Ícone do site Razões para Acreditar

Campina Grande, na Paraíba, trabalha para ter duas árvores por habitante

Campina Grande, na Paraíba, trabalha para ter duas árvores por habitante 1

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, tem hoje 100 mil árvores plantadas para uma população de 400 mil habitantes. Considerado um número baixo, a cidade traçou um plano para ter duas árvores por morador.

Serão feitas uma série de ações para atingir essa meta, como o plantio de novas mudas e a conscientização da população. O projeto “Adote Uma Árvore”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está na linha de frente dessa empreitada.

O projeto foi criado em 2007 e desde então realiza mutirões de plantio, distribuindo mudas de espécies nativas, capacita educadores e conscientiza moradores e estudantes. Nesses nove anos, já foram distribuídas mais de cem mil mudas.

As secretarias municipais também desenvolvem outras ações de arborização urbana. Os programas “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico” somam esforços para controlar a quantidade de árvores plantadas e a situação de cada uma delas, além de distribuir gratuitamente mudas novas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Prefeitura usa os dados de todos esses programas para realizar um censo oficial sobre a situação da arborização da cidade. Dessa forma, ela consegue controlar melhor o cumprimento de normas de respeito ambiental em construções novas e saber o local adequado para o plantio das mudas. As ações se estendem às escolas, onde as crianças aprendem a importância de planar e cuidar adequadamente de cada árvore nova.

Leia também: Nova York planta 1 milhão de árvores dois anos antes do tempo previsto 

Foto de capa: Prefeitura de Campina Grande

via [CICLO VIVO]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sair da versão mobile