Engenheiro brasileiro lidera projeto que possibilitará diagnóstico precoce de autismo em crianças

O engenheiro brasileiro Anselmo Frizera Neto avança em um dispositivo que visa oferecer inclusão a pessoas com déficit cognitivo, que possui aplicação de robótica e Inteligência Artificial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Usando o método de ‘aprendizagem de máquina’ (onde o sistema é alimentado com dados dos exames de pacientes), o dispositivo é capaz de detectar o autismo em crianças.

“Em um ambiente monitorado por câmeras e sensores, um robô interage com a criança. Cada reação é avaliada pelo sistema, que indica potenciais sintomas, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, finaliza Frizera, professor associado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo e membro do IEEE – maior organização técnica-profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico para a humanidade.

pesquisador brasileiro mobilidade reduzida e autismo

Anselmo e sua equipe desenvolveram sensores acionados por fibra ótica e sistemas eletrônicos para aperfeiçoar a integração dessas peças com os dispositivos wereable (“vestíveis”).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

Ele defende que uma das oportunidades de uso dos dispositivos wereable é o monitoramento da evolução clínica de pacientes, em especial idosos, fora do ambiente hospitalar ou ambulatorial. São pessoas que vivem isoladas, na sua visão, demandando um cuidado especial com a sua saúde bem-estar no dia-a-dia.

Andador robótico para pessoas com mobilidade reduzida

O pesquisador também desenvolve um andador robótico com rodas movidas a motor e sensores que detectam a intenção do movimento. A ideia é melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida por fatores motores (lesão na coluna ou Acidente Vascular Cerebral) ou cognitivos, com aplicação de Inteligência Artificial.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Diário do Nordeste/Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,637,823SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após vaquinha do Razões, menino que tentou comprar casa na OLX ganha matéria no Fantástico

E quem tem acompanhado a história do João Bernardo? Ele tentou comprar uma casa pra mãe oferecendo parcelas de R$ 50. E depois que lançamos...

O pato que se tornou o melhor amigo e guardião deste garotinho

A amizade entre o pato “Beaker”, ou Bee, e o garotinho Tyler começou quando os dois eram bem novinhos.

Ação social busca reduzir o colesterol de uma cidade inteira. 7000 corações agradecem!

Fomos convidados para o lançamento de uma campanha inédita aqui no Brasil. A marca de margarina Becel realizará o projeto chamado “Uma cidade, um desafio”, que tem como objetivo...

Brasileiros ajudam peruano que dorme na rua e não consegue voltar para seu país por conta da pandemia

Há mais de um mês o peruano está morando na rua da pequena cidade de Balsas, no Maranhão.

Poetas analfabetos do sertão viralizaram no YouTube e um deles ganhou até documentário!

"O poeta analfabeto" já foi exibido em festivais de cinco países, como Rússia, França, Índia e Bósnia, onde ganhou na categoria "melhor roteiro".

Instagram