feitas por vândalos

Estudantes que participaram da manifestação no Centro do Rio na noite desta segunda-feira (17) começaram a chegar ao entorno da Assembleia Legislativa do Rio de...

Instagram