Brasil conquista o 3º lugar na ‘Copa do Mundo de Física’

A seleção brasileira de futebol não conquistou a Copa do Mundo, sequer ficou entre as quatro melhores seleções do torneio. Na ciência, surpreendentemente, a realidade é melhor, digamos, histórica: o Brasil conquistou o 3º lugar na ‘Copa do Mundo de Física’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) levaram o Brasil ao pódio no International Physicists’ Tournament (IPT), um torneio mundial de Física. A competição aconteceu entre os dias 1 e 8 de abril, também na Rússia, na capital Moscou. O Brasil ficou dividiu o pódio com a França (2º lugar) e a Suíça (1º lugar).

Os competidores tiveram que resolver as questões propostas pela organização do torneio em diferentes níveis. O estudante de Física André Juan, 20 anos, integrante da equipe, explica melhor pra gente. “Isto é, explicar os fenômenos envolvidos, fazer modelos teóricos, fazer experimentos, etc.”

A edição deste ano contou com 21 equipes, de 20 países (a Rússia competiu com duas esquipes). Como tinham apenas 18 vagas, foi realizada uma pré-seleção e, no final, 16 equipes puderam participar da competição menos badalada do que a Copa do Mundo… de futebol.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe brasileira só conseguiu marcar presença na competição graças a um financiamento coletivo, como na edição do ano passado. Uma realidade triste, mas muito comum nas universidades públicas do Brasil, que pouco investem, ou investem bem menos do que deveriam, nos nossos talentos.

Não houve interesse de empresas em patrociná-los, e a ajuda da UFABC foi em forma do chamado “Auxílio Evento”, que cobriu apenas uma parte do deslocamento até a Rússia.

Chega a ser gritante, e difícil de aceitar, a diferença de investimento público no futebol e na ciência e tecnologia, duas áreas que deveriam ser prioridades do Estado.

O resultado não corresponde ao investimento, longe disso: em campo, o Brasil perdeu de novo; nos laboratórios, apesar dos contratempos, o país conquistou um resultado inédito – é a primeira vez que pesquisadores brasileiros conseguem esse feito!

Futebol é esporte, festa, é diversão, e não faz mal a ninguém! Mas, ciência e tecnologia são necessárias, urgentes, estabelecem as bases para o futuro, e também não fazem mal a ninguém, quer dizer, para algumas pessoas fazem mal, sim: só isso para explicar os cortes de investimento público nessas áreas, que entra ano, sai ano, sempre acontecem, uma porta de saída escancarada para os pesquisadores brasileiros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: IPT – Brasil/Facebook/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Brasil conquista o 3º lugar na 'Copa do Mundo de Física' 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,967,657SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ex-morador de rua, cabeleireiro oferece cortes gratuitos a pessoas carentes

Hoje aos 33 anos, Rafael Soares da Câmara morou nas ruas de São Paulo por quatro anos até ser acolhido por um casal de...

Supermercado disponibiliza gratuitamente alimentos para quem tem fome

Segundo o IBGE, mais de 14 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Pensando nesse problema, o supermercado Royal, na cidade...

Fotógrafa se especializou capturar bebês dormindo sorrindo

A fotógrafa Sandi Ford tem um estúdio fotográfico, e recentemente escreveu para o site Bored Panda contando sobre sua especial habilidade de capturar bebês...

Jovem de 27 anos adota adolescente de 18 que tinha relacionamento difícil com família biológica

Elas têm idade para ser irmãs, você deve achar, mas são mãe e filha. A Juliana tinha 27 anos quando adotou a Maria Eduarda,...

Projeto coloca juízes para trabalhar como faxineiros por um dia: “empatia é essencial”

Uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Rio do Janeiro convida juízes e desembargadores que julgam processos trabalhistas a passarem por um treinamento...

Instagram

Brasil conquista o 3º lugar na 'Copa do Mundo de Física' 3