Para preservar espécies nativas, Brasília anuncia a construção do maior corredor de abelhas do mundo

Desde que passaram a ser consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, inúmeras iniciativas vem surgindo com o objetivo de salvar as abelhas, cujas populações vinham diminuindo drasticamente nos últimos anos. E o Brasil não fica atrás, já que o governo estadual do Distrito Federal anunciou a construção do maior corredor de abelhas do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

corredor-de-abelhas-brasilia-1
Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília

Com o objetivo de preservar as espécies nativas do inseto polinizador, o Bosque das Abelhas será um grande corredor ecológico de 10 quilômetros de extensão com mais de 45 mil árvores do cerrado. O caminho começa no Parque da Cidade e vai até o Parque Nacional de Brasília.

corredor-de-abelhas-brasilia-2
Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília

A construção foi iniciada em novembro de 2020 a partir do plantio de espécies do cerrado para que as abelhas possam se desenvolver em seu ambiente natural. “Aqui teremos cedrinho, jatobá, ipês, barrigudas, aroeiras, alecrim do campo, jenipapo… Serão mais de 30 tipos de mudas diferentes”, explica Luiz Lustosa, presidente do instituto e da Federação de Meliponicultura do DF.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

corredor-de-abelhas-brasilia-3
Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília

Segundo ele, este será o maior corredor de abelhas do mundo: “Nossa proposta é criar um corredor com espaçamento de menos de um quilômetro entre os bosques, pois assim as abelhas poderão migrar sem dificuldade. Teremos o maior corredor de abelhas do mundo”, promete Lustosa.

corredor-de-abelhas-brasilia-4
Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília

Para a realização deste grandioso projeto, entidades como o Instituto Abelha Nativa e o Governo do Distrito Federal uniram-se com o objetivo de manter a natureza viva para as próximas gerações.

corredor-de-abelhas-brasilia-5
Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É importante ressaltar que, mesmo que a finalidade primordial seja a preservação das abelhas, o bosque também será uma importante atração turística para a região, atraindo força de trabalho e renda ao estado.

“Vai ficar muito bonito. Quando as árvores estiverem florindo aqui no parque, naturalmente, vão aparecendo as abelhas nativas e elas vão ajudar a polinizar as espécies e tudo ficará ainda mais bonito. E melhor, sem perigo para ninguém, já que essas abelhas nativas não têm ferrão e podem conviver em segurança com as pessoas”, comemora Lustosa.

Por mais iniciativas como esta 👏

Fonte: Ciclo Vivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,258,127SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Manicure vive amor com ex-mendigo viciado em crack

Foi numa manhã de outubro. Passava pouco das sete da manhã quando escutei palmas na frente de casa. Ao abrir a porta, vi um morador...

Projeto de agente penitenciário transforma a vida de filhos de detentos com o basquete

É na quadra que um agente penitenciário e ex-jogador transforma a vida de filhos de pais que estão na cadeia, assim surgiu o Adote...

Conheça a ONG Aldeias Infantis, que promove os direitos de crianças, adolescentes e jovens

Uma Organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes...

Jovem de 15 anos visita vizinhos idosos todos os dias para ver se eles estão bem

“Eu só quero um instante para reconhecer esse doce amigo que mora do outro lado da rua dos meus pais”, escreveu a filha do casal em um post no Facebook.

Mestre butânes fala sobre a visão do budismo a respeito da homossexualidade

Dzongsar Khyentse Rinpoche é um grande mestre butanês e nos presenteou com essa palestra maravilhosa que, apesar do principal tema ser homossexualidade e budismo,...

Instagram