Conheça o brasileiro indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2018 e seu projeto transformador: Pontinho de Luz

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ouça essa história e se inspire! Clique no play acima!

O brasileiro Luiz Gabriel Tiago é um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz 2018. Motivo de orgulho para cada um de nós, num tempo em que a autoestima do povo brasileiro está lá embaixo, em função da crise política e econômica que o país atravessa.

Luiz foi indicado pelo trabalho incrível que faz a frente do projeto Pontinho de Luz, uma empresa social que está transformando vidas no Brasil e em países da América do Sul e da Europa. Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, ele é autor de vários livros sobre relações humanas. O mais conhecido é o best-seller Gentileza no Trabalho (Editora Ideias e Letras, 2012), onde aborda a importância de cultivarmos relações saudáveis para o sucesso na vida profissional e pessoal.

O Sr. Gentileza, como é conhecido, começou a trabalhar aos 16 anos, no Centro do Rio de Janeiro, como vendedor ambulante, já que vem de uma família humilde. Com doses extras de dedicação e honestidade em tudo o que faz, criou oportunidades para estudar, se capacitar e tornar o mundo um lugar melhor, onde as pessoas são mais gentis e solidárias umas com as outras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os números sobre essa dedicação não mentem. Desde sua criação, o Pontinho de Luz entregou mais de 500 toneladas em alimento, água potável, roupas, fralda infantil e geriátrica, brinquedos, remédio e, claro, AMORRR, em regiões de alta vulnerabilidade social e abandono do poder público Brasil afora. “Dezenas de famílias saíram da miséria, por causa das ações solidários do Pontinho de Luz.”

O negócio nasceu em 2010 e oferece, basicamente, treinamentos vivenciais, como o treinamento em gentileza. O que é ser gentil e a importância da gentileza, em casa, no trabalho, para a sociedade de forma geral, são questões que fazem parte dos treinamentos oferecidos pelo Pontinho de Luz.

“Os treinamentos foram desenvolvidos, idealizados, para que os participantes possam sentir o que o outro sente. Possam sentir a alegria do outro, a dor do outro, se colocar no lugar do outro. São treinamentos de conexão, que despertam o seu potencial de transformação da sociedade”, disse Luiz, em entrevista ao Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O treinamento é a porta de entrada para essa grande rede de solidariedade, que hoje conta com mais de 35 mil pessoas apenas no Brasil. As pessoas se conectam e, a partir dessa conexão, realizam o bem. “Logo após o treinamento, é como se eles cruzassem um portal, que dá acesso a essa grande família, Pontinho de Luz.” Os pontinhos de luz estão espalhados pelo Brasil, Paraguai, Uruguai, Austrália, Canadá, Espanha, Irlanda e Argentina. Por aqui, os maiores grupos estão no Rio de Janeiro e São Paulo, onde acontecem mais turmas de adesão.

Com o tempo, diversas empresas, de diferentes segmentos, quiseram se tornar pontinhos de luz. Os funcionários participam dos treinamentos e formam grupos para realizar atividades em asilos, orfanatos, hospitais, fornecer cestas básicas, obras em casas de pessoas carentes, entre outras ações. Tudo feito com afeto, empatia e carinho.

Tanta coisa bacana uma hora receberia o reconhecimento merecido, não é mesmo? E não é qualquer reconhecimento, apenas o Prêmio Nobel da Paz. Mas, esse reconhecimento nunca esteve no horizonte do Sr. Gentileza. “Um dos nossos pilares é a gratidão. A gratidão é ser grato a Deus, ao mundo, às pessoas, às oportunidades. O Pontinho de Luz é sempre grato àquela pessoa que precisa de ajuda, porque é ela que nos permite fazer o bem. É ela que nos faz subir degraus numa evolução. Isso é gratidão pra gente e um dos nossos pilares”, reflete Luiz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A indicação ao prêmio foi recebida como uma surpresa, pois ele nunca imaginou que isso pudesse acontecer. “Eu sei que a responsabilidade vai ser muito maior. As pessoas ao meu redor estão vibrando, comemorando, e eu não. É como se a ficha não tivesse caído ainda. A indicação ao Nobel da Paz é o reflexo de tudo isso que a gente faz, de forma despretensiosa. É a nossa entrega.”

“É bom ser lembrado e reconhecido pela humanidade, mas ainda não sei o que é isso. Se você se depara com Irmã Dulce, Chico Xavier, Madre Tereza, Malala, Barack Obama, personalidades mundiais que foram indicadas ao Nobel da Paz. Mesmo porque eu só sei dar o peixe, eu não sei dar a vara para pescar, eu não sei ensinar ninguém a pescar. E eu espero que outras pessoas deem a vara. Enquanto estiver respirando vou dar o peixe.”

Sr. Gentileza e todos os pontinhos de luz, recebam a nossa gratidão pelo o que fazem todos os dias, muitas vezes, longe dos holofotes, simplesmente porque querem fazer o bem, a troco do bem de quem mais precisa, e não de prêmios. Mas, tenham a certeza de que estamos na torcida para que o Nobel da Paz venha para essas bandas. Chegaria em uma bora hora! 😉

Todas as imagens: Reprodução/Facebook

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O exemplo de 10 locais do mundo que estão dando a volta por cima e superando desafios. Inspire-se!

Veja a lista criada pelo CEO do Word Food Program, nos EUA, dos lugares mais inspiradores onde as pessoas estão mutuamente ajudando-se umas às outras...

Designer pede namorada em casamento usando 19 posters tipográficos

O designer Will Geddes reuniu alguns amigos (designers, tatuadores e ilustradores) para ajudá-lo a pedir a mão da sua namorada, Nichole Berger, de um...

Educação na quarentena: Intel e outras empresas doam mais de 60 PCs para diversas instituições do país

Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, não é segredo apontar que as aulas remotas aumentaram e, com elas, a importância de...

Uso de pallets em reforma garante escritório eficiente, bonito e barato

O escritório de arquitetura Hiroki Tominaga encontrou uma forma criativa, bonita e de baixo custo para reformar uma produtora de vídeo em Tóquio, Japão. Por se...

Menino que vende quadros para pagar hemodiálise sonha tomar banho de mar assim que conseguir seu transplante de rim [VÍDEO]

O Daniel Neves só tem 13 anos, mas a garra dele é imensa e inspiradora! Esse garoto luta desde os 8 meses de idade...

Instagram