Com uma estimativa de 766.571 toneladas de bitucas de cigarro descartadas que entram no meio ambiente todos os anos, várias instituições tem tentado encontrar soluções para o que fazer com tanto resíduo gerado pelos cigarros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um deles é a Cigarette Waste Brigade da Terracycle, que aproveita o lixo gerado pelos fumantes em comunidades em todo os EUA e Canadá, e tem provado ser vantajoso tanto para o ambiente quanto financeiramente: instalações de tratamento especial separam e transformam em adubos os materiais orgânicos a partir das bitucas e derretem o plástico restante em pastilhas, que são usadas para a construção de bancos de jardim, pallets industriais, e assim por diante.
Bitucas de cigarro viram adubo no Paraná
Sabemos que quanto mais o lixo for reaproveitado, virar matéria-prima para um outro produto: melhor! E a tecnologia tem mostrado que é possível dar uma nova utilidade a quase tudo: as bitucas de cigarro são um exemplo disso.
- Mulheres explicam o câncer de ovário e lutam pela prevenção precoce da doença
- A história de ‘A Bela e a Fera’ é uma grande metáfora sobre a AIDS
- Casal junto há 37 anos sempre se veste com incríveis looks combinados no Japão
14 empresas de Curitiba, no Paraná, aderiram ao programa Bituca Zero da empresa de soluções ambientais Ecocity, e instalaram lixeiras em forma de cigarro nas áreas de fumante.
Leia Mais
Segundo o site da empresa, o Bituca Zero “foi criado na tentativa de minimizar os efeitos dos resíduos do cigarro no meio ambiente. Diariamente, milhões de bitucas são descartadas em ruas, praças, e em nossos rios, poluindo e sujando nossas cidades. Parte desse descarte inadequado, se da pela falta de coletores específicos para o resíduo e da ausência de políticas públicas. O programa tem foco na educação ambiental e na gestão de resíduos, atende o ciclo completo da bituca, desde a implantação de coletores especialmente desenvolvidos, a coleta semanal com logística planejada e o encaminhamento para o processo de reciclagem.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As bitucas entram na composição de um adubo que faz a grama crescer rapidamente, ele é usado em obras de contenção de encostas, por exemplo. Roberto Façanha, proprietário da empresa, diz que lixo não pode ser considerado problema. Assista à reportagem:
O filtro(acetato de celulose), junto com outros resíduos frutos da compostagem, se transformam em uma biomassa que aplicada sobre áreas degradadas(encostas de estradas e outros passivos ambientais), serve de base para projetos de hidrossemeadura, recompondo esses espaços. Os restos de fumo e o papel, após sua biodecomposição, são utilizados sobre a hidrossemeadura com agentes fertilizantes.
No vídeo abaixo, mostra como descartar corretamente:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Já mostramos aqui no RPA algumas outras brigadas de reciclagem de produtos, como o da esponja de lavar louça (relembre aqui) e das embalagens de cremes e loções (aqui).
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
PROGRAMA BITUCA ZERO: mais de 6 milhões reutilizados em projetos de hidrossemadura em todo o Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=ZvIcHFvnOgw
Demais Roberto!!!
Comments are closed.