Brasileira de 17 anos cria “isopor” biodegradável a partir da cana-de-açúcar

Tudo começou em uma das tarefas mais cotidianas: compras no supermercado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estudante do ensino médio em Curitiba, Sayuri Miyamoto Magnabosco, de 17 anos, observou que diversas embalagens eram de isopor, material que leva de 100 a 300 anos para se decompor, ou seja, nada bom para o ambiente.

Foi quando ela teve uma grande sacada: por que não produzir bandejas a partir do bagaço da cana-de-açúcar?

Junto com sua mãe e professores, ela desenvolveu uma bandeja biodegradável que já acumula muitos prêmios e até um pedido de patente.

São medalhaspelas feiras de ciências da Usina de Itaipu, da Universidade de São Paulo (USP), a maior do país, e da chamada Olimpíada dos Gênios, realizada em Nova York.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com orientação do professor Cornélio Schwambach, Sayuri arranjou cana com um vendedor de caldo, a bateu em um liquidificador, misturou com cola branca caseira (farinha de trigo e água fervidos) e deixou a fórmula secar ao Sol.

 

Mas ainda faltava algo, uma “solução básica” para misturar ao bagaço para impedir a fermentação. “Pesquisei nos produtos de limpeza, vi o que era utilizado, e encontrei uma substância que não teria nenhum efeito tóxico sobre o bagaço”, explica ao jornal Gazeta do Povo.

Essa é uma etapa fundamental pois a bandeja não podia estragar antes do alimentom ela tinha que durar tanto quanto ele no mínimo.

Com ajuda da mãe farmacêutica achou o produto ideal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sayuri é da segunda geração de orientados do programa de Iniciação Científica (IC) para o ensino médio do Colégio Bom Jesus.

 

 

“O que nós fazemos é formatá-los para o trabalho científico, colocar objeto de pesquisa, justificativa, essas coisas”, conta o professor Schwambach, coordenador da IC na unidade Centro, do colégio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

bandeja-biodegradavel-412x600

Fonte: eco4planet

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,277,197SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Se você acha que toda mãe que diz não amar o filho(a) é desnaturada. Então leia isso

É muito, muito fácil julgarmos as pessoas pelas primeiras impressões que temos dela, é uma tendência natural, mas que nos faz cometer grandes erros...

Agentes de trânsito salvam bebê engasgada com leite materno em SP

Dois agentes de trânsito precisaram correr contra o tempo para salvar a vida de uma bebê recém-nascida que engasgou com leite materno em uma...

Vilarejo na Uganda recebe água potável pela primeira vez e reação de moradores é de pura alegria

Para os 500 moradores do vilarejo de Namwiwa, na Uganda, ter água potável jorrando do poço é mais que um motivo para comemorar. O...

Cliente usa gatinho para fazer pedido de forma inusitada e história viraliza

Criatividade. Foi isso que motivou Leonardo a criar um jeito um tanto quanto inusitado para realizar um pedido em um restaurante. A ideia era...

Cão tem ataque cardíaco, e é reavivado por um desconhecido

Através (do que aparenta) ser uma reanimação cárdio pulmonar (RCP), o estranho salva o cão do que parecia sofrer um ataque cardíaco enquanto passeava...

Instagram

Brasileira de 17 anos cria "isopor" biodegradável a partir da cana-de-açúcar 4