Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos

A professora Sandra Cristina da Silva Cassiano criou um caderno de elogios para melhorar a autoestima e aumentar a confiança dos seus alunos, no Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape, no litoral do Rio Grande do Norte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sandra e os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental confeccionaram os cadernos com folhas de rascunho e decoraram com recortes, colagens e desenhos. As informações são do PORVIR.ORG.

Leia também: Professora aprende 35 idiomas para ensinar alunos imigrantes

Todos os dias, no início ou no final da aula, a turma escreve no caderno elogios com palavras de afeto para os colegas, para os funcionários da escola e para seus familiares.

“É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola”, afirma Sandra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A professora conta que a prática, também chamada de “correio da amizade”, aumentou a concentração das crianças nas atividades escolares e que outros professores estão começando a trabalhar com o caderno de elogios.

“O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia. O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso”, explica.

Com vinte anos de experiência em sala de aula, Sandra faz esse trabalho há dez. Foi no momento em que ela começou a se colocar no lugar dos alunos. Segundo ela, as crianças estão acostumadas a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e impedidas de conversar com o colega que senta ao lado.

O caderno de elogios substitui as broncas, melhora a relação com os alunos e entre os próprios alunos.

Mudanças que confirmam a importância de relações fundamentadas no afeto para uma formação integral, que vai muito além de boas no boletim. Tão importante quanto, é a formação de pessoas que se valorizam e valorizam o outro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo”, destaca Sandra.

crédito da foto: Rayanna Guesc  

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,282,832SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garotinha que perdeu a perna volta a andar com ajuda de cães terapeutas

Além de melhor amigo do homem, os cães podem ajudar na recuperação de enfermidades. Foi o que aconteceu com Tessa Puma, de 6 anos, uma...

Garis brincam com flores no lixo e ensinam a importância de nos encantarmos com as coisas simples da vida

Um vídeo viralizou nas redes sociais e encantou milhares de pessoas. Na cena, dois garis brincam com um buquê de flores que havia sido jogado fora,...

Vovô de 85 anos dedica suas férias de verão tirando o lixo das praias de Veneza, na Itália

Fernando é um italiano de 85 anos, que dedica as suas férias, fazendo uma atividade que favorece, ao mesmo tempo, a saúde física e...

Pai trabalha em três empregos e compra vestido da filha para formatura

Um vídeo com a reação de uma garota ao receber um presente de formatura seu pai tem feito muito sucesso nas redes sociais. Ricky Smith,...

Nessa pizzaria você pode deixar uma pedaço de pizza pago para um morador de rua

É uma benção que a onda do Pay-it-Forward, que nada mais é do que deixar algo pago a alguém que você não conheça, esteja...

Instagram

Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos 1