Uma nova e empolgante startup tecnológica promete gerar energia limpa vaporizando pilhas e mais pilhas de lixo, sem desperdício e emissões poluentes, que comprometem a atmosfera terrestre.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A empresa Sierra Energy pretende combater todo o lixo não reciclável que acaba nos aterros sanitários – de detritos de plástico contaminados a pneus de veículos.
A caldeia modificada utiliza uma tecnologia de gaseificação batizada de “FastOx”, que aquece o lixo a 2.200 graus Celsius – duas vezes mais quente que o coração de um vulcão ativo.
Embora pareça que isso exija uma quantidade enorme de energia, o sistema é capaz de gerar tamanho calor apenas injetando oxigênio puro no ‘forno’. O oxigênio então reage imediatamente com o carbono que emana do lixo apodrecido, gerando monóxido de carbono e hidrogênio. O vapor é então bombeado de volta para a caldeira, para manter a temperatura interna.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O combustível feito a partir da tecnologia FastOx é 20 vezes mais limpo que os padrões de combustível da Califórnia, o estado mais rico dos EUA. E todos os gases gerados nesse processo químico são capturados para reutilização – como por exemplo, substituindo os combustíveis fósseis que alimentam os aviões ou para uso como fertilizantes.
No início desta semana, a Sierra Energy anunciou que fechou uma parceria que garantirá um investimento de US$ 33 milhões (R$ 130 milhões) para continuar a desenvolver, aprimorar e comercializar sua tecnologia para estados e municípios dos EUA.
A empresa também visa fazer parcerias com os aterros sanitários, que serão sua fonte de conversão de detritos poluentes em energia limpa e renovável.
Leia também:
- Brasil terá primeira usina que gera energia por meio de esgoto e lixo no Paraná
- China terá a maior usina de geração de energia à base de lixo em 2020
“O mundo está se afogando em lixo que, quando aterrado, se torna um dos principais geradores de metano, um gás de efeito estufa 86 vezes mais prejudicial ao nosso clima do que o dióxido de carbono”, disse Mike Hart, CEO da Sierra Energy.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Nossa tecnologia de gaseificação FastOx pode converter esse lixo de forma eficiente e econômica em eletricidade, hidrogênio, gás natural renovável, diesel, amônia e uma variedade de outros produtos valiosos. Quando você combina nossa tecnologia com a reciclagem e outras estratégias de desvio de resíduos, você tem a solução para o problema mundial de resíduos poluentes, bem como uma fonte valiosa de energia renovável”, concluiu.
Veja o vídeo de como a FastOx funciona:
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/Sierra Energy
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.