Brasil fica entre os dez países que mais cresceram na produção de energia solar em 2020

O Brasil ficou em nono lugar no ranking mundial de potência anual adicionada de fonte solar fotovoltaica em 2020, segundo o mapeamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O cruzamento de dados feitos com a IEA PVPS (International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme), coloca o país neste top 10 pela segunda vez.

Segundo o levantamento de 2020, o Brasil instalou 3.152,9 megawatts de fonte solar fotovoltaica, sendo 80% desses megawatts em sistemas de geração distribuída. Os dados incluem pequenos sistemas residenciais, assim como grandes usinas de produção de energia elétrica.

De acordo com o site Ciclo Vivo, a energia solar movimentou no Brasil R$ 15,9 bilhões em novos investimentos só em 2020. Estima-se que cerca de 100 mil empregos foram criados pela indústria durante o ano passado. Como comparação, entre 2012 e 2020 o acumulado de novos empregos chegou a 236 mil.

Campo de painéis de energia solar
Campo Solar Pirapora, em Minas Gerias. Foto: divulgação/BNDES

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o Brasil tem capacidade de ser um dos maiores geradores de energia solar do mundo. Leis e investimentos públicos podem acelerar o protagonismo brasileiro na área.

“O país está em vias de votar o Projeto de Lei nº 5.820/2109, que cria o marco legal da geração própria de energia renovável, que poderá trazer R$ 139 bilhões em novos investimentos ao país até 2050, além de mais de 1 milhão de novos empregos nos próximos anos.”

Vietnã é uma das surpresas do ranking de 2020

Com sua imensa capacidade industrial, a China liderou o ranking de potência anual adicionada, seguido pelos Estados Unidos. O ‘intruso’ aparece no terceiro lugar com o Vietnã, que apresentou um grande crescimento em sua capacidade de energia solar no ano passado.

O Brasil, por sua vez, esteve no décimo lugar em 2017, 11º em 2018 e 12º em 2019. Com sol para dar e vender durante o ano inteiro nos quatro cantos do país, especialistas esperam maiores investimentos para o setor. 🌞💡


Quer conhecer mais histórias positivas? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Brasil fica entre os dez países que mais cresceram na produção de energia solar em 2020 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,967,657SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pixote canta “Galinha Pintadinha” com criança que subiu ao palco para pedir música [VIDEO]

Um vídeo para deixar o coração quentinho ❤️ Durante um show do cantor Pixote, uma criança subiu ao palco para fazer um pedido muito especial! O...

Empresa faz troca de lixo por créditos no bilhete único e no Uber

Em nome da sustentabilidade e de um projeto de futuro que priorize a reciclagem e a renovabilidade do lixo produzido pela sociedade, diversas iniciativas...

Consumidores pagam cerveja Corona com plástico reciclável na semana mundial dos oceanos

Cerca de oito milhões de toneladas de plástico chega aos oceanos a cada ano, poluindo esses ambientes e colocando em risco a vida marinha....

Final de briga entre adolescentes comove internautas nas redes sociais

“Apertem as mãos, irmão. É o único jeito que me fará ir. Ele vai apertar a sua mão. Ofereça a mão de novo”, disse o jovem muçulmano que separou a briga.

Instagram

Brasil fica entre os dez países que mais cresceram na produção de energia solar em 2020 3