É interessante pensar nas diversas possibilidades que a leitura pode nos proporcionar. E de onde menos se espera, aparecem iniciativas incríveis que fomentam a prática da leitura, e nos fazem lembrar do prazer que é ler um bom livro.
De um lado, uma borracharia, do outro, uma biblioteca. Criada em 2002, no bairro Caieira, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a “Borrachalioteca” foi uma ideia do estudante Marcos Túlio Damascena.
Ele começou oferecendo livros para os clientes do seu pai. Na época, Marcos tinha apenas 70 obras. Hoje, o acervo conta com mais de 12 mil livros para empréstimo à comunidade, de graça.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A biblioteca tem uma área própria e outras unidades foram inauguradas entre 2008 e 2010 na região: a sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infanto-juvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará.
“O último é um trabalho muito especial. Ouvi de um detento que a biblioteca era como uma janela para o mundo”, diz Marcos Túlio. “O livro muda uma pessoa. Também é a melhor forma de propagar conhecimento”.
Com informações do Hoje em Dia
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Adorável biblioteca sobre rodas leva livros para crianças na Itália que não tem acesso à leitura