Desempenho histórico! ?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Brasil ganhou 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática, que aconteceu este ano em Oslo, na Noruega.
A competição, apelidada de “IMO”, é um dos maiores torneios de ciências exatas do mundo a nível estudantil.
Além das 5 medalhas, o Brasil ganhou uma menção honrosa. Os resultados foram anunciados na última quinta-feira (14).
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quem trouxe as medalhas de ouro para casa foram os estudantes Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP), e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG).
O carioca Rodrigo Salgado Domingos Porto levou a prata, enquanto as medalhas de bronzes foram conquistadas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO), e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP).
Também tivemos uma menção honrosa para João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE). A distinção é oferecida ao competidor que obteve um desempenho digno de reconhecimento e aplausos dos demais colegas.
Com o apoio dos professores Régis Prado Barbosa e Rafael Kazuhiro Miyazaki, a equipe conseguiu trazer resultados muito satisfatórios, como esperado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para Régis, esse desempenho é reflexo de muito treinamento, dedicação e amor à Matemática. “Estamos muito felizes com o desempenho, porque conseguir dois ouros no mesmo ano significa uma mudança de nível. Isso mostra que nossa preparação deu frutos. O objetivo é voar cada vez mais alto”, disse.
Em entrevista ao portal do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, diretor-geral da entidade, também comemorou o resultado.
“Nossos representantes na IMO 2022 e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que promove a participação do Brasil, estão de parabéns por este excelente resultado, que demonstra a força do talento matemático entre os nossos jovens!”, afirmou.
Processo de qualificação
A equipe brasileira que competiu na IMO foi selecionada a partir dos vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que já é difícil e desafiadora por si só (quem fez, sabe do que eu estou falando).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Agora, além de serem os melhores estudantes de Matemática do nosso país, esses jovens se tornaram reconhecidos internacionalmente e trouxeram prestígio para o Brasil!
“A cada ano, a equipe termina com uma formação ainda mais sólida. Para melhorar nossos resultados, temos importantes apoios, inclusive do IMPA e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o que nos permite manter a matemática brasileira destacada a nível mundial”, comemorou Edmilson Luis Rodrigues Motta, coordenador acadêmico da OBM.
A Olimpíada Internacional de Matemática é super tradicional, e vem sendo realizada ano após ano desde 1959, premiando estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países.
Até aqui, o Brasil já conquistou 152 medalhas – 13 de ouro, 53 de prata e 86 bronze (além de 35 menções honrosas).
Neste ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO.
Fonte: IMPA
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.