Após alguns anos de estudos de viabilidade, o Brasil receberá a construção da primeira estação de geração de energia através de resíduos indesejáveis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Lixo e esgoto serão matéria-prima para uma usina de geração de biogás no Paraná, convertendo esses materiais em eletricidade que abastecerá as casas da região.
Leia também: Fábrica da Electrolux em São Carlos reduz em 99% o envio de resíduos orgânicos para aterro
Com a concessão de licença por parte do Instituto Ambiental do Paraná à empresa CS Bioenergia, a usina, quando em plena capacidade de funcionamento, produzirá cerca de 2,8 megawatts de eletricidade, abastecendo duas mil casas paranaenses, ou dez mil pessoas.
Leia Mais
Para a produção de energia, caminhões serão responsáveis por transportar toneladas de esgoto e lixo bruto para a usina todos os meses, além do biogás, biofertilizante necessário para a conversão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os detritos serão desviados de estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários da região.
De acordo com a CS Bioenergia, a estimativa é 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros sejam desviados.
O Brasil põe em prática uma tecnologia bastante utilizada e comum na Europa: a produção de biogás a partir da chamada biodigestão. Por lá, já existem 14 mil dessas usinas. Só a Alemanha abriga 8 mil sozinha!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O potencial brasileiro para a geração de biogás é enorme. Atualmente, o componente tem uma pequena participação na nossa matriz energética quando comparado às outras fontes de energia.
Os biocombustíveis e biomassa (como o bagaço de cana) são responsáveis por 9% da energia gerada por aqui.
Leia também: Electrolux cria curso profissionalizante e traz consciência para o desperdício de alimentos
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Casacor
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.