Campanha de estímulo à leitura para as crianças chega aos consultórios médicos

Foi lançada nessa terça-feira (13/10), durante o 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, a campanha “Receite um Livro”, uma ação inédita entre a Fundação Itaú Social, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal que convida os pediatras a orientarem as famílias a ler um livro em voz alta diariamente para os pequenos, principalmente na primeira infância – período que vai da gestação aos seis anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O avanço da ciência na comprovação dos benefícios da literatura na infância faz com que mais profissionais se empenhem em valorizar a atividade, orientando as famílias para a tão conhecida ‘leitura antes de dormir’, que contribui, efetivamente, para um melhor desenvolvimento das potencialidades intelectuais e cognitivas das crianças, além de ser um momento de carinho e intimidade”, diz Cláudia Sintoni, coordenadora da área de Mobilização Social da Fundação Itaú Social.

Com abrangência nacional, a campanha durará um ano e vai impactar aproximadamente 22 mil médicos pediatras. Através de publicações específicas e newsletters bimestrais, os profissionais atuarão como encorajadores do hábito de ler em faília, seguindo uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da American Academy of Pediatrics.

“Estudos demonstram que existe um gap de 30 milhões de palavras aprendidas entre crianças de até três anos que vivem em situação de vulnerabilidade. Uma maneira cientificamente comprovada de estimular a aquisição de vocabulário nesse período de vida é ler paraa criança, o que contribuirá para que ela chegue à pré-escola mais bem preparada, com mais chances de sucesso nos demais anos de estudo e, consequentemente, com mais oportunidades na vida adulta. Portanto, a campanha, além de estimular a leitura, contribuipara aumentar a paridade de oportunidades entre crianças das diferentes classes sociais”, explica Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

As orientações que serão dadas as famílias estão na publivação “Receite um Livro: fortalecendo o desenvolvimento e o vínculo”. O livro e os outros materiais da campanha estão disponíveis no site da SBP e da fundações Itaú Social e Maria Cecília Souto Vidigal. Além disso, os médicos filiados e adimplentes com a instituição médica receberão um kit especial com material da campanha “Receite um livro” e com livros da campanha “Leia para uma Criança”, promovida pela Fundação Itaú Social.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,977,926SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça as casas feitas de lixo desta comunidade

The Atlantic e os cineastas Flora Lichtman e Katherine Wells contam a história do Earthships, uma comunidade de casas não-convencionais em Taos, Novo México. Os...

Mãe doa parte do intestino para salvar vida da filha em cirurgia inédita no Brasil

Procedimento inédito no Brasil foi realizado com sucesso por médicos do Hospital Sírio-Libanês.

Startup italiana cria casa sustentável impressa em 3D feita com argila

A casa sustentável está sendo construída com materiais 100% reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.

Menino de 9 anos constrói um fliperama inteiro feito de papelão

Caine Monroy tem 9 anos e contruiu um fliperama inteiro feito de papelão dentro da loja de peças automotivas do seu pai. Sonhador, o menino...

Vídeo de casal comemorando o primeiro Dia dos Pais viraliza na internet e segue comovendo os internautas

O vídeo dos pais Celso Cruz e Ademir Jamarini comemorando o primeiro dia dos pais com o seu filho viralizou na internet, comovendo milhares...

Instagram