Bumba Meu Boi do MA vira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade nesta quarta-feira (11)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O reconhecimento ocorreu durante  a 14ª Reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Bogotá, na Colômbia.

Desde 2011, a celebração é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução

O Bumba Meu Boi do Maranhão é considerado um Complexo Cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação. Na celebração, há performances dramáticas, musicais e coreográficas, mas também elementos materiais, como artesanatos, bordados do couro do boi e indumentárias dos personagens, instrumentos musicais, entre outros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bumba Meu Boi

Não só uma festa cultural, mas também uma celebração religiosa, o Bumba Meu Boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, e aos cultos religiosos afro-brasileiros do Maranhão, como o Tambor de Mina e o Terecô.

De acordo com a tradição, o sincretismo ocorre entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação espiritual.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução/Imirante.com

A celebração é dividida em quatro etapas: os ensaios, o batismo, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.

Acredita-se que a lenda tenha surgido no século 18.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A versão mais comum dá conta de que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava. Para satisfazer as vontades da amada, Pai Chico matou o boi – causando a ira de seu patrão. Mas, com ajuda de seres mitológicos, o boi ressuscitou, deixando todos felizes.

Leia também: Idioma Iorubá é declarado patrimônio imaterial do Rio

A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução/Agência Sertão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O reconhecimento é de extrema importância pois além de garantir maior promoção do bem no País e no exterior, vem acompanhado de um trabalho de valorização e proteção”, disse o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução

“No dossiê construído para a candidatura estão previstas ações de salvaguarda que terão que ser cumpridas para garantir que essa expressão cultural não se perca de sua essência”, afirmou, também em nota.

Sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional, o Complexo Cultural Bumba Meu Boi se junta à Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Portal Guará e Agência Brasil

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,415,745SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Avó aprende alemão para conversar com neta: “amor sem distância”

Aprender um idioma estrangeiro pode ser uma ferramenta de enriquecimento cultural para alguns, ou um instrumento de qualificação profissional para outros. Em todo caso,...

Página incentiva educação de meninos por meio da gentileza e da igualdade de gênero

Com posts bem humorados, a página apresenta reflexões a partir de situações cotidianas, como por exemplo o bom e velho questionamento sobre garotos fazendo tarefas domésticas, brincarem de boneca ou usarem a cor rosa.

Há 37 anos, mulher produz e doa livros em braille a crianças cegas do mundo todo

Debra Bonde é uma mulher tímida que só queria encontrar um trabalho voluntário. Embora não planejasse criar uma organização sem fins lucrativos, em 1984,...

Vendedor de frutas que criou ecobarreira para limpar e salvar rio terá apoio de OMO para expandir projeto

Não existe vida sem água, cuidando do rio Atuba, Diego Saldanha cuida de pessoas! O Atuba passa nos fundos da casa do Diego, em...

Instagram