Cada vez mais a tecnologia se aproxima da educação e todos só tem a ganhar, pois são inúmeras as possibilidades. Um exemplo disso são os canais de Youtube que vêm sendo criados, oferecendo através de vídeos um método mais dinâmico e atualizado de estudar conteúdos densos, como a filosofia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Alunos da Escola Estadual João XXIII, na cidade de Ipatinga, interior de Minas Gerais, criaram com a orientação do professor Uanderson de Jesus Menezes, um canal no Youtube para discutir filosofia com o objetivo de tratar sobre temas muitas vezes deixados de lado, de forma mais atual e muito mais interativa.
Existe uma larga discussão que permeia o ensino da Filosofia no Ensino Médio no país. Dentre os benefícios em aprender esta matéria, está o exercício consciente da cidadania, a construção do senso crítico e facilitar o processo de aprendizagem como um todo, já que é uma matéria que nos permite refletir sobre nosso papel no mundo e a construir uma linha de raciocínio.
“Imagine conhecer um pouco mais sobre a filosofia grega assistindo ao programa “Domingão do Platão”, torcer para um dos competidores dos “Pensadores Vorazes”, entrar em uma história em quadrinhos no episódio de “O mundo sem filosofia”, entender um pouco mais sobre Freud e se aventurar com “Alice no país da loucura” , refletir sobre moral e ética através do episódio de “Em Família”, acompanhar as entrevistas de políticos da cidade e de pessoas comuns falando sobre diversos temas no “Jornal Filosofia da Política” ou atualizar a alegoria da caverna de Platão assistindo ao curta-metragem “A mente do acorrentado”. Tudo isso, e muito mais, é possível no Projeto TV Filosofia”, disse o professor Uanderson para o site Porvir.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A tecnologia ainda representa um desafio à educação, já que ainda estamos observando a melhor maneira de incorporá-la ao ensino. Vivemos em uma época onde os jovens estão sempre conectados, então a solução é propor uma integração entre ela e o ensino tradicional, e este é um ótimo exemplo de como podemos ser bem sucedidos nisto.
O objetivo com a atividade proposta pelo professor era fazer com que esses jovens construíssem seu próprio conhecimento, tirando os temas dos livros, trazendo-os para sua própria realidade. Envolvendo as famílias e a própria comunidade escolar, o material produzido poderá ser utilizado por outras escolas e alunos, futuramente.
Muito mais do que aprender filosofia, os alunos que fizeram parte desta proposta, puderam problematizar e refletir sobre algumas questões que serão de extrema importância para sua própria formação. Uma maneira inteligente e criativa de aproximar a filosofia do dia a dia dos jovens, tendo na tecnologia sua grande aliada.
Assista abaixo um dos vídeos e veja como este projeto é maravilhoso:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com informações de Porvir
Foto: reprodução Youtube / TV Filosofia
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.