Brasileiros ganham a Olimpíada Internacional de Matemática

Vai,Brasil! Nos dias 23 a 30 de julho, aconteceu a 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o nosso país ficou em primeiro lugar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Ouça a história das nossas crianças brilhando em terras internacionais! Clique no play acima!

Os responsáveis pelo mérito foram Pedro Gomes Cabral, de Pernambuco, e Gabriel Ribeiro Paiva, do Ceará, que receberam a medalha de ouro; e André Hiroshi Koga, de São Paulo, e Eduardo Quirino de Oliveira, do Distrito Federal, que levaram a de prata. A equipe viajou com tutores e, a disputa aconteceu na cidade de Porto, em Portugal.

A Olimpíada funciona assim: cada avaliação possui três problemas matemáticos e eles possuem quatro horas e meia para resolverem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A competição reuniu jovens de diversos países de língua portuguesa, além do Brasil: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Para a preparação, o aluno do 9º ano no ensino fundamental, Gabriel Paiva, contou que estudou muito e assistiu aulas ministradas. Além disso, treinou intensamente para realizar a prova.

“Foi uma experiência diferente e boa, pois ganhei novas amizades, aprendi sobre algumas culturas diferentes e ganhei mais experiência com olimpíadas internacionais”, declara Paiva.

“Os problemas são bem diferentes dos que os que se encontram no ensino normal”, diz Pedro Gomes, de 15 anos. O aluno do primeiro ano colegial disse que é preciso explicar cada detalhe da solução, e que a dificuldade é muito alta.

O Brasil já sediou o torneio em 2012 e 2016. Com a vitória deste ano, o país agora possui, no total, 11 medalhas de ouro, 16 pratas e uma de bronze.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Via

 Fotos: Divulgação/IMPA

[Nota da Redação]

Acreditamos que a tecnologia pode proporcionar momentos inesquecíveis, como a realização de assistir uma apresentação de balé ou viajar para a Espanha, tudo isso é possível através da realidade virtual. Assista a experiência que levamos a uma casa de repouso de São Paulo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

No Maranhão, morador reforma cadeiras de rodas de pessoas carentes

Direto do bairro Vila Cafeteira, em São José de Ribamar (MA), um morador vem beneficiando a vizinhança e o município maranhense por meio de uma...

Mãe abandonada por ter filho com deficiência dá exemplo de amor

Aos 16 anos, ainda na maternidade do hospital segurando o seu filho Matheus, que nasceu com paralisia cerebral, Edilma Canario dos Santos, 38 anos,...

“Estou sóbrio há 17 anos e ajudar quem mais precisa é o que me dá propósito”

Quando fiz 30 anos, minha vida desandou. Eu fumava crack e usava metanfetamina. Eu estava infeliz e sabia que precisava mudar. A falta de...

Mulher ajuda homem cego a pegar um taxi e viraliza na internet

Casey Spelman, de Indianápolis, nos Estados Unidos, estava visitando amigos em Chicago e descobriu que um homem cego não estava conseguindo pegar um táxi. Sem...

Homem chora ao encontrar curativo com o seu tom de pele: “Pertencimento”

Professor e pesquisador da Universidade de Stanford, Dominique Apollon compartilhou sua surpresa em uma rede social ao encontrar um curativo da cor de sua...

Instagram