Nascido a partir de uma discussão no curso da Uniafro, por meio do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra, a marca Koralle lançou o estojo “PintKor – A Cor da Minha Pele”, em Porto Alegre, capital gaúcha.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O empreendimento surgiu a partir de um grupo de professoras, que debatiam à respeito da igualdade racial e de maneiras corretas de abordar o tema nas escolas, dentro das salas de aula. Para elas, um bom começo seria ‘abolir’ das caixas de lápis de cor e de giz de cera os dois tons “cor de pele padrão” – isto é, rosa claro e bege, e pensar em novos tons, de modo a abranger todo o espectro de cores e tonalidades de pele das crianças Brasil afora.
A partir desta ideia, a marca Koralle, empresa gaúcha especializada em materiais para desenho, restauração e arquitetura entrou como parceira e desenvolveu um estojo que capta as diferentes variações dos tons de pele, desde o bege claro ao marrom escuro.
Leia também: Terapia inovadora devolve a cor da pele para quem tem vitiligo
Leia Mais
Algumas cores, como o branco, o rosa claro e o salmão foram deixadas de lado, de modo a incentivar as crianças a encontrar tons de pele mais realistas por conta própria, misturando mais de um giz de cera para o mesmo desenho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O estojo “PintKor” faz parte de um kit de materiais de cunho pedagógico que será entregue aos participantes do curso de qualificação dos professores do estado do Rio Grande do Sul. O curso aborda uma ampla gama de temas correlacionados ao ensino da cultura, entre eles, o estudo da história africana nas escola da rede pública.
Para a Uniafro, o próximo passo é buscar uma nova parceria que ajude a iniciativa a levar o kit a todas as escolas da rede pública brasileira. Aqueles que se interessaram podem comprar o kit online, por meio do site da Koralle.
Leia também: Elas são gêmeas, possuem tons de pele diferentes e mostram que a natureza é perfeita e diversa
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A campanha “PintKor” lembra em diversos aspectos uma ação semelhante encabeçada pela Faber-Castell em 2018, cuja campanha publicitária da coleção EcoLápis Caras&Cores era composta por seis lápis “cor de pele” diferentes, mas misturáveis entre si.
Para promover a linha de lápis, a Faber-Castell investiu também numa refrescante atualização de “Aquarela”, música utilizada nos comerciais da empresa desde 1983, cuja nova animação contou com personagens negros, orientais e ruivos, além da letra da canção ter sido levemente repaginada.
Assista ao vídeo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A nova linha da PintKor/Koralle é uma atualização de um lançamento anterior da marca, de 2015, que contava com 12 cores que variavam do bege ao marrom-escuro. Intencionalmente as cores branco, rosa e preto não foram colocadas na coleção, com a intenção que as crianças encontrassem tons em opções mais realistas ou as misturem para encontrar mais tons diferentes.
No cenário internacional, a diva pop Rihanna lançou recentemente uma nova coleção de maquiagem para os olhos que aposta na diversidade. Com 40 tons de base, a linha Fenty Beauty atende todas as mulheres, do perfil caucasiano de Kristen Stewart às raízes queniano-mexicanas de Lupita Nyong’o. A base é vendida por $34.00, preço quase similar ao das bases da famosa marca MAC, porém com maiores probabilidades de alcançar tons de pele que as empresas não consideram vendáveis.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: UpdateOrDie
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.