Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos

A professora Sandra Cristina da Silva Cassiano criou um caderno de elogios para melhorar a autoestima e aumentar a confiança dos seus alunos, no Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape, no litoral do Rio Grande do Norte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sandra e os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental confeccionaram os cadernos com folhas de rascunho e decoraram com recortes, colagens e desenhos. As informações são do PORVIR.ORG.

Leia também: Professora aprende 35 idiomas para ensinar alunos imigrantes

Todos os dias, no início ou no final da aula, a turma escreve no caderno elogios com palavras de afeto para os colegas, para os funcionários da escola e para seus familiares.

“É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola”, afirma Sandra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A professora conta que a prática, também chamada de “correio da amizade”, aumentou a concentração das crianças nas atividades escolares e que outros professores estão começando a trabalhar com o caderno de elogios.

“O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia. O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso”, explica.

Com vinte anos de experiência em sala de aula, Sandra faz esse trabalho há dez. Foi no momento em que ela começou a se colocar no lugar dos alunos. Segundo ela, as crianças estão acostumadas a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e impedidas de conversar com o colega que senta ao lado.

O caderno de elogios substitui as broncas, melhora a relação com os alunos e entre os próprios alunos.

Mudanças que confirmam a importância de relações fundamentadas no afeto para uma formação integral, que vai muito além de boas no boletim. Tão importante quanto, é a formação de pessoas que se valorizam e valorizam o outro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo”, destaca Sandra.

crédito da foto: Rayanna Guesc  

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudantes se unem para ajudar vendedor de pastéis que trabalha há 43 anos em porta de escola em SP

Cícero Bezerra, 60, vende pastéis há 43 anos na frente da mesma escola. Só que nesse ano os estudantes o surpreenderam de uma forma...

Primeira unidade feminina no combate à caça ilegal de animais na África do Sul

Um grupo de 33 mulheres corajosas está inovando e encontrou uma maneira diferente de combater a caça, um dos motivos da extinção de diversas...

Abertura de “Os Simpsons” feita por pessoas reais

Ao longo dos mais de 20 anos de episódios da icônica, bem-humorada, cínica e contestadora série de desenhos "Os Simpsons", já vimos a abertura...

Fotógrafo de Mogi das Cruzes expõe obras no Museu do Louvre

O fotógrafo mogiano Cláudio Gatti, de 45 anos, conseguiu um feito muito importante, capaz de deixar qualquer artista com inveja. Ele teve um espaço...

Homens turcos saem de minissaias em apoio aos direitos das mulheres

Homens turcos saíram de minissaias pelas ruas de Istambul para defender os direitos das mulheres. Eles também protestaram contra o assassinato de uma jovem de...

Instagram