Veteranos da FAU USP recebem calouros com “Kit Bixo” para os 5 anos de graduação

Ingressar na faculdade é uma tarefa árdua, mas permanecer até o fim talvez seja ainda mais difícil, especialmente para os estudantes de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por isso, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) adotou uma política de auxílio à permanência dos calouros oferecendo instrumentos básicos de desenho utilizados durante toda a graduação.

A ideia foi pleiteada pelo Grêmio da FAU e seus representantes, que se mobilizaram para comprar os materiais. O resultado foi o Kit Bixo, distribuído para todos os calouros.

Calouros USP FAU recebem 'Kit Bixo' de graça
Foto: Reprodução/Flickr

Todos os anos, professores de várias matérias pedem materiais que os alunos cotistas e de baixa renda não conseguem arcar. Por conta disso, muitos abandonam a faculdade. Sentimos a necessidade de agir e lutar pela permanência desses estudantes“, diz João Generoso, porta-voz do GFAUD.

Calouros USP FAU recebem 'Kit Bixo' de graça
Kit Bixo da FAU. Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Kit bixo

O Kit Bixo 2020 inclui escalímetro, paquímetro, jogo de esquadros, trena de aço, canetas, borracha, lápis, lapiseiras, estilete de metal e régua de aço inox, material básico para os futuros arquitetos e urbanistas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os itens foram escolhidos após uma consulta entre veteranos e professores, saindo ao custo de R$ 290 cada kit, financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Achamos mais justo que todos recebessem o mesmo material [Kit Bixo] para evitar a discrepância que já existe entre os alunos. A USP não consegue comprar o melhor material de todos, então se todo mundo usar a mesma lapiseira, boa e indicada pelos professores, evitamos essa desigualdade dentro da sala”, afirma Isabela Garcia, representante do grêmio estudantil.

“Decidimos que seria algo para todos, para quem pudesse ou não comprar, porque não se trata de uma política assistencialista, mas de permanência estudantil.”

Demais essa recepção para os calouros, né? Alguns dias atrás, contamos a história da Raíssa Nascimento, caloura de Medicina, que também foi recebida pelos veteranos com um kit de materiais de estudo, relembre aqui.

[Nota da Redação]

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Casa Vogue

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

985,321FãsCurtir
1,734,683SeguidoresSeguir
8,550SeguidoresSeguir
11,100InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Neto faz “antes e depois” e homenageia avó em seu aniversário de 99 anos

A homenagem de um neto para sua avó no dia do seu aniversário de 99 anos comoveu as redes sociais nesta quinta-feira (13). Iury Neto,...

Instagram