Bitucas de cigarro viram adubo que ajuda a grama a crescer mais rápido

Com uma estimativa de 766.571 toneladas de bitucas de cigarro descartadas que entram no meio ambiente todos os anos, várias instituições tem tentado encontrar soluções para o que fazer com tanto resíduo gerado pelos cigarros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um deles é a Cigarette Waste Brigade da Terracycle, que aproveita o lixo gerado pelos fumantes em comunidades em todo os EUA e Canadá, e tem provado ser vantajoso tanto para o ambiente quanto financeiramente: instalações de tratamento especial separam e transformam em adubos os materiais orgânicos a partir das bitucas e derretem o plástico restante em pastilhas, que são usadas ​​para a construção de bancos de jardim, pallets industriais, e assim por diante.

Bitucas de cigarro viram adubo no Paraná

Sabemos que quanto mais o lixo for reaproveitado, virar matéria-prima para um outro produto: melhor! E a tecnologia tem mostrado que é possível dar uma nova utilidade a quase tudo: as bitucas de cigarro são um exemplo disso.

14 empresas de Curitiba, no Paraná, aderiram ao programa Bituca Zero da empresa de soluções ambientais Ecocity, e instalaram lixeiras em forma de cigarro nas áreas de fumante.

Segundo o site da empresa, o Bituca Zero “foi criado na tentativa de minimizar os efeitos dos resíduos do cigarro no meio ambiente. Diariamente, milhões de bitucas são descartadas em ruas, praças, e em nossos rios, poluindo e sujando nossas cidades. Parte desse descarte inadequado, se da pela falta de coletores específicos para o resíduo e da ausência de políticas públicas. O programa tem foco na educação ambiental e na gestão de resíduos, atende o ciclo completo da bituca, desde a implantação de coletores especialmente desenvolvidos,  a coleta semanal com logística planejada e o encaminhamento para o processo de reciclagem.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As bitucas entram na composição de um adubo que faz a grama crescer rapidamente, ele é usado em obras de contenção de encostas, por exemplo. Roberto Façanha, proprietário da empresa, diz que lixo não pode ser considerado problema. Assista à reportagem:

O filtro(acetato de celulose), junto com outros resíduos frutos da compostagem, se transformam em uma biomassa que aplicada sobre áreas degradadas(encostas de estradas e outros passivos ambientais), serve de base para projetos de hidrossemeadura, recompondo esses espaços. Os restos de fumo e o papel, após sua biodecomposição, são utilizados sobre a hidrossemeadura com agentes fertilizantes.

bitucas de cigarro viram adubo bitucas de cigarro bitucas de cigarro

No vídeo abaixo, mostra como descartar corretamente:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já mostramos aqui no RPA algumas outras brigadas de reciclagem de produtos, como o da esponja de lavar louça (relembre aqui) e das embalagens de cremes e loções (aqui).

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Bitucas de cigarro viram adubo que ajuda a grama a crescer mais rápido 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,075,725SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Policial ajuda mulher a terminar corrida: “Não vamos deixar você só!”

A policial não deixou a mulher desistir no meio da corrida: “Você não vai parar porque vou com você até o fim”.

Máquina no metrô de SP permite trocar embalagens de xampu por créditos no celular

A marca Seda iniciou uma ação sensacional neste mês de outubro, a empresa colocou a disposição das pessoas uma máquina, na estação República do metrô de...

Policiais ajudam mulher que precisava de fraldas descartáveis para seu pai idoso em SP [VÍDEO]

Um grupo de policiais militares de São Paulo atendeu à solicitação de uma senhora que precisava de fraldas descartáveis e lenços umedecidos para seu...

Mesmo com câncer, Fabi não adia o lindo casamento com Mari

Caros, recebemos esse vídeo da Mari, sobre o casamento com a Fabi. Não vou falar muito, transpus o texto na íntegra: Meu nome é Marianna...

Bombeiros voluntários resgatam cachorro preso dentro de tubulação subterrânea no RS [VIDEO]

Um grupo de bombeiros voluntários de Balneário Pinhal (RS) precisou correr contra o tempo para resgatar um cachorro que ficou preso dentro de um...

Instagram

Bitucas de cigarro viram adubo que ajuda a grama a crescer mais rápido 3