Bumba Meu Boi do MA vira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade nesta quarta-feira (11)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O reconhecimento ocorreu durante  a 14ª Reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Bogotá, na Colômbia.

Desde 2011, a celebração é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução

O Bumba Meu Boi do Maranhão é considerado um Complexo Cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação. Na celebração, há performances dramáticas, musicais e coreográficas, mas também elementos materiais, como artesanatos, bordados do couro do boi e indumentárias dos personagens, instrumentos musicais, entre outros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bumba Meu Boi

Não só uma festa cultural, mas também uma celebração religiosa, o Bumba Meu Boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, e aos cultos religiosos afro-brasileiros do Maranhão, como o Tambor de Mina e o Terecô.

De acordo com a tradição, o sincretismo ocorre entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação espiritual.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução/Imirante.com

A celebração é dividida em quatro etapas: os ensaios, o batismo, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.

Acredita-se que a lenda tenha surgido no século 18.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A versão mais comum dá conta de que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava. Para satisfazer as vontades da amada, Pai Chico matou o boi – causando a ira de seu patrão. Mas, com ajuda de seres mitológicos, o boi ressuscitou, deixando todos felizes.

Leia também: Idioma Iorubá é declarado patrimônio imaterial do Rio

A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução/Agência Sertão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O reconhecimento é de extrema importância pois além de garantir maior promoção do bem no País e no exterior, vem acompanhado de um trabalho de valorização e proteção”, disse o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim.

Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Reprodução

“No dossiê construído para a candidatura estão previstas ações de salvaguarda que terão que ser cumpridas para garantir que essa expressão cultural não se perca de sua essência”, afirmou, também em nota.

Sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional, o Complexo Cultural Bumba Meu Boi se junta à Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Portal Guará e Agência Brasil

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

PM amamenta filho recém-nascido de mulher que foi em busca de ajuda

Imagina a situação: você é uma mãe e tem um bebê de apenas um mês de vida, porém praticamente não produz leite materno e...

Aluna do ‘Samuzinho’ salva irmão de 7 meses engasgado com leite materno

Ao ver seu irmão de sete meses se engasgar devido a um rápido descuido da avó, Ana Beatriz, 12 anos, salvou a vida de...

Cachorrinha “pede ajuda” e salva vida do seu dono de 86 anos. O reencontro deles é emocionante!

Rudy Armstrong e sua chihuahua Boo-Boo tiraram diversos sorrisos da gente por esses dias. Quem não viu a história desses dois, Rudy tem 86 anos,...

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Idosa chora ao ganhar boneca da filha e vídeo emocionante viraliza na web

A mãe da Maria vivia falando que queria uma boneca para colocar na cama e agora ela tem uma! A Maria já imaginava que a...

Instagram

Bumba Meu Boi do MA vira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade 1