Câmara de Florianópolis aprova projeto de lei que proíbe uso de agrotóxicos

Nesta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Florianópolis (SC) aprovou um projeto de lei que proíbe a produção, comercialização e uso de quaisquer tipos de agrotóxicos na cidade. Para entrar em vigor, a lei deve ser sancionada pelo prefeito Gean Loureiro, que terá 30 dias para tomar uma decisão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se ratificada, a lei definirá como Zona Livre de Agrotóxico “a produção agrícola, pecuária, extrativista e as práticas de manejo dos recursos naturais em Florianópolis”, tanto na Ilha quanto na região continental.

A nova legislação foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, entre os 17 vereadores presentes na sessão desta terça. Uma semana antes, o projeto foi submetido à primeira votação na Casa e também passou de modo unânime.

Câmara Florianópolis aprova lei proíbe uso agrotóxicos
Foto: Diórgenes Pandini/Diário Catarinense

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fim do uso de agrotóxicos na cidade

O vereador Marquito (PSOL), autor do PL, afirmou pouco depois da aprovação que a intenção ‘é fomentar o desenvolvimento dos setores econômicos voltados para a produção e a comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional’.

Para ele, o fato de Florianópolis não contar com um setor de produção agrícola economicamente tão representativo facilitou o trâmite e aprovação do projeto “sem que houvesse uma oposição de setores ligados à atividade”.

Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, a capital catarinense contava com 208 estabelecimentos rurais em 2017, dos quais apenas 4 declaravam usar agrotóxicos em suas lavouras.

Câmara Florianópolis aprova lei proíbe uso agrotóxicos
Foto: Felipe Carneiro/Diário Catarinense

Principais pontos do projeto

  • Institui e define como Zona Livre de Agrotóxicos a produção agrícola, pecuária, extrativista e as práticas de manejo dos recursos naturais de Florianópolis.
  • Veda a produção, a comercialização e o uso de quaisquer agrotóxicos, sob qualquer tipo de mecanismo ou técnica de aplicação, considerando o grau de risco toxicológico dos produtos utilizados.
  • Quem descumprir a lei será penalizado, inicialmente, com advertência. Depois, será aplicada multa.
  • Caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano a fiscalização e a aplicação das penalidades e multas previstas na lei.
  • A definição sobre o valor da multa ficará a cargo do Poder Executivo na regulamentação da lei.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: NSC Total/Foto de capa: Filipe Castilhos/Sul21

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,851,931SeguidoresSeguir
25,005SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dispense a impressão de sua conta telefônica, e com isso ajude uma instituição de caridade

A empresa de telecomunicação Vivo, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, lançou em Maio deste ano um projeto  inédito no setor que transforma a...

Festival Música em Casa conta com mais de 40 artistas que se apresentam de casa

Bora aproveitar a quarentena escutando música para todos os gostos e estilos? Até o dia 29 de março, rola o Festival Música em Casa: no...

Fotógrafo captura foto de abelhas abraçadas, dormindo juntas em uma flor

O fotógrafo Joe Nelly e sua esposa Niccole foram colher flores de papoula em um campo florido para enfeitarem um ensaio fotográfico que fariam...

Maior festival colaborativo de criatividade do mundo abre seleção para anfitriões e voluntários

Estão abertas as inscrições para inspiradores, anfitriões e voluntários da 5ª edição do World Creativity Day, que acontecerá nos dias 21 e 22 de...

Casal que viveu amor proibido faz ensaio para celebrar 60 anos de casados

Namorar pessoas com cores de pele diferentes da sua nos anos 50 era visto com maus olhos pela sociedade. Não que muita coisa tenha...

Instagram

Câmara de Florianópolis aprova projeto de lei que proíbe uso de agrotóxicos 3