Engenheiro brasileiro lidera projeto que possibilitará diagnóstico precoce de autismo em crianças

O engenheiro brasileiro Anselmo Frizera Neto avança em um dispositivo que visa oferecer inclusão a pessoas com déficit cognitivo, que possui aplicação de robótica e Inteligência Artificial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Usando o método de ‘aprendizagem de máquina’ (onde o sistema é alimentado com dados dos exames de pacientes), o dispositivo é capaz de detectar o autismo em crianças.

“Em um ambiente monitorado por câmeras e sensores, um robô interage com a criança. Cada reação é avaliada pelo sistema, que indica potenciais sintomas, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, finaliza Frizera, professor associado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo e membro do IEEE – maior organização técnica-profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico para a humanidade.

pesquisador brasileiro mobilidade reduzida e autismo

Anselmo e sua equipe desenvolveram sensores acionados por fibra ótica e sistemas eletrônicos para aperfeiçoar a integração dessas peças com os dispositivos wereable (“vestíveis”).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

Ele defende que uma das oportunidades de uso dos dispositivos wereable é o monitoramento da evolução clínica de pacientes, em especial idosos, fora do ambiente hospitalar ou ambulatorial. São pessoas que vivem isoladas, na sua visão, demandando um cuidado especial com a sua saúde bem-estar no dia-a-dia.

Andador robótico para pessoas com mobilidade reduzida

O pesquisador também desenvolve um andador robótico com rodas movidas a motor e sensores que detectam a intenção do movimento. A ideia é melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida por fatores motores (lesão na coluna ou Acidente Vascular Cerebral) ou cognitivos, com aplicação de Inteligência Artificial.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Diário do Nordeste/Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Marca de preservativos cria embalagem que só abre com consentimento entre duas pessoas

A marca de preservativos Tulipán, da Argentina, desenvolveu uma simbólica embalagem para conscientizar e chamar a atenção do público à respeito da importância do...

Marido raspa a própria cabeça em apoio à esposa com câncer de mama [VÍDEO]

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença: em um vídeo emocionante que circula nas redes sociais, um homem raspa a própria...

Estudantes criam site para levar informações em Libras sobre Covid-19

Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) são atualizadas a todo momento, mas uma parcela da população ainda encontra dificuldades para acessá-las: para as pessoas...

Lojistas da Nova Zelândia retiram embalagens de plástico dos hortifrutis e mercearias do país

Os produtores de alimentos assinaram uma declaração para tornar todas as embalagens e rótulos dos mercados e mercearias em 100% reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis ​​até 2025.

Voluntária da Cruz Vermelha consola imigrante após resgate: “Ele merecia muito mais do que um abraço”

Luna Reyes é uma jovem de 20 anos que atua como voluntária da Cruz Vermelha na Espanha, país que tem vivido uma grave crise...

Instagram