Uma loja pop up (espaço comercial temporário) em Londres cativou a atenção do público durante os dois dias em que esteve aberta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Batizada de Rubbish Café, o espaço surgiu com o intuito de conscientizar as pessoas à respeito das embalagens descartáveis, tão comuns em nosso dia a dia.
Criada pela empresa Ecover, a ideia era fazer as pessoas repensarem o valor do seu lixo, fazendo-as refletirem sobre o uso do plástico e dos materiais não-recicláveis a partir de um conceito diferente de cafeteria.
Leia Mais
Durante dois dias, moradores e turistas da capital inglesa puderam literalmente trocar resíduos plásticos por comida. Quem fosse ao bairro Covent Garden, em Londres, onde a cafeteria estava localizada, poderia entregar algumas dezenas de embalagens plásticas por uma refeição grátis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu acho que o problema com plásticos descartáveis é que criamos algo que dura anos e anos no meio ambiente e que não tem mais valor para as pessoas. Nós queremos questionar a cultura de dispositivos de uso único e descarte”, disse Tom Domen, empresário por trás da Rubbish Cafe e líder de inovação global da Ecover.
O cardápio 100% sustentável foi criado pelo chef Tom Hunt, famoso por se envolver em iniciativas envolvendo alimentos naturais e desperdício zero. Já a decoração ambiente ficou à cargo do arista MaxMcMurdo, que utilizada técnicas de upcycling (reutilização de materiais já existentes) para dar vida e personalidade à cafeteria.
Uma vez na cafeteria, os clientes receberam dicas de como reciclar aquilo que consomem e como reduzir sua própria produção de lixo. Para surpresa de muitos, eles descobriram que apenas de 20% a 50% do total de embalagens que levaram ao estabelecimento são de fato recicláveis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Supermercado da Tailândia troca plástico por embalagem feita de folhas de bananeira
Alguns usuários se sentiram desafiados a descobrir porque esses materiais não poderiam ser reciclados e se comprometeram a cobrar uma resposta das empresas.
Fundada em 1979, a Ecover é uma companhia belga de produtos de limpeza naturais. A empresa tem por meta que até 2020, todo o plástico que utilize seja reciclado. Atualmente, as embalagens para sabão líquido produzidas já são feitas de plástico pós-consumo 100% reciclado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mais especificamente, todo o plástico reutilizado pela Ecover em suas embalagens foi retirado dos oceanos. A empresa também estuda adotar o uso de materiais biodegradáveis em sua matriz de produção e implementar um sistema de refil de seus produtos nos principais supermercados da Bélgica.
Após passar por Londres, o Rubbish Café (‘Café Lixo’, se traduzido ao pé da letra) deve rodar outras cidades da Europa e do Reino Unido, incentivando junto ao público uma reflexão à respeito de como lidamos com o lixo descartável e o que podemos fazer para reduzir o uso desses materiais.
Leia também: Adidas já vendeu 6 milhões de tênis feitos com plástico retirado do oceano
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Follow the Colours
Fotos: Divulgação / Rubbish Cafe
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.