Universitários alemães criam café para gerar empatia com pessoas surdas
A melhor forma de você se conectar verdadeiramente com outras pessoas é se colocar no lugar dela, de forma literal, e universitários alemães tem feito isso de forma excepcional com pessoas surdas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Alunos da Universidade de Cologne, na Alemanha, criaram o Café Ohne Worte (Café Sem Palavras, em tradução livre), um projeto de comunicação sem barreiras no qual os clientes foram incentivados a fazer os pedidos em língua de sinais para os garçons e garçonetes, criando um ambiente inclusivo onde esses clientes pudessem se colocar no lugar das pessoas com perda auditiva.
Quer pedir um café? Feche as duas mãos, coloque uma em cima da outra e gire-as para o garçom. É assim que os clientes fazem pedido por no Café Ohne Worte, no qual garçons e garçonetes são surdos.
A iniciativa foi apoiada por estabelecimentos que ofereceram suas instalações para acolher eventos pop-ups. Os estudantes tiveram a ideia de fazer o projeto depois de testemunhar em primeira mão as dificuldades encontradas pelos clientes surdos, ou, em geral, com problemas de audição, tentando fazer um simples pedido no cardápio. Estima-se que em 2025 cerca de 90 milhões de pessoas na Europa terão algum tipo de deficiência auditiva.
Leia Mais
Leia também: Ford cria berço que simula viagem de carro à noite para ninar bebês
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Esse projeto é um dos vencedores do Ford College Community Challenge 2017, um programa da Ford que subsidia programas de liderança de alunos voltados para a construção de comunidades sustentáveis, cujo um dos objetivos é gerar empatia – que já falamos tanto aqui no Razões.
O vídeo abaixo conta um pouco mais da iniciativa:
- Camareira em hotel de SP deixa bilhete de boas-vindas mais afetuoso que você já viu
- Lealdade: Labrador de menino autista não sai de perto dele nem no hospital
- Caixas do Sul (RS) instala ponto de ônibus com teto verde que produz energia solar
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Todas as fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.