Pós-pandemia: O Boticário adota home office permanente e modelo híbrido de trabalho para funcionários

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto de Covid-19 como pandemia, em março de 2020, as empresas e o mercado de trabalho como um todo passaram por grandes transformações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Muita gente passou a trabalhar em casa, a partir de um modelo conhecido como home office (ou trabalho remoto), que exige apenas algumas ferramentas, como o telefone ou computador e acesso à internet.

Essa mudança, que atingiu milhões de brasileiros, tem como ponto positivo a redução de custos financeiros e claro, menos contato direto entre as pessoas em tempos de pandemia.

boticário adota home office permanente

O Grupo Boticário, por exemplo, uma das maiores fabricantes de cosméticos do mundo (com cerca de 12 mil funcionários) colocou 44% do quadro em home office no início da crise de Covid-19.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um ano depois dessa decisão, a empresa notou que seria possível continuar exercendo suas atividades de um jeito diferente e anunciou que adotará 3 modelos ao mesmo tempo: “presencial para funcionários das fábricas, centros de distribuição e lojas físicas; home office permanente para empregados que não precisam de equipamentos da empresa e trabalho híbrido para quem precisa utilizar espaços do Boticário em alguns momentos (como o pessoal de pesquisa e desenvolvimento e de tecnologia)”.

boticário adota home office permanente

“Nossas conversas dentro de casa e os feedbacks que recebemos mostram que não dava para voltar a como era antes da pandemia. Precisamos de flexibilidade e temos que tratar as pessoas de acordo com suas diferenças”, disse Sandro Bassili, vice-presidente de pessoas do Grupo Boticário. “Vamos tentar manter o melhor dos dois mundos, virtual e físico. Não perdemos colaboração, mas as pessoas sentem falta do olho no olho. Por isso, teremos momentos presenciais de encontro no pós-pandemia, como visitas à fábrica e reuniões de planejamento, por exemplo.”

Home office gera mais oportunidades

Dando mais valor ao trabalho remoto, o Boticário está contratando profissionais de todo o Brasil para vagas à distância. Na área de tecnologia, por exemplo, que aumentou em 5 vezes o número de pessoas neste ano, 20% dos empregados já moram em cidades em que a empresa não tem escritório.

“Não é preciso estar em São Paulo ou Curitiba, podemos encontrar talentos em outros polos, como Fortaleza e Recife, que são referências em tecnologia, ou no interior. Isso traz diversidade, porque não obriga as pessoas a morar nos grandes centros. Vamos onde o talento está”, diz Sandro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

boticário adota home office permanente

Para medir se o modelo de trabalho realmente está garantindo o bem-estar dos funcionários, o Boticário abre as chamadas “pesquisas de clima semanais” para receber feedbacks dos colaboradores.

Toda semana, cerca de 6 mil pessoas respondem o questionário. Até aqui, já foram colhidos mais de 75.000 feedbacks – 15 em cada 20 dos quais respondidos pelos líderes. “Nada está escrito em pedra. Faremos os ajustes no modelo para acertar”, afirma Sandro.

Mantendo a cultura da empresa viva

O trabalho remoto preocupa algumas empresas, que temem em perder a cultura e a história do negócio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para Sandro, isso depende de outros fatores, além do simples bate-papo de escritório. “A gente preserva cultura sendo coerente na tomada de decisão. Não é só o cafezinho. Na realidade, as pessoas têm medo de perder o comando e controle”.

boticário adota home office permanente

Assim, o Boticário preza que as equipes que estão em home office tenham mais flexibilidade na tomada de decisões.

“Não dá para desassociar o modelo de gestão do modelo de trabalho. Se uma área está em trabalho ágil, a liderança tem que estar comprometida com os OKRs e com o trabalho assíncrono. Se uma área precisa de uma rotina mais rígida, como nas fábricas, a gestão tem que seguir isso. Não tem certo nem errado, são só modelos diferentes. Para funcionar, todas as engrenagens tem que estar encaixadas”, completou Sandro.

Veja também:

Fonte: Você RH
Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,848SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulheres em situação de rua ministram aulas de inglês pela internet

Você aprende inglês e, de quebra, ajuda mulheres em situação de rua a melhorar de vida,

Empresa dá lição aos pais que desencorajam garotas nas áreas de exatas

Vocês já pararam para pensar por que há menos mulheres cientistas do que homens? Se meninos e meninas gostam tanto de dinossauros quando crianças ou de...

Senhorinha de 91 anos emociona ao narrar como conheceu o amor de sua vida no trem

Na correria do dia a dia, a gente não se dá conta do tempo passando e por vezes estamos mais vidrados na tela do...

Mineira costura e distribui próteses mamárias de graça a mulheres com seios removidos

A mineira Luciana Caldas, 51 anos, já perdeu as contas de quantas mulheres ela ajudou nos últimos 26 anos. Proprietária de uma loja de lingeries...

National Geographic oferece acervo para reconstrução do Museu Nacional

A National Geographic Society ofereceu recursos financeiros e itens de seu acervo para reconstrução do Museu Nacional.

Instagram

Pós-pandemia: O Boticário adota home office permanente e modelo híbrido de trabalho para funcionários 3