Camada de ozônio está se recuperando e restaurando circulação de ventos, dizem cientistas

Olha só que notícia boa! Um levantamento feito por cientistas de todo o mundo apontou que a camada de ozônio está se recuperando e se regenerando pouco a pouco, sem parar, desde os anos 2000.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com isso, a circulação de ventos por todo o planeta, em especial no Hemisfério Sul, tem se estabilizado, uma conquista que parece estar associada ao Protocolo de Montreal (1987), um tratado internacional que visa proteger a camada de Ozônio por meio da eliminação da produção e do consumo das substâncias responsáveis por sua destruição.

O acordo celebrado por centenas de países foi uma consequência da Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio, no qual o Brasil é um dos países signatários.

Camada de ozônio está se recuperando e restaurando circulação de ventos, dizem cientistas 3
Foto: Reprodução / Super Interessante

A adoção das medidas determinadas pelo Protocolo como política pública, possibilitou atingir resultados positivos da agenda no país e no mundo, com a soma dos esforços das nações signatárias do tratado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com isso, reduzimos o consumo de clorofluorocarbonetos (CFCs) e os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e controlamos com mais rigidez os hidrofluorcarbonos (HFCs), potencialmente nocivos ao meio ambiente.

Pouco mais de uma década após a assinatura do Protocolo de Montreal, nos anos 2000,   a comunidade científica registrou uma queda significativa nas concentrações desses materiais na atmosfera.

E mais: houve o início da recuperação da camada de ozônio em escala global e da redução do colossal “buraco” que existia nela sobre a Antártida, no Polo Sul.

Duas décadas depois, um novo levantamento apresentado mostrou que o impacto na circulação dos ventos registrado em decorrência das alterações na atmosfera provocadas pelo uso de substâncias envolvidas na rarefação da camada de ozônio começou a se normalizar.

Em outras palavras, os cientistas notaram uma pausa na migração de correntes de ar em direção aos polos terrestres e uma reversão em algumas das anomalias nos padrões de ventos que vinham sedo registradas até então.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Camada de ozônio está se recuperando e restaurando circulação de ventos, dizem cientistas

Um bom exemplo para notarmos a importância desse resultado são as correntes de jato.

Conforme explica o portal TecMundo, elas circulam a grandes altitudes e velocidade entre a troposfera e a estratosfera e fluem em direção aos polos. “Pois, por conta da rarefação da camada de ozônio, essas correntes haviam começado a circular mais ao sul do que o normal no nosso hemisfério, afetando, com isso, os padrões de chuva – e possivelmente até os de correntes oceânicas, interferindo, por sua vez, no clima”.

Com o avanço do Protocolo de Montreal, o deslocamento das correntes de jato parou – e inclusive sofreu reversão em alguns pontos –, mostrando que o esforço conjunto e o compromisso global de parar com a fabricação e emissão de substâncias prejudiciais para a camada de ozônio rendeu excelentes frutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Camada de ozônio está se recuperando e restaurando circulação de ventos, dizem cientistas

Ainda que o resultado do levantamento seja motivo de celebração, é importante frisar que as emissões de gases de efeito estufa continuam sendo um sério problema.

Nos últimos anos, inclusive, foi detectado um aumento na emissão de outros materiais associados com a rarefação da camada de ozônio, especialmente na China, algo que pode sabotar as conquistas colhidas até aqui. Daí a importância de continuarmos pressionando as autoridades em busca de políticas que favoreçam o meio ambiente e o nosso planeta.

Fonte: ZME Science
Fotos: CIRES / Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dispense a impressão de sua conta telefônica, e com isso ajude uma instituição de caridade

A empresa de telecomunicação Vivo, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, lançou em Maio deste ano um projeto  inédito no setor que transforma a...

Uber leva cães que estão à espera de adoção até a casa de pessoas interessadas

No último dia 4, dia de São Francisco de Assis, foi celebrado também o “Dia Nacional de Adotar um Animal”. E, para debater a...

Depois de ler, não jogue fora! Plante este jornal japonês que ele irá florescer

Isso é possível porque o papel do jornal possui sementes de plantas.

A carta emocionante de uma aluna com membro amputado para o seu melhor professor de Educação Física

A carta de uma aluna para o seu "melhor professor de Educação Física", como ela mesma diz, é capaz de emocionar todo professor que...

Produtores se articularam para criarem o Caminho do Queijo Artesanal Paulista

Para valorizar a produção queijeira de São Paulo e mostrar aos próprios paulistas - e para o mundo - que queijo artesanal bom não...

Instagram

Camada de ozônio está se recuperando e restaurando circulação de ventos, dizem cientistas 5