Pesquisadoras brasileiras vencem o maior prêmio de conservação ambiental do mundo

Duas renomadas cientistas brasileiras receberam recentemente o maior prêmio da conservação ambiental do planeta, o Whitley Awards, conhecido como o ‘Oscar Verde‘.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Patrícia Médici e Gabriela Cabral Rezende, pesquisadoras da ONG IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, receberam duas premiações distintas por suas contribuições à causa sustentável e por inspirar todos aqueles que lutam pelo meio ambiente.

Patrícia venceu o Gold Award, principal premiação do Whitley Fund for Nature, do Reino Unido, divulgado no dia 29 de abril. Ela foi reconhecida pelo seu trabalho de décadas criando um completíssimo banco de dados sobre a anta-brasileira, o segundo maior mamífero terrestre da América do Sul.

pesquisadoras brasileiras vencem maior prêmio conservação ambiental planeta
A pesquisadora Patrícia Médici recebeu o Gold Award, principal prêmio de conservação ambiental do planeta. Foto: Liana John

Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui e saiba como contribuir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Receber este prêmio é extremamente importante, particularmente pelo momento pelo qual passamos. Mais do que nunca, precisamos ressaltar a importância de manter o equilíbrio de nossos ecossistemas.

A atual crise de pandemia que vivemos está intimamente conectada com a destruição de nossos ecossistemas e com a forma como lidamos com a natureza. Nunca na história vimos tantos impactos causados por nós seres humanos na natureza.

pesquisadoras brasileiras vencem maior prêmio conservação ambiental planeta
Foto: João Marcos Rosa / NITRO

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

Agir agora é sumamente importante para que possamos reverter os impactos das emergências climáticas e evitar futuras extinções de nossa vida selvagem. Conservacionistas como eu devem participar ativamente na definição da agenda ambiental na próxima década”, disse Patricia após receber o prêmio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já Gabriela Cabral Rezende recebeu o Whitley Award ao lado de outros cinco conservacionistas estrangeiros, em reconhecimento pelo seu trabalho pela proteção do mico-leão dourado, espécie que infelizmente está ameaçada de extinção.

pesquisadoras brasileiras vencem maior prêmio conservação ambiental planeta
A pesquisadora Gabriela Cabral Rezende. Foto: Katie Garrett

“A inspiração em pesquisadores pioneiros é a energia que me faz avançar. Enquanto conservacionista, meu sonho é salvar espécies ameaçadas de extinção.

Fazer a diferença para uma espécie e seu habitat é o caminho que encontrei para deixar um planeta melhor para as gerações futuras e inspirá-las a se envolver com a conservação, seja profissionalmente ou nas ações do dia-a-dia. Com o prêmio, espero também poder motivar outras cientistas mulheres a atuar pela conservação ambiental”, contou Gabriela.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pesquisadoras brasileiras vencem maior prêmio conservação ambiental planeta
Foto: Luis Palacios

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

As premiações do Whitley Fund for Nature ocorrem anualmente em Londres e são patrocinadas pela Princesa Anne, a única filha mulher da Rainha Elizabeth II.

Anne é conhecida por seu amplo trabalho filantrópico, sendo “patronesse” de mais de duzentas organizações de caridade ao redor do mundo.

Neste ano, a cerimônia presencial do Whitley Awards foi adiada por conta da Covid-19. Felizmente, isso não impediu que os vencedores fossem anunciados e os recursos financeiros decorrentes dos prêmios fossem entregues às vencedoras, que irão aplicar a quantia – 40 mil libras esterlinas cada (cerca de R$ 277 mil) na continuidade de seus projetos.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Fonte: Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Religiões afrobrasileiras passam a ter mesmos direitos de igrejas em Salvador

Religiões de matriz africana por muito tempo tiveram direitos jurídicos e administrativos negados. Os mesmos direitos que igrejas e templos de outras religiões já...

Jovem leva luz para comunidades pobres com garrafas PET

Durante um intercâmbio em Nairóbi, no Quênia, o brasiliense Vitor Belota Gomes, de 17 anos, notou que muitas casas e escolas não tinham energia...

Professora salva avó de aluna após reconhecer sinais de derrame durante aula on-line

A vida de uma avó foi salva graças a agilidade da professora de sua neta. Cynthia Phillips sofria um derrame quando atendeu a ligação...

Homem encontra R$ 7 mil e espera dono voltar à agência bancária para devolver dinheiro

“Eu achei que devia devolver o dinheiro. Algumas pessoas falaram que eu não devia devolver porque dinheiro não tem dono, mas o dinheiro não era meu e eu queria dormir”, diz Milton.

Instagram