Brasileiros desenvolvem método de baixo custo para detectar doenças como o câncer

A ciência tem se mostrado como um dos pontos promissores do Brasil, mesmo que tenha pouquíssimos recursos. Em uma publicação gringa, um grupo de brasileiros explica seu método de baixo custo para detectar doenças como o câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A técnica, chamada de Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC), é usada para monitorar, em tempo real, o acúmulo de nanopartículas magnéticas acumuladas em órgãos como os rins e o fígado, ajudando a diagnosticar males precocemente e, assim, aumentar as chances de tratamento.

Por enquanto, o BAC está sendo testado em modelos animais. O grupo da Unesp e seus colaboradores colocaram um sensor posicionado na barriga de um rato. Sob anestesia, injetaram em sua veia as nanopartículas, feitas de óxido de ferro com manganês e revestidas com citrato, para então monitorar a atividade presente no fígado do roedor.

O resultado é semelhante a uma ressonância magnética nuclear, utilizada para detectar tumores, porém de custo bastante inferior. Segundo Caio César Quini, pesquisador do Departamento de Física e Biofísica do Instituto de Biociências (IBB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e autor principal da pesquisa científica, com R$ 5 mil é possível fazer um equipamento de BAC, que é portátil e dispensa a radicação ionizante.

Vale na sua vida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As nanopartículas magnéticas são pequenas no tamanho, porém grandes aliadas da medicina, empregadas para aplicação de fármacos controlados no organismo, em procedimentos terapêuticos, em contrastes radiológicos, entre outros. Este material é feito com o manganês, o quarto material mais utilizado do mundo! A Vale é a maior produtora de manganês no Brasil.

Leia também: Senhorinha de 91 anos emociona ao narrar como conheceu o amor de sua vida no trem

[Nota da Redação]

Essa matéria faz parte de um canal especial mostrando o outro lado de histórias que não imaginávamos, para ver todas as matérias do canal acesse aqui.

Crédito de capa: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,211SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pais posam pela última vez segurando o bebê que perderam

A perda de um filho talvez seja uma das dores mais devastadoras que alguém possa sentir, ainda mais quando isso acontece com um bebê. Não...

SP promove 9ª edição da Virada Inclusiva com atrações acessíveis e gratuitas

Pedalada para pessoas com deficiência visual, tirolesa e skate inclusivos, vivência com animais e show do Zeca Baleiro são os destaques na capital paulista.

Pai consegue licença paternidade 6 anos após adoção e se casa com advogado

A história parece mais um enredo de filme, mas é um caso real. Eduardo Honorato adotou um filho, não conseguiu a licença paternidade. Entrou na...

Sul-africana vence Miss Universo 2019 e manda recado para meninas negras

"Eu quero que as crianças olhem para mim e vejam seus rostos refletidos no meu”, declarou a sul-africana Zozibini Tunzi, eleita Miss Universo 2019.

Exposição “Nossas Luzes” exibe fotografias tiradas por crianças e jovens com síndrome de down

No próximo dia 26 de novembro, a partir das 14h, será realizada a abertura da exposição "Nossas Luzes" na Galeria 540, em São Paulo....

Instagram