Ícone do site Razões para Acreditar

Canais de Veneza voltam a ter água cristalina após conter turismo de massa

Canais de Veneza voltam a ter água cristalina após conter turismo de massa 1

Com mais de 30 mil casos confirmados até agora, a Itália é o segundo país mais atingido pelo coronavírus (Covid-19) em todo o mundo.

Um efeito disso é a drástica – quase total – redução do número de turistas que circulam pelas suas principais cidades e destinos turísticos.

O efeito secundário é a diminuição significativa dos crônicos problemas ambientais que esses locais enfrentam. É o caso da milenar cidade de Veneza.

Sem visitações por conta do decreto de quarentena estabelecido pelo governo italiano, os canais do centro histórico voltaram a ter uma água cristalina, como não se via há muito tempo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dois meses atrás, os canais eram abarrotados de navios e gôndolas. Sua água era turva.

Agora, é possível até ver peixes nos canais.

Algumas fotos compartilhadas nas redes sociais mostram a diferença entre a água que o mundo conhecia e a realidade que os venezianos podem ver hoje – canais com águas cristalinas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O fim provisório da livre circulação de pessoas também reduziu drasticamente o nível de poluição do ar na Itália.

Imagens obtidas pela sonda Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA), apontam para uma diminuição significativa da concentração de um dos principais marcadores de poluição, o dióxido de nitrogênio (NO2).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisas brasileiras

O Brasil corre contra o tempo para controlar a pandemia. Duas pesquisadoras da USP fizeram o sequenciamento do genoma do primeiro caso da doença registrado no país em apenas 48h.

Também na USP, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de uma vacina para o Covid-19.

Já na Universidade Federal da Bahia, cientistas reduziram o diagnóstico do coronavírus de 48h para 3h. Ainda na Bahia, estudantes do curso de Farmácia da Unef estão produzindo álcool gel para distribuir gratuitamente.

O que eu posso fazer?

Além de se proteger, listamos 14 atitudes gentis (e simples!) para você ajudar pessoas de grupos de risco do coronavírus, clique aqui.

Também reunimos diversos serviços gratuitos para você aproveitar durante a pandemia, clique aqui.

Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.

Fonte: Ciclo Vivo/Fotos: Redes Sociais

Sair da versão mobile