Aos 92 anos, brasileira recebeu o principal prêmio de agricultura orgânica mundial

A engenheira agrônoma Ana Primavesi, atualmente com 97 anos, luta pela saúde de nossos solos há 72 anos. Enquanto a maioria de nós nem existia, ela já se preocupava em que mundo deixaria de legado para a humanidade. E como reconhecimento por todo seu esforço, ela foi a primeira brasileira a receber o One World Award, o principal título de agricultura orgânica mundial em 2012.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O prêmio, conferido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), honra ativistas que impactaram positivamente a vida de produtores rurais, sobretudo os mais desfavorecidos, com seus trabalhos.

Mais que merecido, afinal, ela é uma das pioneiras do movimento orgânico no Brasil e, segundo os organizadores do prêmio, a austríaca naturalizada brasileira impulsionou os movimentos agroecológicos não só no Brasil, como na América Latina, contribuindo para moldar um paradigma alternativo à agricultura industrial.

“O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas, nutridas”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ana dedicou sua vida a ensinar como é possível aliar a produção de alimentos à conservação do meio ambiente, nunca se esquecendo do pequeno produtor e das suas necessidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer se familiarizar um pouco mais com o trabalho desta agrônoma? Pode ler o livro Manejo Ecológico do Solo escrito por ela e considerado uma das bíblias da produção orgânica e leitura obrigatória nas faculdades de Agronomia do país.

Ou, assistir o documentário O Veneno Está Na Mesa, com falas de Eduardo Galeano, que você confere na íntegra abaixo:

Fonte: Boas Novas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,234,546SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Herdeira do Bradesco vai doar fortuna de bilhões para fundação beneficente

Aos 77 anos, Lia Maria Aguiar é a filha e herdeira do fundador do Bradesco e recentemente movimentou a internet com seu anúncio de que deseja...

Cemitério se solidariza com população de Suzano (SP) e doa 1.500 máscaras de proteção

A dramática experiência imposta pela pandemia do novo coronavírus tem sido ilustrada por imagens fortes transmitidas por emissoras de TV ou via internet. E,...

Idosa de 82 anos completa duas corridas com obstáculos em tempo recorde e brinca: ‘Preparada para a 3ª’

Aos 82 anos, a norte-americana Mildred Wilson esbanja energia e vitalidade. Aposentada que trabalhou a vida toda em uma indústria de máquinas automáticas, ela descobriu...

Restaurante de presídio feminino na Colômbia atrai turistas

Na turística Cartagena, o restaurante ressocializa as detentas e melhora sua qualidade de vida dentro do presídio.

Proteja pessoas em situação de rua do frio em SP levando cobertores. Saiba como ajudar!

O inverno tem sido extremamente rigoroso desde que chegou ao Brasil, em 21 de junho. E quem sofre mais com as baixas temperaturas é a...

Instagram