Conforto térmico e economia de energia para famílias de baixa renda, moradoras de casas cobertas por telhas de amianto. A startup carioca Nossa Casa oferece as duas coisas com um forro isolante térmico feito de caixas de leite.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Inspirada no projeto voluntário ‘Brasil Sem Frestas’, que usa o mesmo material para tampar buracos de casas de madeira no Rio Grande do Sul, a Nossa Casa nasceu em um programa de inovação do Grupo Enel, empresa multinacional de energia e uma das líderes mundiais do mercado de energia e gás.
Leia também: Mulher faz casinhas com caixas de leite para alimentar cães de rua
O idealizador da startup, Gustavo Camozzato, adaptou a ideia para proteger famílias inteiras do forte calor emitido pelas telhas de amianto que cobrem suas casas em comunidades de São Gonçalo e Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Leia Mais
“Eu adaptei para um ambiente de calor. Como conheço pessoas que vivem em comunidades. Sei que a telha de amianto é quase como um dragão soprando na cabeça das famílias”, disse Gustavo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A startup instalou os primeiros forros térmicos em dez casas da comunidade Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo. A segunda etapa contemplou 50 moradias da comunidade de Suruí, em Magé. O projeto é baseado no conceito de economia circular: tudo acontece na comunidade.
A seleção das casas que recebem os forros é feita em conjunto com a associação de moradores: moradias com idosos e crianças têm prioridade. Metade das caixas de leite é coletada na própria comunidade; a outra metade é comprada de uma recicladora, pois são necessárias muitas caixas para a montagem das placas dos forros: uma média de 850 caixas por residência. A mão de obra e os fornecedores de materiais (parafusos, alumínio etc.) também são locais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O forro térmico é instalado 20 centímetros abaixo da telha de amianto, formando um bolsão de ar que diminuiu em até 9 °C a temperatura no interior da casa. Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o forro proporciona uma economia na conta de luz, já que eletrodomésticos como a geladeira consomem bastante energia em ambientes quentes.
“A gente acabou de comprovar a redução do consumo de energia da geladeira. Colocamos medidores com uma empresa certificada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Houve uma redução de 11,7% no consumo da geladeira. Nas poucas casas que têm ar-condicionado, também comprovamos uma redução de 3,6% no consumo.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo Gustavo, das famílias que tinham ar-condicionado, 80% parou de usar o aparelho depois que ganhou o forro térmico. “Depois da instalação do forro, nunca mais usaram o ar-condicionado. Esse é o nosso modelo de negócio: proporcionar qualidade de vida, conforto térmico e economia de energia.”
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Reprodução/Nossa Casa
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.