“Borrachalioteca” com mais de 12 mil livros fomenta a prática da leitura em cidade mineira

0
2063

É interessante pensar nas diversas possibilidades que a leitura pode nos proporcionar. E de onde menos se espera, aparecem iniciativas incríveis que fomentam a prática da leitura, e nos fazem lembrar do prazer que é ler um bom livro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De um lado, uma borracharia, do outro, uma biblioteca. Criada em 2002, no bairro Caieira, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Borrachalioteca foi uma ideia do estudante Marcos Túlio Damascena.

Ele começou oferecendo livros para os clientes do seu pai. Na época, Marcos tinha apenas 70 obras. Hoje, o acervo conta com mais de 12 mil livros para empréstimo à comunidade, de graça.

A-Borrachalioteca

A biblioteca tem uma área própria e outras unidades foram inauguradas entre 2008 e 2010 na região: a sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infanto-juvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O último é um trabalho muito especial. Ouvi de um detento que a biblioteca era como uma janela para o mundo”, diz Marcos Túlio. “O livro muda uma pessoa. Também é a melhor forma de propagar conhecimento”.

Com informações do Hoje em Dia

Leia também: Adorável biblioteca sobre rodas leva livros para crianças na Itália que não tem acesso à leitura

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.