Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos

A professora Sandra Cristina da Silva Cassiano criou um caderno de elogios para melhorar a autoestima e aumentar a confiança dos seus alunos, no Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape, no litoral do Rio Grande do Norte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sandra e os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental confeccionaram os cadernos com folhas de rascunho e decoraram com recortes, colagens e desenhos. As informações são do PORVIR.ORG.

Leia também: Professora aprende 35 idiomas para ensinar alunos imigrantes

Todos os dias, no início ou no final da aula, a turma escreve no caderno elogios com palavras de afeto para os colegas, para os funcionários da escola e para seus familiares.

“É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola”, afirma Sandra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A professora conta que a prática, também chamada de “correio da amizade”, aumentou a concentração das crianças nas atividades escolares e que outros professores estão começando a trabalhar com o caderno de elogios.

“O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia. O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso”, explica.

Com vinte anos de experiência em sala de aula, Sandra faz esse trabalho há dez. Foi no momento em que ela começou a se colocar no lugar dos alunos. Segundo ela, as crianças estão acostumadas a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e impedidas de conversar com o colega que senta ao lado.

O caderno de elogios substitui as broncas, melhora a relação com os alunos e entre os próprios alunos.

Mudanças que confirmam a importância de relações fundamentadas no afeto para uma formação integral, que vai muito além de boas no boletim. Tão importante quanto, é a formação de pessoas que se valorizam e valorizam o outro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo”, destaca Sandra.

crédito da foto: Rayanna Guesc  

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,786SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jorge Romero: Fotografia como Inspiração para fazer o Bem

Por Horyou Baseado em Zurique, Jorge Romero é um fotografo Colombo-Americano com uma paixão pelo bem social e múltiplas habilidades. Juntamente com seu projeto de...

Pela primeira vez, cientistas produzem coração completo em impressora 3D

Direto do laboratório de biologia molecular e biotecnologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, um grupo de cientistas conquistou um feito inédito! Pela...

Homem faz tosa gratuita em cães mais velhos de abrigos para facilitar a adoção

Os cães de abrigo mais velhos estão longe de ser a preferência de quem quer adotar um cachorro, seja por causa da idade ou...

Filhotes de humanos

Encontrei essas imagens num board do Pinterest, e adorei! O título já diz muito sobre o estilo das imagens:

Idosa de 77 anos faz parto improvisado do bisneto em Teresina (PI)

A bisavó contou que nunca tinha feito um parto, mas há muitos anos trabalhou em uma casa de saúde onde teve a chance de acompanhar alguns partos.

Instagram

Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos 3