Governo do RJ fornecerá esteiras para cadeirantes nas praias

Um projeto de lei que oferece esteiras que facilitam o deslocamento e acessibilidade de cadeirantes nas praias do litoral fluminense aprovado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) foi finalmente sancionado pelo governador Wilson Witzel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A sanção foi publicada no Diário Oficial do Executivo e visa melhorar o acesso de pessoas com deficiência às praias, dando condições de locomoção para os cadeirantes. A lei (PL 8.492/19) foi criada pelo deputado estadual Jorge Felippe Neto, do PSD.

Ajuda para universitária que ficou tetraplégica perto de se formar

Segundo o congressista, o PL complementa a Lei 4.812/06, “que regulamenta a aquisição de cadeiras de rodas adaptadas pelo Governo do Estado para acesso de pessoas com deficiência às praias do Estado do Rio”. Os equipamentos poderão ser patrocinados por empresas privadas.

Governo Rio de Janeiro esteiras para cadeirantes nas praias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Acessibilidade para cadeirantes

“A praia é um espaço democrático e o Estado do Rio é reconhecido pela sua bonita orla. As praias têm que ser utilizadas por todos os habitantes do nosso estado. É um projeto necessário e o Rio está muito atrás em mobilidade comparado a outros estados da federação“, afirmou o parlamentar.

A legislação atual, que se vale pela LE 4.812/06 já determina que o Governo do Estado ofereça cadeiras de rodas especiais para garantir o deslocamento na areia às pessoas com deficiência nas praias do litoral fluminense, disponibilizando-as nos postos de salva-vidas.

Leia também:

Para Jorge Felippe, a norma busca garantir o acesso ao lazer a todos os cidadãos. No primeiro artigo da lei, ele incluiu a obrigatoriedade no fornecimento de esteiras facilitadoras de deslocamento das cadeiras de rodas para levá-las até a água, mas a norma foi vetada parcialmente.

Witzel justificou o veto afirmando que “cabe ao Poder Executivo a gestão da Administração Pública determinando quais as melhores medidas para os interesses prioritários da coletividade”. Por fim, a proposta infelizmente trazia um dispêndio nas receitas públicas, nas quais o Estado, no momento, não é capaz de arcar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Deficiente Ciente/Fotos: Reprodução/ R7

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,864,101SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após 23 anos de relação e 3 de luta contra o câncer, paciente se casa em hospital e emociona equipe

Um sonho realizado no momento mais difícil da vida de Josilene pode parecer um antídoto momentâneo para tudo o que ela está vivendo. Jojô,...

Orantogango acaricia barriga de mulher grávida

Porque se tem uma coisa que une animais de diferentes espécies ela se chama "maternidade"!

Servidor de Salvador que for pedalando até trabalho ganha folga extra

Inicialmente, o projeto vai valer apenas para os 144 servidores da secretaria de Cidade Sustentável.

Paciente em situação de rua que não tinha para onde ir passa 38 dias em hospital até ser adotado

Em maio deste ano, Ivanildo Gomes, 32 anos, deu entrada no Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Ceará, para...

O que você faz pra buscar sua felicidade?

Aqui no RPA um dos temas recorrentes que abordamos é a felicidade, seja sua busca ou os momentos puros em que ela acontece. Num...

Instagram