Brasileira de 22 anos cria utensílio que dão maior autonomia para pessoas com artrite reumatoide

Aos 22 anos, a designer de produto Raisa Andrade é finalista de um dos mais importantes prêmios na área, o Salão Design 2016 na categoria “Acessórios Domésticos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A príncipio, a ideia dela pode parecer comum, mas todos os utensílios da coleção desenvolvida por ela visa ajudar pessoas com necessidades especiais e a inspiração para isso foi sua mãe, Mirtz Ferreira de Andrade, que é portadora de artrite reumática há 40 anos.

“O meu objetivo era facilitar ações do cotidiano, prolongar a independência física e tudo isso de forma segura. Eu não queria criar algo que fosse exclusivo para uma pessoa portadora de deficiência, mas sim que todos pudessem se beneficiar daquele produto, tendo artrite, outra doença ou nenhuma”, explica Raisa em entrevista ao site IED.

Estima-se que a população mundial adulta portadora de artrite reumatoide seja de cerca de 72 milhões de pessoas, e no Brasil, 2 milhões de pessoas, ou seja, é um nicho que merece atenção.

“O material deveria ser o mais leve possível, para que o usuário aguentasse transportar a panela com alimento dentro de modo seguro, prevenindo acidentes e lesões maiores nas articulações, e ter a menor aderência dos alimentos, para facilitar no momento da limpeza”, conta a jovem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Chamada Alexis, o projeto nasceu em sua conclusão de curso na IED e também foi finalista do Prêmio Museu da Casa Brasileira no ano passado. “Derivado de alexo, cujo o significado é “ajudar” em latim, o nome Alexis significa “aquele que ajuda”. E esse é o real objetivo do projeto: ajudar”.

Quando questionada sobre o futuro Raisa responde: “A maior conquista no momento seria ver meu projeto ALEXIS no mercado ajudando muitas pessoas e transformando o jeito convencional de cozinhar. Além disso, estou inaugurando a Geometric Home, e em paralelo irei fazer um curso de cenografia para entrar nesse nicho do mercado”.

4350-UTENSÍLIOS-ALEXIS

11381858_869762053117017_1380777623_n

premio_salao_design_noticia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

premio_salao_design

Fonte: IED

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Astrônomos do Brasil encontram planeta do tamanho de Saturno

O universo é uma caixinha de surpresas e segue trazendo descobertas inusitadas. Dessa vez, um grupo de astrônomos do Brasil encontrou um planeta do...

Aldeia de pescadores abandonada na China é tomada (de volta) pela natureza

Alguns turistas ainda se aventuram por lá e nos presenteiam com algumas imagens impressionantes, nem parecem reais e poderiam muito bem se passar como um cenário de filme.

Mulher esquece carteira em Uber e motorista vai até a casa dela devolvê-la em mãos

A gente gosta de compartilhar histórias como essa, pois gostamos de mostrar que existem muitas pessoas honestas no mundo, apesar de muita gente insistir...

Katy Perry conversa e tira foto com fã que foi assaltado

Que a Katy Perry é uma fofa com os fãs, todo mundo sabe. E em sua passagem pelo Brasil, ela está causando e deixando...

Estudante humilhado por usar mesma roupa todo dia ganha roupas e sapatos novinhos de colegas

Depois de ser ridicularizado durante semanas, o calouro Michael Todd foi chamado para sair da sala de aula e 'congelou' com a surpresa dos colegas.

Instagram