Brasileiro cria filtro para bueiros de rua não entupirem

Um problema crônico das grandes cidades brasileiras atualmente é a má escoação de água da chuva para a rede de esgoto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A vazão da água não acontece como deveria porque a água leva o lixo descartado nas vias direto para os bueiros. Com o entupimento dos canais de escoamento, ocorrem os alagamentos de ruas, casas e estabelecimentos comerciais.

Diante desse problema, Tiago dos Santos, morador de Blumenau, Santa Catarina, desenvolveu uma tecnologia capaz de filtrar o lixo levado pela água da chuva até a rede de esgoto, evitando o entupimento dos canais.

Leia também: Cidade americana paga R$ 45 para moradores de rua recolherem lixo

Brasileiro cria filtro para bueiros de rua não entupirem
(Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa era uma questão que o incomodava profundamente toda vez que chovia na cidade. Ele é sócio de uma empresa de molduras.

Próximo ao estabelecimento, toda vez que há uma chuva forte, o bueiro da rua entope (com o excesso de lixo) e alaga a rua e as lojas próximas, inclusive a dele.

Brasileiro cria filtro para bueiros de rua não entupirem
(Foto: Reprodução)

De modo a mudar essa realidade, Tiago buscou alternativas e logo descobriu que um modelo semelhante ao que imaginou já estava sendo desenvolvido fora do país.

Trata-se de um sistema simples: um equipamento que funciona como um filtro deixa a água passar, porém retém todos os objetos sólidos, inclusive os mais pequenos. Desta forma, o lixo fica, enquanto a água é totalmente escoada pelos bueiros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O catarinense trabalhou então para tirar o projeto do papel, instalando como exemplo o primeiro bueiro com filtro em frente à sua empresa.

Brasileiro cria filtro para bueiros de rua não entupirem

(Foto: Reprodução)

Tiago também deixou um bilhete com os dizeres “A água passa, o lixo fica e o rio agradece” com a intenção de conscientizar aqueles que passam pela rua, e quem sabe, conquistar clientes que desejam instalar um filtro semelhante na rua de suas casas ou comércios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Família de recicladores acha R$ 9 mil no lixo e devolve aos donos

Com a repercussão positiva de sua iniciativa, setores do poder público se mostraram interessados em discutir possíveis alternativas para implementar filtros semelhantes em Blumenau e outras cidades.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Revista PEGN

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bahia lança ‘Camisa Camuflada’ em campanha pela paz nos estádios

Neste fim de semana, começou a 63ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino. Visando alertar os torcedores de todos os 20 clubes classificados,...

Irmãos reproduzem suas fotos de criança e se divertem

"Antes e depois" é a ideia de dois irmãos, os Luxton, de reproduzir suas fotos da infância. Quando as crianças se tornam adultas, um...

Casal gaúcho adota Tintim, cão deficiente abandonado duas vezes

O cãozinho Tintim tem apenas dois anos de idade, mas já passou por muita coisa. Nascido com uma deficiência nas patas dianteiras, ele só consegue...

Nunca mais jogue fora suas embalagens de cremes e loções

A Avon juntamente com a TerraCycle e seu parceiro The Nature Conservancy criaram um programa muito legal para reciclar e ainda cuidar da nossa...

Maju Coutinho será a primeira mulher negra na bancada do Jornal Nacional

A jornalista, apresentadora e comentarista Maju Coutinho, de 40 anos, será a primeira apresentadora negra da história do Jornal Nacional, da Rede Globo, o...

Instagram