O sistema educacional padrão está tão enraizado em nosso cotidiano que dificilmente prestamos atenção em seus gargalos e limitações. Uma sala de aula comum, muitas vezes, pode representar um grande desafio a alunos com dificuldades de aprendizado, problemas de autoestima e insegurança. Por isso, a Humanimais e a TAC+ (empresa e ONG, respectivamente) criaram o projeto “Entre Patas e Letras”: uma iniciativa que une crianças com dificuldades pedagógicas e cães “terapeutas” em um ambiente especial de incentivo à leitura. O projeto atende, atualmente, crianças de escolas públicas do entorno do espaço pedagógico Ocuili (Itaim – São Paulo) e crianças de famílias de baixa renda.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas, por que cães? (Como se precisasse de um motivo em especial, né? <3)
Pesquisas indicam que a interação com esses animais estimula a liberação de substâncias químicas que diminuem os níveis de cortisol (hormônio do estresse), produzindo um efeito tranquilizador e relaxante. Dessa maneira, as crianças apresentam-se mais abertas ao aprendizado, à comunicação e ao desenvolvimento de habilidades sociais.
Há também os benefícios psicológicos: os cães não possuem capacidade de julgamento, possibilitando que os pequenos leitores em formação sintam-se livres para errar. Essa ausência de qualquer tipo de preconceito fortalece vínculos de confiança e afetivos com os animais.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ainda restam dúvidas sobre a importância do projeto? Ele conta com a iniciativa de pessoas que queiram apadrinhar crianças e viabilizar um aprendizado de qualidade. Para mais informações, curta a página no Facebook ou envie um e-mail para: Andrea Petenucci – [email protected]
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Comments are closed.