Brasileira de 17 anos cria “isopor” biodegradável a partir da cana-de-açúcar

Tudo começou em uma das tarefas mais cotidianas: compras no supermercado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estudante do ensino médio em Curitiba, Sayuri Miyamoto Magnabosco, de 17 anos, observou que diversas embalagens eram de isopor, material que leva de 100 a 300 anos para se decompor, ou seja, nada bom para o ambiente.

Foi quando ela teve uma grande sacada: por que não produzir bandejas a partir do bagaço da cana-de-açúcar?

Junto com sua mãe e professores, ela desenvolveu uma bandeja biodegradável que já acumula muitos prêmios e até um pedido de patente.

São medalhaspelas feiras de ciências da Usina de Itaipu, da Universidade de São Paulo (USP), a maior do país, e da chamada Olimpíada dos Gênios, realizada em Nova York.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com orientação do professor Cornélio Schwambach, Sayuri arranjou cana com um vendedor de caldo, a bateu em um liquidificador, misturou com cola branca caseira (farinha de trigo e água fervidos) e deixou a fórmula secar ao Sol.

 

Mas ainda faltava algo, uma “solução básica” para misturar ao bagaço para impedir a fermentação. “Pesquisei nos produtos de limpeza, vi o que era utilizado, e encontrei uma substância que não teria nenhum efeito tóxico sobre o bagaço”, explica ao jornal Gazeta do Povo.

Essa é uma etapa fundamental pois a bandeja não podia estragar antes do alimentom ela tinha que durar tanto quanto ele no mínimo.

Com ajuda da mãe farmacêutica achou o produto ideal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sayuri é da segunda geração de orientados do programa de Iniciação Científica (IC) para o ensino médio do Colégio Bom Jesus.

 

 

“O que nós fazemos é formatá-los para o trabalho científico, colocar objeto de pesquisa, justificativa, essas coisas”, conta o professor Schwambach, coordenador da IC na unidade Centro, do colégio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

bandeja-biodegradavel-412x600

Fonte: eco4planet

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,643,961SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Noivo celebra cura de mulher após batalha contra o câncer com pedido de casamento [VÍDEO]

A Fernanda e o Thiago nos deram razões de sobra para acreditar no amor. A história deles mostra o quanto é possível ser feliz,...

Idosas de 95 anos comemoram 84 anos de amizade com vinho e cupcakes

As circunstâncias da vida (família, filhos, trabalho), as mudanças de endereço, as escolhas que fazemos - tudo isso pode causar o fim de amizades...

Juiz monta banda de rock como medida socioeducativa para ajudar jovens que ele condenou

Consegue imaginar a seguinte situação: uma banda de rock formada por um juiz e jovens que ele mesmo condenou? Pode parecer uma cena impossível, mas...

Nissin começa a reciclar embalagens de Cup Noodles pós-consumo

A Nissin, gigante japonesa de massa alimentícia, anunciou nesta semana a adoção de práticas sustentáveis mais corretas em suas atividades no Brasil. Uma delas será...

[VÍDEO] Policial Militar à paisana salva mulher durante enchente em Minas Gerais

A cena parecia de filme! Um policial militar, que ainda não foi identificado, fez de tudo para salvar uma senhora que se agarrou em...

Instagram