Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de Robótica da NASA

Uma equipe brasileira de estudantes participou pela primeira vez de uma competição da NASA, sendo destaque não só pela dedicação, mas pelo ineditismo da empreitada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O grupo batizado como SpaceTroopers representou nosso país no “NASA Human Exploration Rover Challenge”, evento que reuniu estudantes de diversos países.

Formado por alunos de Engenharia Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) e por estudantes do ensino médio de escolas de São Gonçalo e Niterói, no Rio de Janeiro, o sexteto coleciona mais de 50 medalhas em competições científicas regionais, nacionais e até internacionais.

Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de Robótica da NASA
Nathalia Pires, Fellipe Franco, Yago Dutra, Larissa Ferreira, Rafaela Bastos e Alexandre Rodrigues compõem o grupo “SpaceTroopers”. Foto: Divulgação / UFF

Os jovens construíram seu próprio veículo Rover (utilizado em missões de exploração espacial) para participarem do evento, que ocorreu em Huntsville, no Alabama (EUA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O projeto se desenvolveu superando desafios com a construção, os materiais, a funcionalidade do equipamento e até a inscrição, já que o Brasil não aparecia entre os países na lista de inscritos”, relembra a aluna da UFF e integrante dos Spaces, Nathalia.

Reconhecimento

Os estudantes venceram os prêmios “Jesco von Puttkamer International Team Award”, destinado à melhor equipe internacional e o “Pit Crew Award”, voltado ao grupo que melhor solucionou as questões que envolveram a atuação do rover durante a competição, considerando critérios como a criatividade e a dedicação destinadas ao projeto.

Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de Robótica da NASA

De acordo com João Marcos, professor e chefe de Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF, a presença de uma equipe brasileira no NASA Human Exploration Rover Challenge é vital para o desenvolvimento futuro da robótica nacional. “O Brasil precisa cada vez mais formar pessoas com habilidades e criatividade nessa área. Não podemos ficar de fora dessa nova onda para que não sejamos, mais uma vez, um mero importador de tecnologia”, enfatiza.

Leia também: Jovem cientista brasileiro desenvolve dispositivo de comunicação para pessoas em coma

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Acredito que abrimos uma porta para diversos alunos e que a nossa participação em uma competição da NASA servirá de estímulo para muitos jovens”, destaca Nathalia.

Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de Robótica da NASA

Infelizmente, o investimento em robótica em terras tupiniquins ainda é bastante limitado. “Quando se fala em robótica, ainda se tem em mente robôs em linhas de montagem e submarinos que auxiliam na exploração de petróleo e gás. Contudo, há muitos outros usos em campos que somente agora estão ganhando destaque no mundo, tais como auxílio a cirurgias, veículos autônomos (terrestre, aquático e aéreo), sondas de exploração, vendas diretas ao consumidor e em substituição a um ser humano em operações industriais de grandes riscos, além da nanorobótica,” diz João Marcos.

No entanto, o interesse por esse campo de conhecimento têm crescido entre crianças e jovens. “Seja pela interação através de filmes e jogos, pelas tecnologias em geral que a cada dia se tornam mais disponíveis ou até mesmo por um primeiro contato com a área em algumas escolas que tomaram a bela iniciativa de incluí-la em seus currículos”, explica o professor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de Robótica da NASA

A Universidade Federal Fluminense tem incentivado o desenvolvimento de pesquisas e aplicações relacionadas à área da robótica por meios de projetos como o UFFight e o PET-Elétrica, que além de produzirem tecnologias, promovem o avanço de estudos na área.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: UFF
Fotos: Divulgação / UFF

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,089,429SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professor percorre 30 Km e atravessa igarapé com água no pescoço para imprimir tarefas de alunos indígenas em RR

Telmo Ribeiro, 48 anos, é professor da escola indígena Presidente Afonso Pensa, na comunidade de Matri, em Roraíma e, com certeza, os alunos se...

Casal de ex-moradores de rua ganha ajuda de voluntários e realiza sonho de se casar

Durante longos 10 anos, o casal Alexandre e Daniele morou nas ruas de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro. Entre tantas dificuldades, formaram uma...

64 razões para acreditar que aconteceram em janeiro que vão te dar força pra seguir o ano

As coisas boas acontecem o tempo todo, infelizmente acabamos não sabendo de todas elas, alias, essa é a nossa função aqui no Razões para...

Casal de voluntários se casa em asilo no Paraná onde se conheceram e ajudam velhinhos

Parece clichê, mas é a mais pura verdade: é incrível como o amor se multiplica conforme o espalhamos por aí. Se você anda desacreditado...

Pais criam campanha para agradecer ao homem que salvou o filho deles

Quem vê o anúncio de Camila e Ciano no site de financiamento coletivo não entende porque esse casal de Belo Horizonte quer construir uma...

Instagram

Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de Robótica da NASA 1