Câmara de Florianópolis aprova projeto de lei que proíbe uso de agrotóxicos

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Florianópolis (SC) aprovou um projeto de lei que proíbe a produção, comercialização e uso de quaisquer tipos de agrotóxicos na cidade. Para entrar em vigor, a lei deve ser sancionada pelo prefeito Gean Loureiro, que terá 30 dias para tomar uma decisão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se ratificada, a lei definirá como Zona Livre de Agrotóxico “a produção agrícola, pecuária, extrativista e as práticas de manejo dos recursos naturais em Florianópolis”, tanto na Ilha quanto na região continental.

A nova legislação foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, entre os 17 vereadores presentes na sessão desta terça. Uma semana antes, o projeto foi submetido à primeira votação na Casa e também passou de modo unânime.

Câmara Florianópolis aprova lei proíbe uso agrotóxicos
Foto: Diórgenes Pandini/Diário Catarinense

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fim do uso de agrotóxicos na cidade

O vereador Marquito (PSOL), autor do PL, afirmou pouco depois da aprovação que a intenção ‘é fomentar o desenvolvimento dos setores econômicos voltados para a produção e a comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional’.

Para ele, o fato de Florianópolis não contar com um setor de produção agrícola economicamente tão representativo facilitou o trâmite e aprovação do projeto “sem que houvesse uma oposição de setores ligados à atividade”.

Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, a capital catarinense contava com 208 estabelecimentos rurais em 2017, dos quais apenas 4 declaravam usar agrotóxicos em suas lavouras.

Câmara Florianópolis aprova lei proíbe uso agrotóxicos
Foto: Felipe Carneiro/Diário Catarinense

Principais pontos do projeto

  • Institui e define como Zona Livre de Agrotóxicos a produção agrícola, pecuária, extrativista e as práticas de manejo dos recursos naturais de Florianópolis.
  • Veda a produção, a comercialização e o uso de quaisquer agrotóxicos, sob qualquer tipo de mecanismo ou técnica de aplicação, considerando o grau de risco toxicológico dos produtos utilizados.
  • Quem descumprir a lei será penalizado, inicialmente, com advertência. Depois, será aplicada multa.
  • Caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano a fiscalização e a aplicação das penalidades e multas previstas na lei.
  • A definição sobre o valor da multa ficará a cargo do Poder Executivo na regulamentação da lei.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: NSC Total/Foto de capa: Filipe Castilhos/Sul21

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Câmara de Florianópolis aprova projeto de lei que proíbe uso de agrotóxicos 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,541SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pedido de casamento durante o Lollapalooza 2013!

Pedidos de casamento são sempre únicos e especiais. Mas quando pensamos nos pedidos, são sempre coisas tranquilas, serenas e calmas. Mas não nesse caso,...

Biblioteca comunitária leva lazer e cultura para moradores de Paraisópolis há 10 anos

A biblioteca é fortemente reconhecida na comunidade, pois ela serve de refúgio para suas crianças e jovens.

Crianças ajudam a salvar homem em princípio de incêndio e ele retribui com bolo: “Meus Heróis”

Essas crianças deram uma de super-herói da vida real. Em Itabuna-BA, eles avistaram um princípio de incêndio na casa do vizinho e chamaram adultos...

Menina cai em prantos quando descobriu que irmãozinho vai crescer

A menina Sandie tem 5 anos de idade e acaba de ter uma dessas tristes revelações da vida: seu irmãozinho, um dia, deixará de...

Universitária conclui graduação e recebe o diploma junto com cão de apoio

A fidelidade de um cão não tem fim. Hero, o cão de apoio da cadeirante Bridget, é mais do que um bichinho de estimação:...

Instagram

Câmara de Florianópolis aprova projeto de lei que proíbe uso de agrotóxicos 2