Aos 92 anos, brasileira recebeu o principal prêmio de agricultura orgânica mundial

A engenheira agrônoma Ana Primavesi, atualmente com 97 anos, luta pela saúde de nossos solos há 72 anos. Enquanto a maioria de nós nem existia, ela já se preocupava em que mundo deixaria de legado para a humanidade. E como reconhecimento por todo seu esforço, ela foi a primeira brasileira a receber o One World Award, o principal título de agricultura orgânica mundial em 2012.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O prêmio, conferido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), honra ativistas que impactaram positivamente a vida de produtores rurais, sobretudo os mais desfavorecidos, com seus trabalhos.

Mais que merecido, afinal, ela é uma das pioneiras do movimento orgânico no Brasil e, segundo os organizadores do prêmio, a austríaca naturalizada brasileira impulsionou os movimentos agroecológicos não só no Brasil, como na América Latina, contribuindo para moldar um paradigma alternativo à agricultura industrial.

“O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas, nutridas”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ana dedicou sua vida a ensinar como é possível aliar a produção de alimentos à conservação do meio ambiente, nunca se esquecendo do pequeno produtor e das suas necessidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer se familiarizar um pouco mais com o trabalho desta agrônoma? Pode ler o livro Manejo Ecológico do Solo escrito por ela e considerado uma das bíblias da produção orgânica e leitura obrigatória nas faculdades de Agronomia do país.

Ou, assistir o documentário O Veneno Está Na Mesa, com falas de Eduardo Galeano, que você confere na íntegra abaixo:

Fonte: Boas Novas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Aos 92 anos, brasileira recebeu o principal prêmio de agricultura orgânica mundial 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina autista de 5 anos é uma gênia da pintura e tem quadros vendidos por milhares de dólares

O artista vive imerso na natureza humana, lá onde fica o elixir da imaginação e da criação. Iris Grace, uma garotinha inglesa, de apenas 5 anos...

Para ajudar filha a lidar com ansiedade de separação, mãe cria ‘botão do abraço’

A postagem feita em setembro foi compartilhada mais de 45 mil vezes e recebeu centenas de comentários elogiando a iniciativa de Melissa.

Em um pouco mais de um ano de vida, uma surpresa de visita. Exibido em mais de 30 festivais e 17 prêmios

A repercussão e o sucesso alcançados pelo curta-metragem “A Visita” tem deixado o seu realizador, o petropolitano Leandro Corinto, 39 anos, surpreso e muito...

Meninas da periferia de São Paulo e região se reúnem em festival no MASP

O Instituto Plano de Menina, criado pela jornalista e comunicóloga social Viviane Duarte em 2016, já configura no Brasil como um dos projetos de...

Todos nós estamos apaixonados pela ginasta Flávia Saraiva nas Olimpíadas

Quem esteve assistindo a ginástica artística do Brasil também deve ter se encantado com a ginasta Flávia Saraiva, de apenas 16 anos e incríveis...

Instagram

Aos 92 anos, brasileira recebeu o principal prêmio de agricultura orgânica mundial 2